10 Alimentos para fortalecer os dentes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
alimentos benéficos para os dentes

Uma dieta rica em nutrientes além de ajudar a manter os dentes fortes e saudáveis, diminui a quantidade de bactérias na boca e mantém a saúde bucal sempre em dia. Conheça 10 alimentos para fortalecer os dentes.

Laticínios

O leite é fonte de cálcio, fósforo, ácido láctico, proteínas e vitaminas indispensáveis para que ossos e dentes cresçam fortes e saudáveis. Além disso, o consumo durante a vida de produtos lácteos, tais como queijo e iogurte, ajuda na proteção contra certas substâncias que apresentam com maior acidez, no desenvolvimento e na intensificação da sua mineralização, protegendo o esmalte do desgaste.

Peixes

Os peixes, além de serem boas fontes de cálcio, também são ricos em
vitamina D que atua diretamente na absorção de cálcio nos dentes, deixando-os
ainda mais fortes.

O salmão, rico em Ômega 3, componente importante para a saliva, é um
alimento essencial para a saúde bucal, assim como a sardinha, peixe de valor
mais acessível, tão rico nessa substância quanto o salmão.

Água

Beber água pode prevenir problemas bucais, além de ser uma das
principais aliadas de nossa saúde como um todo.

A água mantém a higiene dental, auxilia na eliminação de restos de
alimentos e na manutenção dos níveis de minerais. Ela estimula a salivação, mantém
a boca sempre hidratada, combate a presença de bactérias e até do mau
hálito. 

Goma de mascar sem açúcar

O chiclete, mesmo não sendo um “alimento, propriamente dito, ele é importante pois estimula a mastigação, aumentando o fluxo da saliva na boca, removendo partículas de alimento e neutralizando os ácidos, podendo ajudar a limpar os dentes e até a prevenir a formação de cáries.

Brócolis

Brócolis contém ferro e cálcio, que juntos formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes. O cálcio ainda é responsável pela formação e manutenção óssea dos dentes.

Chá verde

Por ser um alimento de baixo pH, o chá verde diminui as substâncias ácidas da boca, com isso, evitando o desgaste do esmalte dos dentes, pois colabora com o aumento de produção da saliva, que ajuda na limpeza dos dentes e no equilíbrio do pH bucal

Além disso, seu consumo ajuda na prevenção e combate ao mau hálito e prevenção da periodontite pois contém flúor, mineral que previne o aparecimento de cáries.

Maça

A maçã além de ser rica em vitaminas e nutrientes, ajuda a manter os dentes limpos, a mastigação da fruta “massageia” a gengiva, aumenta o fluxo de saliva, evita a formação da placa e ajuda no combate as cáries.

Castanha-do-Pará

A castanha do Pará possui grande quantidade de nutrientes essenciais para o organismo e os óleos contidos em sua composição ajudam a formar uma película protetora sobre os dentes impedindo a fixação de bactérias.

Gengibre

O gengibre possui propriedades denominadas anti-inflamatórias, é também
um dos alimentos que ajuda no combate ao mau hálito, assim como é responsável
por equilibrar o funcionamento do aparelho digestivo.

Suas propriedades também auxiliam no combate a gengivite e outras inflamações bucais.

Tomate

Rico em vitamina C, o tomate é uma fruta que ajuda a reduzir a presença de bactérias, aumentando a proteção dos dentes e da saúde bucal de modo geral.

Portanto, para manter seu sorriso sempre saudável, recomendamos que o consumo desses alimentos sejam incluídos no seu dia a dia, comece e surpreenda-se com os resultados!

VEJA TAMBÉM

setembro amarelo

Setembro Amarelo: por que falar sobre esse tema pode salvar vidas?

O Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população brasileira a respeito do apoio a pessoas que sofrem de transtornos emocionais, é um assunto de extrema importância e é por isso que, com ajuda da psicóloga Rafaela Gonçalves, falaremos e esclareceremos sobre o tema.