Como Aliviar Dor de Dente Causada Pelo Aparelho Fixo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
dor de dente causada pelo aparelho fixo: como aliviar

Fazer um tratamento dental com aparelho fixo pode gerar vários graus diferentes de desconforto. A dor depende da adaptação do corpo de cada paciente, do problema que será corrigido e do método a ser utilizado. Apesar de ser comum com o uso do aparelho, a dor pode ser aliviada com alguns cuidados simples.

Confira a seguir porque isso acontece e como aliviar a dor de dente e diminuir o desconforto durante o tratamento para a correção do seu sorriso.

Por Que o Aparelho Fixo Causa Dor?

O aparelho ortodôntico fixo realiza uma pressão na arcada dentária para corrigir a posição dos dentes. A pressão faz com que o fluxo de sangue na boca seja alterado, o que resulta nas dores e no desconforto.

Além disso, as peças metálicas usadas no aparelho fixo, como os bráquetes (as peças metálicas em cada dente) e o fio metálico que liga cada um deles, podem ter atrito contra o tecido interior da boca. Com isso, podem surgir pequenas feridas e inflamações, que também acabam se tornando um ponto de desconforto para o paciente.

Os pacientes que usam aparelho fixo devem realizar manutenções mensais, onde o ortodontista vai aumentar a pressão e a força de impacto do aparelho nos dentes para que eles se movimentem até chegarem à posição correta desejada. Após as consultas de manutenção, é normal que o paciente sinta dores por até cinco dias, devido ao aumento da pressão do aparelho.

4 Formas de Aliviar a Dor de Dente Causada Pelo Aparelho Fixo

Alguns cuidados podem ajudar a aliviar a dor de dente após o início do tratamento com o aparelho fixo ou nos dias depois de cada manutenção mensal. Confira:

  • Use pomadas anestésicas:

Peça ao seu dentista a recomendação de uma pomada com ação anestésica própria para a região da boca e massageie as áreas doloridas com a pomada ao sentir dor.

  • Prefira alimentos macios:

Evite durante alguns dias alimentos muito duros ou crocantes, que forçam a gengiva e o maxilar para a mastigação. Dê preferencia por alimentos líquidos ou pastosos e em temperatura gelada, que podem aliviar possíveis inchaços nas gengivas.

  • Utilize a cera ortodôntica:

Se a dor for causada pelas feridas que as peças de metal provocam no interior da boca, peça ao seu dentista pela cera ortodôntica, que pode ser fornecida nos consultórios ou comprada em farmácias. A cera deve ser aplicada nas peças de metal, e vai impedir o atrito com a pele.

  • Invista em escovas de dente macias e faça bochechos com bicarbonato:

Uma escovação mais suave ajuda a evitar mais dor nas regiões mais sensíveis da gengiva. Já o bicarbonato de sódio pode ser misturado em água para bochechos, pois tem ação curativa contra as feridas causadas pelo aparelho.

Aparelho Invisível Alinhador: o Jeito Mais Confortável de Ter Um Novo Sorriso

Quem deseja evitar a dor e o desconforto causados pelo aparelho fixo, mas ainda sim quer ter um sorriso mais bonito e harmônico pode procurar por alinhadores invisíveis. Essa opção de tratamento ortodôntico utiliza placas transparentes removíveis para alinhar o sorriso, sem peças metálicas que causam incômodo.

O tratamento com alinhadores causa praticamente nenhum desconforto para o paciente, que deve usar as placas durante 22 horas por dia, mas deve removê-las na hora das refeições e da higienização bucal. Isso torna a alimentação e a limpeza muito mais práticas, sem alterações na rotina do paciente e sem nenhuma dor ao comer.

Além disso, os alinhadores invisíveis atuam em até 12 meses, um tempo de ação muito mais rápido do que o de aparelhos fixos comuns. Outra vantagem, é que não há manutenções mensais como nos aparelhos convencionais, apenas algumas consultas regulares para acompanhamento pelo profissional ortodontista.

VEJA TAMBÉM

sorriso saudável, benefícios do cacau para a saúde

Benefícios do cacau para os dentes

Quão, no mínimo, curioso é associar cacau a dentes saudáveis? Uma das sementes mais utilizadas do Brasil, traz diversos ganhos à saúde. Vem conferir!

protocolo de segurança, doutores Smilink

Protocolo de segurança Smilink

Os centros Smilink reabriram, com protocolo de segurança redobrado para proteger nossos colaboradores e pacientes, Veja as medidas adotadas