Pessoas mais próximas do dia a dia e história do mundo odontológico sabem: essa é uma profissão que, lá atrás, era predominantemente ocupada por homens – como a maioria delas no passado.
Pouco a pouco e com todas as lutas feministas, a mulher também chegou à odontologia e ortodontia após conquistar o direito de estudar e trabalhar fora.
Não é à toa que, atualmente, segundo estudos, o sexo feminino tem apresentado volume crescente na profissão e constitui a maioria nas salas de aula que formam dentistas.
Acompanhando esse fluxo de crescimento, a Smilink aposta em seu time de mulheres, criando uma base forte e unida para liderar os quase 25 centros Smilink espalhados por todo o Brasil.
A Equipe Smilink
Hoje, 75% do número de funcionários da Smilink são mulheres, que também estão à frente de cargos de liderança de áreas como supply chain, planejamento ortodôntico, marketing e customer experience.
Uma delas é a Aline Goulart, gerente de Supply Chain na Smilink. Para ela, o que mais chamou atenção na vaga foi o dinamismo e a “não monotonia” que o cargo exige.
Sua jornada de trabalho na Smilink ocorreu rapidamente com mudanças já muito importantes e impactantes positivamente para a empresa.
“Entrei aqui em fevereiro deste ano, com a missão de garantir que o fluxo físico e de informações estejam alinhados para que a jornada dos nossos pacientes aconteça no momento correto. Além disso, tenho o incrível desafio de garantir negociações com nossos fornecedores para que entreguemos cada vez mais produtos de qualidade com o menor preço.”
Aline Goulart – Gerente de Supply Chain
A alma de mulheres no negócio
Mais do que alinhar sorrisos, a equipe Smilink se preocupa com o bem-estar, conforto e qualidade de vida de cada paciente. Durante o tratamento, canais para dúvidas problemas estão sempre abertos e o cuidado dos ortodontistas responsáveis por cada caso é constantemente reforçado. E muito disso se deve à presença das mulheres na equipe.
Para Luana Ribeiro, gerente de Customer Experience, o cargo faz todo sentido e a realiza pessoalmente, uma vez que uma de suas responsabilidades é garantir a felicidade a cada paciente.
“Na Smilink, o atendimento humanizado é essencial tendo em vista que trabalhamos com um tratamento que impacta diretamente na autoestima, emoção e sonhos realizados”.
Luana Ribeiro – Gerente de Customer Experience
Graduada e pós-graduada em Comunicação e Marketing, Luana dá a dica a profissionais que pretendem ocupar esse cargo em outras empresas. “O profissional desta área precisa ter na sua essência o desejo de bem servir e a empatia aflorada. Lidar com expectativas não é algo fácil e pode consumir muito principalmente o lado emocional de quem se dedica a isso. Então, quando grande parte deste empenho vem de coração, os resultados acontecem de forma natural.”
A mulher no mercado de trabalho
Manter mulheres como sexo predominante na Smilink exibe, realmente, a alma da empresa. Nós acreditamos na liderança feminina e no papel importante que cada mulher constitui em sua área.
Seja como ortodontista, gerente de administração, supply, customer experience ou qualquer outra função, imprimir essas mulheres no raio-x da Smilink tem trazido, ao longo dos anos, desenvolvimento e expertise. E, se é uma fórmula que tem dado certo, pra que alterá-la?
A Smilink deseja construir uma jornada que cria oportunidades para o crescimento de seus colaboradores e os ajuda a construir suas histórias profissionais.
É claro que homens não são descartados de tudo isso, de forma alguma. O que acontece, entretanto, é que, hoje, assumidamente, a Smilink é uma empresa formada por mulheres em sua grande maioria – como dito ali em cima, elas ocupam, atualmente, 75% das funções.
Se você é uma boa profissional, seu lugar é aqui! Acesse a aba “Trabalhe Conosco”, do site, e saiba mais.