Quais alimentos podem manchar os dentes?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Escovas de dentes de bambu smilink junto a capsulas de café.

O sorriso branco é uma tendência cada vez mais buscada pelo público jovem e também por adultos de diferentes idades. Mas você sabia que alguns alimentos podem causar manchas nos dentes, deixa-los amarelados ou escurecidos?

Se você já realizou um procedimento estético e busca manter o tom conquistado no consultório, ou apenas quer evitar a perda da cor natural dos dentes, fique atento aos alimentos da sua rotina.

Alimentos que podem alterar a cor dos dentes

Café

O café é uma das bebidas mais famosas por deixar os dentes amarelos. A ação do café acontece se a bebida é ingerida com frequência por muitos meses ou anos.

Refrigerantes

Refrigerantes, principalmente os tipos a base de cola, são bebidas muito ácidas, que favorecem a perda de minerais no esmalte dentário, diminuindo a proteção natural da boca contra manchas.

Suco de uva e vinho tinto

Sucos de uva e vinho tinto são bebidas ácidas e ao mesmo tempo altamente pigmentadas, que se consumidas com regularidade podem causar os mesmos problemas que o café e os refrigerantes.

Frutas ácidas (limão, laranja, abacaxi, tangerina)

A acidez deve ser um ponto de atenção não somente nas bebidas, mas em alimentos naturais como as frutas cítricas. Essas comidas, por conta do teor ácido também danificam a proteção natural da estrutura dentária.

Chá preto

O chá causa o mesmo efeito do café e do vinho tinto. Em todas essas bebidas, há uma substância chamada taninos, que causam as manchas. Para diminuir a ação desse fator químico, a dica é consumir o chá ou o café com leite, que quebra a ação dos taninos.

Frutas em tom vermelho ou roxo escuro (amora, mirtilo, framboesa, açaí)

Primeiramente, a pigmentação forte dessas frutas já causa manchas aos dentes. Mas, além disso, a frutose presente nesses alimentos também danifica a saúde bucal, abrindo caminho para a entrada de bactérias na arcada dentária.

Outros produtos como ketchup, a beterraba, o molho de soja (shoyu) o tempero curry também devem ser consumidos em baixas quantidades pelos mesmos motivos de alta pigmentação.

Por Que Esses Alimentos Danificam o Sorriso?

Quando o ambiente bucal se torna mais ácido, a dentição passa a absorver o pigmento dos alimentos, pois esmalte dental é enfraquecido.

Dessa forma, ao incluir na rotina comidas ou bebidas com muita acidez e, ao mesmo tempo, alimentos muito pigmentados, essa combinação irá resultar em manchas e no tom amarelado do sorriso.

Outros Fatores Que Causam Manchas nos Dentes

Alguns fatores além da alimentação também podem influenciar nessa questão: Um deles é o fator genético, pois algumas pessoas já possuem tendências a ter dentes naturalmente menos brancos.

Também é possível que algumas doenças influenciem nesse processo, como a dentinogênese ou amelogênese imperfeita, que provocam problemas no esmalte e na dentina. Distúrbios na tireoide também podem ser a causa.

Além disso, alguns tipos de antibióticos ou controladores de hipertensão também podem acelerar o processo de escurecimento. Fumantes também apresentam maior propensão a ter dentes manchados.

Como Manter o Sorriso Branco por Mais Tempo?

Além da redução no consumo dos alimentos que causam manchas ou escurecimento dos dentes, outros cuidados podem ser tomados para preservar a estética. Primeiramente, mantenha em dia as visitas ao seu dentista, e realize os procedimentos indicados pelo profissional para limpeza.

Utilize somente os produtos (como pasta, escova e antissépticos bucais) que forem indicados pelo profissional, pois a eficácia de cada tipo ou marca varia de acordo com cada paciente. Se optar por um clareamento dental, como o clareamento da linha Smilink, fique tranquilo pois o processo é supervisionado por um de nossos dentistas especializados.

VEJA TAMBÉM