Dentista responde: usar alinhador invisível dói?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
alinhador invisível sob suporte de acrílico

Quando pensamos em tratamentos ortodônticos, a nossa mente logo nos remete às dores e incômodos causados pelos “ferrinhos” dos aparelhos convencionais. No entanto, os avanços tecnológicos no setor resultaram em novos métodos para correção dos dentes, e o alinhador invisível é, sem dúvidas, uma opção a ser levada em consideração. Mas afinal, esse tipo de aparelho é doloroso?

A realidade é que qualquer forma de tratamento ortodôntico não é 100% indolor e os alinhadores não fogem a essa regra. De fato, é normal sentir um incômodo no início da utilização, mas precisamos enxergar o processo por uma ótica positiva, afinal, esse incomodo significa que os dentes estão sendo movimentados para a posição correta.

Entre os modelos de aparelho ortodôntico o alinhador invisível é a opção que gera menos incômodo, pois ele é feito de um material confortável e não ter braquetes nem fios metálicos melhoram muito a saúde bucal do paciente. Outro diferencial é ser removível, e deve ser sempre, na hora de comer e higienizar os dentes.

Adaptação com Alinhador Invisível

Em geral, quem escolhe pelo alinhador tem uma adaptação tranquila, visto que ele é confortável, removível e quase imperceptível.

Quando falamos neste tratamento são na verdade uma sequência de placas de alinhadores feitas sob medida para cada paciente e devem ser trocadas a cada duas semanas. Cada placa tem diferenças milimétricas da anterior e é assim que ele faz a movimentação dos dentes, aplicando uma pressão suave e constante, deste modo, o momento de maior incomodo é na troca de placas, pois é nessa hora que o alinhador se encontra mais apertado. No entanto, assim que os dentes começam a se mover, o tratamento torna-se bem confortável.

Dor nos Dentes: Como Aliviar?

Há algumas dicas que você pode adotar para diminuir esse desconforto da troca de alinhadores mas, caso essa dor persista, indicamos que entre em contato com nosso atendimento ao paciente e receba as devidas orientações de nossos ortodontistas.

  • Trocar as placas antes de dormir: Assim você passará as primeiras horas de uso dormindo e sem precisar removê-las como no dia a dia.
  • Beber água fria nas primeiras horas: Ajuda a contrair os vasos sanguíneos em volta dos dentes, aliviando o desconforto;
  • Usar bolsa de gelo: Assim como a água gelada, usar uma bolsa de gelo do lado externo da boca ajuda a minimizar esse desconforto;

No fim das contas, é improvável que a dor prolongada do alinhador pareça tão desconfortável quanto aos aparelhos fixos ortodônticos tradicionais.

VEJA TAMBÉM

aparelho invisível: produção nacional

Aparelho invisível: produção nacional Smilink

O preço e a eficiência são alguns dos fatores que mais impactam a decisão de um paciente no momento de optar por um método de tratamento ortodôntico. Para quem escolhe um aparelho invisível, investir em marcas de produção nacional pode ser uma ótima alternativa para ter um tratamento de alta qualidade e com custos menores. É sobre isso que vamos falar no artigo, vem conferir!