Quem pode usar alinhador ortodôntico invisível?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
corrigindo dentes tortos com aparelho invisível. Mulher segundado a placa de alinhador na mão com olhar de dúvida.

O uso de alinhador ortodôntico invisível também conhecido como alinhador transparente vem se tornando muito popular no Brasil por pessoas que buscam alinhar os dentes de forma rápida, confortável e esteticamente discreta.

O tratamento é feito, em geral, durante seis meses, podendo durar mais ou menos tempo de acordo com o caso de cada paciente e com a forma como as orientações do dentista são seguidas por cada pessoa.

Os alinhadores invisíveis Smilink são uma opção prática, confortável e mais econômica do que aparelhos fixos tradicionais, além de trazer uma estética mais agradável para o paciente durante todo o tratamento.

Qualquer Pessoa Pode usar o alinhador ortodôntico invisível?

A Dra. Laura Scarabello, dentista aqui da Smilink, responde a essa pergunta: “O tratamento com alinhador ortodôntico invisível depende da avaliação de um dentista. Isso porque um tratamento ortodôntico é um tratamento complexo com uma infinidade de variáveis”.

“A Smilink trabalha com um tempo de tratamento máximo de um ano, o que não significa que determinados casos não são tratáveis com alinhadores, apenas que as vezes há necessidade de se adotar um tratamento híbrido (móvel + fixo) ou um uso prolongado”, completa a profissional.

Há Restrição de Idade?

Em geral, ortodontistas indicam que os alinhadores não sejam usados por crianças abaixo de 6 anos. Até essa idade, os dentes de leite ainda estão sendo trocados pelos permanentes, e pode ser difícil avaliar como aplicar o tratamento com o alinhador.

Porém, a partir do momento em que já tenham todos os dentes permanentes, pessoas de todas as idades pode fazer uma avaliação com um profissional para saber se podem ou não utilizar o alinhador.

Os alinhadores Smilink atendem perfeitamente o público jovem e adulto que quer alinhar os dentes sem o famoso sorriso metálico dos aparelhos fixos, e fazendo isso de forma muito mais rápida e praticamente indolor.

Pessoas com Dentes do Siso Podem Usar?

Sim, porém é preciso que o dentista responsável faça uma avaliação antes de cada caso. Muitas vezes, se os dentes do siso estiverem em processo de crescimento, é recomendável que o paciente aguarde até o nascimento completo dos dentes, para saber como será sua dentição final.

A partir daí, o dentista pode verificar se o tratamento pode ser feito com a presença dos dentes do siso, ou se será recomendável que o paciente faça a extração desses dentes específicos para não prejudicar futuramente o resultado do alinhamento.

A Tecnologia por Trás do Alinhador Invisível

Feio a partir de escaneamento 3D dos dentes do paciente, que substitui o molde com massinha convencional, e softwares com tecnologias específicas, que reproduzem a arcada dentária de forma digital.

Essa é, inclusive, uma das maiores vantagens do tratamento Smilink: já na primeira consulta onde o molde é feito pelo ortodontista, a tecnologia dos softwares irá elaborar uma previsão de como o sorriso vai ficar após o tratamento. Isso traz mais segurança ao paciente, que já inicia o uso dos alinhadores tendo em mente como será o resultado final.

Para alinhar os dentes, são confeccionadas várias placas transparentes, que devem ser usadas durante 22 horas por dia, de acordo com as instruções do ortodontista. A indicação é que as placas sejam retiradas somente durante as refeições, o que também facilita a higiene dos dentes após ingerir alimentos, diferente de um aparelho fixo comum.

A cada troca de placa, feita a cada 2 semanas, há uma nova pressão nos dentes, que leva à correção da posição de cada um, até chegar ao alinhamento do sorriso.

Que tal, agora que você já sabe como funciona, saber também se nosso tratamento ortodôntico com alinhador invisível funciona para o seu caso? Faça o teste em nosso site!

VEJA TAMBÉM