Posso usar alinhador transparente mesmo estando grávida?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
alinhador transparente na mão de uma mulher sobre o rosto.

O alinhador transparente é um método rápido, econômico e discreto para deixar o sorriso alinhado e mais bonito. No entanto, muitas mulheres possuem dúvidas quanto a realizar o tratamento se estiverem grávidas ou o que fazer se engravidarem após o início do uso do alinhador.

A Dra. Laura Scarabello, dentista aqui na Smilink esclarece que grávidas podem sim realizar o tratamento completo com o alinhador invisível mesmo durante o período de gestação.

“É uma alternativa melhor ao aparelho ortodôntico fixo convencional. Durante a gravidez há uma maior predisposição a inflamações, principalmente no que diz respeito à saúde gengival. Alinhadores são removíveis e, portanto, possibilitam uma correta higienização bucal”, explica a profissional.

Quais os benefícios em optar por um alinhador transparente ao invés de um aparelho fixo comum durante a gravidez?

A dra. Laura Scarabello também aponta as vantagens no uso do alinhador transparente para mulheres grávidas: “Como a resposta dolorosa aos estímulos de movimentação dental é menor que em relação a um tratamento com aparelho fixo convencional, isso diminui o desconforto do tratamento”.

Com o tratamento com alinhadores Smilink, a acomodação dos dentes às placas acontece de forma rápida e praticamente indolor, evitando o desconforto e também eventuais feridas, que podem aparecer na boca como durante o uso de um aparelho fixo.

Os alinhadores invisíveis atuam de forma rápida, sendo que o tratamento dura, em média, seis meses (podendo chegar a até um ano, dependendo de cada caso e do uso de cada paciente). Com isso, as grávidas que optarem pelo tratamento podem fazê-lo durante toda a gestação e já concluir pouco antes da chegada do bebê, ou nos primeiros meses.

Além disso, as idas ao dentista não são tão frequentes, já que o dentista irá entregar à paciente as placas invisíveis, que serão trocadas após duas semanas em casa, com as orientações dadas pelo profissional. Isso evita as idas ao consultório para fazer a manutenção do aparelho, como acontece com aparelhos fixos comuns.

Cuidados específicos para grávidas ao usar o alinhador

A dra. Laura Scarabello também explica que apenas deve ser levado em consideração que, para título de avaliação de oportunidade de uso dos alinhadores, é necessária a tomada de um raio x panorâmico e este deve ser evitado no primeiro trimestre de gestação.

“O raio-x deve ser evitado nesse período devido a radiação ser um potencial agente de mutação em células indiferenciadas do bebê”, afirma a dentista.

Além desse cuidado, é necessário que a paciente também siga todas as orientações do tratamento, que serão fornecidas pelo dentista, que incluem:

  • Uso durante 22 horas das placas para garantir o resultado no prazo esperado;
  • Atenção para retirar o aparelho ao fazer a refeições ou ingerir bebidas (com exceção de água gelada);
  • Manter os hábitos de higiene bucal, como a escovação correta dos dentes e o uso do fio dental, para evitar possíveis problemas;

Na questão da higiene, é muito importante que os cuidados sejam redobrados durante a gravidez: por conta das alterações hormonais, mulheres grávidas podem desenvolver inflamações na gengiva. Por esse motivo, é importante que todas as recomendações de limpeza bucal sejam seguidas de forma correta.

O tratamento com alinhadores invisíveis Smilink traz todo o conforto e praticidade para cada paciente, deixando seu sorriso ainda mais bonito de forma discreta e rápida. Além disso, a Smilink tem como vantagem o acesso a uma previsão completa de como o seu novo sorriso vai ficar logo após a primeira consulta.

Conheça nossa tecnologia em alinhadores e comece um dos momentos mais especiais da sua vida com um sorriso novo!

VEJA TAMBÉM

sorriso saudável, benefícios do cacau para a saúde

Benefícios do cacau para os dentes

Quão, no mínimo, curioso é associar cacau a dentes saudáveis? Uma das sementes mais utilizadas do Brasil, traz diversos ganhos à saúde. Vem conferir!