Aparelho invisível funciona para corrigir bruxismo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
aparelho invisível funciona para bruxismo? veja!

Cuidar da saúde bucal não se resume somente a um sorriso bonito. Problemas ligados aos dentes e ao maxilar, como o bruxismo, podem prejudicar a qualidade de vida e a saúde da sua boca.

Se você tem bruxismos e pretende corrigir seu sorriso e deixa-lo mais harmônico, fique atento às nossas próximas dicas!

Bruxismo: Um Problema Que Vai Além da Estética

O bruxismo é o ato de ranger os dentes de forma involuntária. Ele pode surgir na infância ou na vida adulta e acontece principalmente durante o sono. O barulho feito pelo ranger dos dentes é bastante característico das pessoas que tem bruxismo enquanto dormem, podendo ser facilmente identificado.

Muitos profissionais da saúde associam o bruxismo ao estresse: o ranger dos dentes se torna uma reação involuntária da mente ao dormir, como reação ao estresse psicológico.  O problema é muito comum: de acordo com a OMS, o bruxismo afeta 30% da população mundial e 40% da população brasileira.

O tratamento para evitar o bruxismo pode incluir o uso de uma placa noturna, que protege os dentes do atrito causado pelo ato de ranger involuntariamente. A placa não vai curar o bruxismo, mas vai aliviar as dores. Por também ser feito com o uso de placas, o tratamento para alinhar os dentes com aparelho invisível pode ser confundido como uma forma de corrigir o bruxismo.

Porém, os alinhadores invisíveis não servem diretamente para esse propósito, como explica a Dra. Thais Sampaio, responsável técnica da Smilink:  “Os alinhadores não são indicados como tratamento para bruxismo e DTM (Disfunção temporomandibular e dor orofacial), já que o bruxismo é uma condição psicossomática”.

Mas, indiretamente, pode ser uma solução se o bruxismo estiver relacionado a posição dos dentes, já que com o uso dos alinhadores essa correção é feita feita de forma simples e rápida, podendo, inclusive, melhorar a condição de ranger os dentes, já que o tratamento com alinhadores é composto por placas, que devem ser usadas também ao dormir, diminuindo o atrito entre os dentes.

Saúde Bucal em Dia: Mais Qualidade de Vida e Bem-Estar

O bruxismo deve ser tratado por um profissional dentista, que pode inclusive sugerir um acompanhamento psicológico para que as causas do estresse sejam resolvidas.  A ajuda psicológica pode ser aliada a ações simples do dia a dia para relaxar mais, como meditação, prática de esportes e ou até mesmo o uso de compressas mornas no rosto para diminuir a dor causada pelo bruxismo. Eliminar os níveis de estresse e se sentir mais relaxado são fatores fundamentais para ter uma boa noite de sono, sem bruxismo.

Os aparelhos invisíveis podem não corrigir o bruxismo diretamente, mas também são fundamentais para quem busca ter mais bem-estar, autoestima e mais qualidade na saúde bucal. O tratamento corrige os dentes de forma rápida, discreta e confortável, trazendo muito mais praticidade para a vida do paciente em momentos como a hora das refeições ou da higienização dos dentes.

O aparelho invisível smilink funciona para corrigir os seguintes problemas bucais:

  • Distanciamento entre os dentes (diastema);
  • Desalinhamento;
  • Sobressaliência; 
  • Alguns casos de mordida aberta;
  • Apinhamento.

No caso dos pacientes que estão corrigindo um ou mais desses problemas com o aparelho invisível e sofrem de bruxismo, a Dra. Thais Sampaio ainda acrescenta: “alguns pacientes sentem melhora nos sintomas com o uso dos alinhadores. Além disso, as placas alinhadoras podem reduzir os danos causados pelo bruxismo, pois impedem o atrito entre os dentes”.

Ter os dentes alinhados evita problemas no encaixe do maxilar durante a mordida (que podem provocar dores) e problemas relacionados à falta de higiene. Com os dentes na posição correta, o uso do fio dental e da escova se torna mais fácil e essa limpeza impede a formação de cáries ou tártaro.

Viu como ter um sorriso mais bonito e saudável tem um impacto muito positivo na autoestima e na qualidade de vida de qualquer pessoa? Que tal começar a transformar o seu? Agende uma avaliação gratuita com um dentista Smilink e conheça os tratamentos com alinhadores invisíveis!

VEJA TAMBÉM

alinhador invisível sob suporte de acrílico

Dentista responde: usar alinhador invisível dói?

Quando pensamos em tratamentos ortodônticos, a nossa mente logo nos remete às dores e incômodos causados pelos “ferrinhos” dos aparelhos convencionais. No entanto, os avanços tecnológicos no setor resultaram em novos métodos para correção dos dentes, veja.