Aparelho ortodôntico estético: como funciona?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
aparelho ortodôntico estético

A busca pelo sorriso perfeito envolve tratamentos ortodônticos, mas isso não significa que você precisa abrir mão de ter um visual harmonioso no sorriso enquanto corrige os dentes. Os aparelhos fixos tradicionais são muito evitados por quem tem medo de passar meses com o famoso “sorriso metálico”. 

Mas esse problema pode ser facilmente resolvido com o uso de aparelhos ortodônticos estéticos. Discretos e eficientes, esses aparelhos tornam o período do tratamento dental muito mais prazeroso, sem mexer com a sua autoestima. Quer saber como? Continue com a gente até o final deste artigo! 

O Funcionamento do Aparelho Ortodôntico Estético 

Fazer um tratamento ortodôntico estético traz os mesmos resultados para alinhar seu sorriso que um aparelho fixo metálico. A diferença, muitas vezes, está em fatores como o preço, o tempo de tratamento e os cuidados que se deve ter ao usar cada tipo de aparelho. Tanto o aparelho de metal quanto um estético alinham o sorriso de quem está usando, mas com grandes diferenças no conforto, na velocidade do tratamento e na aparência de quem está usando.

Porém, a ação sobre os dentes é a mesma: seja estético ou não, um aparelho ortodôntico realiza um tipo de pressão sobre os dentes, que força a dentição a se mover até a posição ideal para ter um sorriso harmônico. Essa pressão e a forma como o aparelho atua são manipulados pelo profissional ortodontista, que vai aumentar o diminuir o nível de intensidade do tratamento conforme o caso clínico de cada paciente. 

Por isso, é fundamental sempre ter o acompanhamento de um ortodontista durante todo o tempo em que um tratamento ortodôntico é realizado, para que o profissional avalie as melhores formas de deixar seu sorriso mais bonito e saudável

 As Diferenças Entre Cada Tipo de Aparelho Estético 

Atualmente, diferentes tipos de aparelho ortodôntico estético podem ser encontrados no mercado. Mas como saber qual apresenta mais vantagens e qual é o mais adequado para o seu tratamento? Em primeiro lugar, você deve avaliar seu caso com seu dentista e então escolher qual o melhor aparelho para você. 

Aparelho Estético de Safira 

Com estrutura semelhante ao modelo de metal, o aparelho estético de safira também é formado por bráquetes (as peças que são coladas em cada dente) e um fio que liga os bráquetes.  O diferencial do modelo de safira é que se trata de um aparelho estético fixo mais resistente e que também se adapta mais facilmente a cor dos dentes, já que os bráquetes são transparentes. O preço pode ser mais alto do que de outros tratamentos, e o tempo de uso é de 12 a 25 meses.

Aparelho Estético de Porcelana 

O modelo de porcelana fixo é um aparelho ortodôntico estético segue a mesma ideia de safira, com a diferença de que a porcelana é um material opaco, e que pode não se adaptar a todos os tons de dentes. Além disso, as peças são um pouco mais frágeis, porém o preço pode ser um pouco menor do que a opção de safira. 

Alinhadores Invisíveis

Os alinhadores invisíveis têm muitos diferenciais em relação a outros tratamentos. São removíveis, e devem ser retirados na hora das refeições, eliminando qualquer incomodo que os aparelhos fixos causam para comer. Além disso, são placas transparentes que ficam completamente invisíveis nos dentes, o que torna essa a opção mais estética entre todas

Além disso, o preço de um tratamento com alinhadores invisíveis pode ser até 30% mais barato do que um aparelho fixo comum, já que não há tantas manutenções a serem feitas e nenhum risco de peças que possam quebrar no aparelho. O tempo de uso também é menor: os alinhadores invisíveis alinham os dentes em um período de 4 a 12 meses. No entanto, esse tratamento pode não atender alguns casos mais severos de dentes desalinhados, por isso a importância da avaliação com o ortodontista.

Quer saber se o tratamento com alinhador invisível funciona para o seu caso? Faça o teste em 30 segundos aqui no site!  

VEJA TAMBÉM

casos tratados com aparelho invisível

Casos tratados com aparelho invisível

Pensar em tratamentos ortodônticos hoje é algo mais viável e confortável. A tecnologia, com o passar dos anos, trouxe uma maior diversidade e a possibilidade perfeita para cada tipo de paciente e casos. Por isso, vamos esclarecer para quais casos o aparelho invisível pode ser utilizado, vem conferir!