Com tantas inovações na área, conquistar o sorriso dos sonhos está ficando cada vez mais fácil! Por outro lado, justamente por contar com tantas opções disponíveis no mercado, a hora de iniciar um tratamento com o uso de aparelhos dentais pode ser uma fase de muitas dúvidas para o paciente. Escolher entre um aparelho ortodôntico tradicional ou os alinhadores transparentes, por exemplo, não precisa ser uma decisão difícil.
Hoje mostraremos as principais diferenças entre os procedimentos com os aparelhos fixos e alinhadores invisíveis, assim como os prós e contras da utilização dos dois métodos. Neste texto você poderá conhecer mais a fundo as particularidades de cada um e como optar pelo melhor tratamento para o seu caso, de acordo com as suas expectativas e necessidades.
O que é o aparelho ortodôntico tradicional?
O aparelho ortodôntico tradicional, também conhecido como aparelho fixo, é uma estrutura que pressiona a arcada dentária e possibilita a movimentação dos dentes. Esse modelo de aparelho é composto por algumas peças separadas, são elas: os bráquetes, pequenas pecinhas que ficam coladas aos dentes; o arco metálico, que passa entre os bráquetes e é responsável pela movimentação na arcada; e as borrachinhas, que firmam 0 fio metálico aos bráquetes.
Esse tipo de aparelho é recomendado tanto para tratamentos estéticos quanto funcionais e pode ser encontrado em diversos modelos, o mais comum é o fixo metálico, que como o próprio nome sugere, tem os bráquetes confeccionados em metal.
Há também os fixos estéticos. Com a mesma finalidade e peças do tradicional, o grande diferencial desse modelo são os bráquetes produzidos em policarbonato, porcelana ou safira. Tais materiais são transparentes ou se assemelham a cor do esmalte do dente, proporcionando um tratamento mais discreto.
Como funciona o tratamento com aparelho ortodôntico?
Como explicamos anteriormente, o aparelho ortodôntico tradicional é composto por bráquetes, fios metálicos e borrachinhas. Toda essa estrutura fica presa aos dentes do paciente e, em movimentos graduais, movimenta a arcada para proporcionar o alinhamento da arcada dentária.
Os bráquetes são colados com uma resina composta e servem como sustentação para o arco. Durante o tratamento, é possível que seja preciso descolar e reposicionar as peças para o melhor alinhamento dos dentes. Também é muito comum a sua substituição devido à quebra ocasionada por impactos fortes na região ou durante a alimentação.
O arco metálico, por sua vez, pode ser mais grosso ou mais fino, dependendo da necessidade da pressão sobre os dentes. O mais comum é que o tratamento comece com fios de calibre menor e, à medida que a movimentação progride, vão ficando maiores. Já as borrachinhas, chamadas de ligaduras, são responsáveis por prender o arco aos bráquetes e possibilitar que seja feita a pressão necessária para o alinhamento dos dentes.
O indicado é que a manutenção do aparelho fixo seja feita a cada quinze ou trinta dias. Nessas consultas, o ortodontista avalia o andamento do tratamento, faz os ajustes necessários e também coloca mais pressão sobre os arcos metálicos, a fim de estimular a movimentação.
Quais as desvantagens de usar aparelho fixo?
Apesar de ser um dos tratamentos mais populares e apresentar resultados satisfatórios no alinhamento dos dentes, os aparelhos fixos também trazem uma série de inconvenientes, que podem impactar o dia a dia do paciente. Dentre as principais desvantagens do uso desse tipo de aparelho, podemos citar:
- Desconforto e dores durante o uso – ao entrar em contato com a parte interna dos lábios e bochechas, os bráquetes podem causar feridas e aftas na mucosa. A cada manutenção do aparelho, os ajustes feitos também podem resultar em dores na mandíbula e até dores de cabeça, ocasionadas pela pressão exercida sobre os dentes.
- Dificuldade de higienização – Como o aparelho fica fixo aos dentes, a estrutura pode comprometer a escovação e uso do fio dental, contribuindo assim, para o acúmulo de resíduos e o surgimento de problemas de cáries, surgimento de placa bacteriana e inflamações gengivais.
- Comprometimento da estética – O tratamento ortodôntico tradicional, mesmo nos modelos estéticos, incomoda muito a estética do sorriso. Por esse motivo, muitas pessoas que fazem uso do aparelho fixo se sentem desconfortáveis para comer em público ou tirar fotos sorrindo.
- Restrições na alimentação – Por mais que sejam confeccionados com materiais resistentes, os bráquetes do aparelho podem se quebrar ou descolar com a mastigação de alguns tipos de alimentos mais rígidos. Além disso, chicletes e balas, por exemplo, podem aderir a estrutura e dificultar a higienização.
O que é o tratamento com alinhadores transparentes?
Os alinhadores transparentes são o que há de mais recente em termos de tratamentos ortodônticos. Também conhecido como aparelho invisível, é um modelo moldado exatamente no formato dos dentes do paciente. Diferente dos aparelhos tradicionais, os alinhadores não possuem nenhum tipo de estruturas metálicas e funcionam como uma espécie de capa, que fica por cima dos dentes e não compromete a estética do sorriso.
O tratamento com os aparelhos invisíveis é todo programado com a tecnologia 3D que escaneia a arcada do paciente e prevê todos os movimentos necessários para o alinhamento perfeito dos dentes. Os alinhadores são removíveis e a cada etapa do processo são trocados para estimular o movimento gradual da arcada dentária.
Como funciona o tratamento com alinhadores transparentes?
O princípio do tratamento com os alinhadores transparentes funciona da mesma forma que os aparelhos ortodônticos tradicionais, com a movimentação gradativa dos dentes por meio da pressão, a grande diferença está na tecnologia aplicada no modelo.
Para iniciar o uso dos alinhadores, o paciente realiza um escaneamento 3D de alta precisão, que analisa a posição atual da arcada e simula o resultado final do tratamento, de acordo com as queixas e necessidades de cada um. Com essa tecnologia, além de conseguir prever como ficará o sorriso, também é possível programar todas as movimentações necessárias e definir o tempo estimado do tratamento.
Após essa análise detalhada, são confeccionados diversos alinhadores em impressoras 3D, cada um deles corresponde a uma etapa do processo. Geralmente, os alinhadores transparentes são trocados a cada duas semanas, proporcionando um movimento gradual e mais confortável.
Quais as vantagens em usar os alinhadores transparentes?
Com alta tecnologia agregada, comodidade e melhor custo-benefício, os alinhadores transparentes são uma alternativa incrível para quem deseja conquistar o sorriso que sempre quis. Confira abaixo as maiores vantagens do tratamento com alinhadores transparentes em relação aos aparelhos ortodônticos tradicionais:
- Custo-benefício – durante o uso do aparelho fixo o paciente paga pela manutenção mensal e não tem previsibilidade de quando terminará o tratamento. Já com os alinhadores o valor é determinado logo no início e você sabe exatamente cada etapa do processo, sem surpresas e sem custos adicionais.
- Discrição durante o tratamento – outra grande vantagem dos alinhadores é que eles ficam praticamente invisíveis na boca. Por serem confeccionados na medida exata para o paciente e com material transparente, são muito mais discretos e podem ser removidos com facilidade quando necessário.
- Conforto – por não possuírem estruturas como os bráquetes e fios metálicos, e serem confeccionados com um material flexível e com ótima adaptação dentária, os alinhadores se tornam muito mais confortáveis que os aparelhos tradicionais.
- Resultados mais rápidos – os resultados são mais rápidos e satisfatórios, pois o tratamento usa a mais alta tecnologia em alinhadores transparentes do mercado . Cada etapa do tratamento com os alinhadores é planejada detalhadamente pela nossa equipe de ortodontistas de forma digital e personalizada.
- Higienização – outra vantagem dos alinhadores é a facilidade para realizar a higienização bucal. Como eles são removíveis, não atrapalham em nada na escovação ou no uso do fio dental, além de não acumularem restos de comida.
- Praticidade – O uso dos aparelhos invisíveis também é muito prático para o dia a dia. Principalmente se você tem uma rotina corrida, não precisa gastar tempo se locomovendo até o consultório do dentista todas as semanas para realizar a manutenção do aparelho.
Ao longo deste texto mostramos que apesar de o aparelho dental tradicional ter o mesmo princípio que o tratamento com os alinhadores transparentes, existem inúmeras diferenças entre os modelos de tratamento. Seja para fins estéticos ou correções na mordida, o tratamento da Smilink ajuda você a ter um sorriso mais harmônico e saudável.
Quer transformar seu sorriso? Agende sua videoconferência!