Mitos e Verdades sobre aparelhos ortodônticos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
aparelho ortodôntico: tudo o que você precisa saber antes de iniciar seu tratamento

Qualquer procedimento odontológico faz com que tenhamos diversas dúvidas antes da realização  do tratamento. O aparelho ortodôntico, por exemplo, é campeão de dúvidas sobre o nível de dor, como afeta a aparência e por quanto tempo ele será utilizado.

Essas e outras dúvidas, junto aos mitos e verdades do uso do aparelho serão solucionados neste artigo.

O Aparelho Ortodôntico Oferece Mais Resultados na Infância?

Verdade:

Quando somos mais jovens a nossa arcada dentária é mais maleável e, com isso, o procedimento pode ser mais rápido e preventivo.


Dessa maneira, fica muito mais fácil gerenciar a movimentação dos dentes, inclusive durante a troca, evitando a falta de espaço, mordida cruzada ou a mordida aberta com o uso do aparelho ortodôntico ou aparelho invisível.

O Aparelho Fixo Necessita de Um Cuidado Diferente?

Verdade:

Antes de utilizar o aparelho a higienização bucal é muito mais simples, podendo ser realizada com o auxílio de escova de dentes tradicional e o fio dental.

Contudo, assim que o aparelho é montado sobre os dentes, a escovação necessita de muito mais atenção e se torna mais demorada e detalhada.

Isso ocorre justamente porque o aparelho realiza um acúmulo muito maior de resíduos de comida nos cantos dos dentes e entre eles, dificultando o acesso da escova.

Por conta do aparelho, algumas refeições podem ser modificadas e alguns alimentos podem até mesmo ser anulados do consumo cotidiano.

Um desses exemplos é a pipoca, que possui uma grande força para quebrar o braquete e retardar o procedimento.

Inclusive, em casos do uso de aparelho fixo transparente a pipoca não pode ser consumida de jeito nenhum enquanto o aparelho estiver sendo usado. Assim, é preciso retirá-lo e guardá-lo adequadamente antes da ingestão.

Isso porque o aparelho fixo transparente é feito de um material muito mais sensível do que o aparelho ortodôntico tradicional. Dessa maneira, a pipoca pode danificar o material ao ser consumida.

Usar Aparelho Ortodôntico é Doloroso?

Verdade:

Contudo, o incômodo é mais sentido nos dias seguintes à colocação ou após as manutenções.

Ou seja, com o passar do tempo e com o decorrer do procedimento é normal que o paciente vá se acostumando e sentindo menos dor ou incômodo.

A dor causada pelo aparelho é derivada da movimentação dos seus dentes e, hoje, com os estudos clínicos feitos pelos profissionais da área, ela ocorre de forma muito mais equilibrada.

Isso porque eles perceberam que “forçar” demais o aparelho e a movimentação pode causar efeitos extremamente negativos para o organismo e prejudicar, por exemplo, a raiz dos dentes.

Tratamento Ortodôntico Demora Muito Tempo?

Isso é muito relativo, afinal, depende do estado clínico de cada um dos pacientes.

De qualquer modo, o tempo médio de um tratamento é de dois anos.

Mas, como dito anteriormente, tudo depende das necessidades de cada um dos pacientes, do material escolhido e das especificidades do caso.

Por conta disso, não há como no início do tratamento com aparelho ortodôntico fixo prever quanto tempo será necessário fazer uso do aparelho ortodôntico, diferente do aparelho invisível que oferece total previsibilidade de tempo e investimento.

Depois de Tirar o Aparelho os Dentes Podem Ficar Tortos de Novo?

Verdade:

como não é estática, a movimentação pode acontecer novamente, visto que os tecidos que envolvem os dentes têm ”memória muscular” e por isso existe a tendência de uma recidiva, como é chamado na ortodontia, quando os dentes voltam a entortar mesmo depois de anos de uso de aparelho.

Justamente por isso após retirar o aparelho ortodôntico, qualquer modelo que seja, é necessário realizar o uso do aparelho de contenção para a devida manutenção, ou seja, para que a musculatura se ”acostume” e os dentes estabilizem na posição correta.

Dessa maneira, os ossos e os ligamentos periodontais memorizam qual é o lugar em que deve ficar, evitando que futuramente os dentes voltem a ficar tortos.

A Manutenção Só Pode Ser Feita Em Um Dentista?

Verdade:

De maneira alguma a manutenção ou a montagem de um aparelho deve ser realizado sem o auxílio de um ortodontista.

Somente um cirurgião consegue acompanhar e decidir quais serão as medidas tomadas para a evolução e conserto de toda arcada dentária, sem trazer prejuízos ao corpo.

Independentemente de qual aparelho você utiliza, cada um deles possui sua variação e a justamente por isso que o acompanhamento só deve ser realizado com um cirurgião ou profissional responsável.

O Aparelho Estético Invisível Não Funciona?

Mito:

Com o avanço da odontologia, tanto o aparelho ortodôntico tradicional quanto o aparelho invisível – bem como outros métodos -, apresentam funcionalidade e qualidade.

Apesar disso, cada um deles apresenta uma evolução para o quadro, valor para as manutenções e montagens necessárias para cada um, bem como materiais e peças distintas.

Todos os Aparelhos Ortodônticos São Iguais

Mito:

Assim como pôde ser percebido, esse tratamento possui diversas variações, sendo desde tamanho, ângulo e profundidade, até o material e prazo para a resolução.

Justamente por isso, antes de iniciar o tratamento ortodôntico deve ser realizada uma bateria de exames sobre a arcada dentária e o molde da boca, para que o objetivo final seja traçado com estratégias corretas.

Apenas o dentista responsável poderá avaliar seu quadro clínico e fazer a melhor indicação do modelo de aparelho ortodôntico para corrigir seu sorriso.

VEJA TAMBÉM