Aparelhos transparentes e aparelhos tradicionais: compare as tecnologias de tratamentos ortodônticos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
aparelhos transparentes vs aparelhos fixos. sorriso com um lado usando aparelho fixo e o outro alinhador transparente

A tecnologia do chamado alinhador de dentes tem muito mais variações do que a maioria das pessoas conhece. Além dos tradicionais aparelhos fixos e dos ultra modernos alinhadores transparentes feitos em impressoras 3D, uma série de opções menos conhecidas são aplicadas em diferentes situações, oferecendo soluções para os mais diversos desvios de alinhamento, mordida e arcada dentária. Conheça aqui os principais modelos.

Aparelho Dental Fixo Metálico

Este é o tipo normalmente conhecido como “aparelho fixo” para os dentes. É composto por bráquetes, bandas e fios metálicos, presos por borrachinhas (aquelas que nos anos 90 coloriam a boca dos adolescentes descolados da época). A função deste aparelho é puxar continuamente os dentes para movê-los gradualmente para a posição correta. Se por um lado é efetivo para a maioria das situações, por outro tem a desvantagem de frequentemente causar bolhas e lesões nos lábios e bochechas. Além disso, por ser fixo como o nome indica, dificulta a higienização dos dentes e gengivas, exigindo muitas vezes ferramentas especiais para higienização.

Aparelho Dental Fixo Estético

Utilizando o mesmo método que os aparelhos fixos de metal, os fixos estéticos têm a vantagem de serem menos visíveis. Os bráquetes são feitos de materiais transparentes, como policarbonato, porcelana e safira. Exceto a visibilidade, apresentam as mesmas vantagens e desvantagens dos aparelhos de metal.

Aparelho Dental Autoligado

Tanto os aparelhos de metal quanto estéticos podem ser do tipo autoligado, no qual não são necessárias as borrachinhas para fixar os fios metálicos nos bráquetes (o que diriam os adolescentes dos anos 90!). Isso faz com que eles sejam normalmente mais confortáveis e mais efetivos, acelerando um pouco o tratamento.

Aparelho Lingual

Este é mais um tipo de aparelho fixo metálico. Utiliza todo o mesmo sistema de bráquetes, fios metálicos e borrachinhas, com a diferença de que a estrutura é fixada na parte interna dos dentes. Esta solução criativa torna o aparelho quase totalmente invisível para as outras pessoas, mas faz da higienização dos dentes uma verdadeira batalha, além de frequentemente causar lesões na língua.

Alinhadores Transparentes (ou Aparelhos Transparentes)

Esta tecnologia inovadora utiliza alinhadores de material transparente feitos em impressoras 3D de alta resolução para ajustar os dentes gradativamente. Além de ser um tratamento mais rápido e mais confortável, pois os alinhadores podem ser retirados nas refeições e para higienização, hoje o preço do aparelho transparente é em média 30% mais barato que os tratamentos com aparelhos fixos. A desvantagem é que os alinhadores transparentes não são indicados para todos os casos.

Aparelhos transparentes sendo colocados nos dentes.
 Uso de alinhadores transparentes já é mais eficaz, confortável e em média 30% mais baratos que os tratamentos tradicionais

>> Quer saber se alinhadores transparentes são indicados para você? Faça o teste.

Aparelho Móvel

Também conhecido como “contenção”, este modelo é utilizado para manter os dentes na posição desejável ou orientar o crescimento para a posição certa (em crianças de até 12 anos). Muitas vezes é utilizado após o tratamento feito com outros tipos de aparelhos e é o mais indicado para crianças ainda sem a dentição definitiva. Como o nome indica, ele pode ser retirado e o tempo diário de uso varia de acordo com a indicação do ortodontista.

Aparelho Extra Bucal

Este tipo de aparelho tem o objetivo de moldar o crescimento ósseo, sendo indicado em crianças e adolescentes ainda em fase de crescimento para aplicações bem específicas que podem evitar procedimentos cirúrgicos mais invasivos e extração de dentes. Sua grande desvantagem é a parte estética, pois o aparelho fica posicionado fora da boca.

De maneira geral cada uma das tecnologias é indicada para uma diferente aplicação, considerando o posicionamento dos dentes e arcada e a importância que o fator estético e de conforto tem para o usuário. A Smilink une a experiência de seus ortodontistas à tecnologia de ponta pois acredita que todos merecem alcançar o sorriso dos seus sonhos. Quer alcançar o seu? Solicite um orçamento.

VEJA TAMBÉM