Apinhamento dental: como corrigir com aparelho invisível

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
aparelho invisível smilink

Na maior parte da população, os dentes permanentes não nascem completamente alinhados. A posição incorreta dos dentes é causada por diversos fatores e é chamada na odontologia pelo termo técnico de apinhamento dental. Esse problema desagrada muitos pacientes que buscam um sorriso mais harmônico, mas também pode gerar complicações de saúde, e por isso deve ser tratado.

Em geral, é comum que aparelhos fixos tradicionais sejam utilizados para corrigir o apinhamento, mas os aparelhos invisíveis também são uma alternativa para solucionar esse problema. A seguir, veja quais são as vantagens em optar por um tratamento com alinhadores invisíveis para alinhar os dentes.

O Que Causa o Apinhamento Dental?

Diversos fatores podem causar o apinhamento, como:

  • Fatores genéticos: algumas pessoas já nascem com pré-disposição genética a ter a arcada dentária maior ou menor, o que pode influenciar na posição dos dentes;
  • Estrutura óssea: a falta de espaço para o acomodamento dos dentes pode resultar na posição incorreta dos dentes, que podem inclusive voltar ao apinhamento depois de corrigidos se o paciente não usar as contenções após o tratamento;
  • Dentes do siso: o nascimento dos dentes do siso em pessoas com pouco espaço na boca pode levar ao apinhamento forçado dos demais dentes;
  • Hábitos respiratórios ou alimentares: a forma como respiramos pode influenciar na posição dos dentes. Outros hábitos, como mastigar objetos (pontas de canetas ou lápis) e o uso da chupeta e da mamadeira na infância também podem causar o apinhamento na idade adulta.

Não Corrigir os Dentes Pode Causar Problemas de Saúde?

Dentes tortos podem gerar diversos problemas de saúde para o paciente. Alguns dos mais comuns são a cárie e o tártaro, que podem surgem com a falta de limpeza e podem evoluir para casos mais sérios, como a periodontite (estágio avançado de inflamação da gengiva). Com a posição apinhada dos dentes, o paciente tem mais dificuldade em higienizar a arcada dentária com a escova ou o fio dental, o que resulta nesses problemas.

Além disso, a má posição dos dentes leva à mordida incorreta, o que pode causar outros desconfortos no maxilar do paciente. O maxilar mal posicionado pode resultar em dores de cabeça, dores de ouvido ou dores ao mastigar e se alimentar.

Por essas razões, a correção do sorriso com um profissional ortodontista é fundamental e garante não somente mais estética, mas também mais qualidade de vida.

Como Corrigir o Apinhamento Dental e Ter Um Sorriso Mais Bonito?

Um sorriso alinhado é um desejo estético da maioria dos pacientes, e conquistar o visual desejado pode ser feito de forma prática, acessível e confortável com o uso de aparelho invisível.

Esse aparelho -chamado alinhador. São placas que devem ser usadas pelo paciente, em geral, 22 horas por dia. Ao seguir a recomendação do tempo de uso correto, o tratamento para corrigir o apinhamento dental pode ser realizado em até 12 meses, tempo muito menor do que o tratamento com o aparelho fixo comum, que pode chegar a anos de uso.

apinhamento dental antes e depois

Outra vantagem é que o apinhamento dental é corrigido pelos alinhadores de forma totalmente discreta, ideal para jovens e adultos que querem evitar aparentar o uso de aparelhos metálicos no sorriso. As placas, além de serem transparentes, também são removíveis, e devem ser retiradas na hora das refeições. Essa mobilidade gera muito mais conforto, pois é possível se alimentar e escovar os dentes de forma totalmente natural durante todo o tratamento.

Agende agora uma avaliação online e conheça o tratamento ortodôntico com aparelho invisível Smilink para ter o sorriso que você sempre quis, com muito mais saúde!

VEJA TAMBÉM