Apinhamento dos dentes da arcada inferior: é possível corrigir com aparelho invisível?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Como corrigir dentes apinhados com aparelho dental invisível

Os dentes da arcada inferior costumam ser menos vistos quando sorrimos, mas cuidar deles é tão importante quanto cuidar dos dentes da arcada superior. Com o passar dos anos, nossos dentes da parte de baixo da boca podem sofrer o que é chamado de apinhamento, que é quando os dentes se juntam e entortam em diferentes posições.

Porém, corrigir este problema pode ser algo mais simples do que os pacientes imaginam, e o tratamento pode ser ainda mais rápido e confortável se feito com o aparelho invisível.

O Que Causa o Apinhamento dos Dentes Inferiores?

Mas afinal, por que os dentes inferiores entortam? A coordenadora técnica da Smilink, Dra. Aline Maestrello explica:

O apinhamento dos dentes da parte inferior é conhecido popularmente como “ruga da boca”, justamente, porque é comum os dentes inferiores, na região anterior, apinharem com o passar dos anos. Isso acontece por conta da quantidade de osso de sustentação disponível na região. Isso também faz om que esses dentes apareçam mais ao sorrir ou falar conforme envelhecemos

De acordo com a Dra. Aline, o osso da mandíbula que é um dos elementos principais para manter um dente no lugar, tende diminuir em quantidade e densidade conforme envelhecemos, o que favorece a movimentação dentária e, por consequência, causa o apinhamento dos dentes da frente. 

Além disso, outros fatores também podem levar ao apinhamento dental, especialmente entre os jovens e adultos são:

  • Fatores genéticos: algumas pessoas já nascem com pré-disposição genética a ter a arcada dentária maior ou menor, o que pode influenciar na posição dos dentes;
  • Estrutura óssea: a falta de espaço para o acomodamento dos dentes pode resultar na posição incorreta dos dentes, que podem inclusive voltar ao apinhamento depois de corrigidos se o paciente não usar as contenções após o tratamento;
  • Dentes do siso: o nascimento dos dentes do siso em pessoas com pouco espaço na boca pode levar ao apinhamento forçado dos demais dentes;
  • Hábitos respiratórios ou alimentares: a forma como respiramos pode influenciar na posição dos dentes. Outros hábitos, como mastigar objetos (pontas de canetas ou lápis) e o uso da chupeta e da mamadeira na infância também podem causar o apinhamento na idade adulta.

Quais São os Riscos do Apinhamento Dental na Arcada Inferior?

Ter os dentes alinhados não é apenas uma questão de estética ou somente de ter um sorriso bonito, mas é algo que influencia diretamente na saúde bucal e também geral de todas as pessoas. A Dra. Aline Maestrello explica que os dentes desalinhados, causados pelo apinhamento, podem trazer problemas, como o acúmulo de tártaro. 

O tártaro, que são placas que se acumulam nos dentes formadas por bactérias, surge quando não há a higienização correta dos dentes.

 “O apinhamento dental atrapalha na higienização, pois o paciente tem muito mais dificuldade para alcançar os dentes com a escova e com o fio dental quando eles não estão na posição correta”

O acúmulo do tártaro na arcada inferior dos dentes pode levar à chamada periodontite, que é quando a gengiva se inflama por conta do excesso de bactérias e isso pode levar até mesmo à perda óssea nessa região da boca. Por isso, é importante que os pacientes que sofrem de apinhamento dental na arcada inferior procurem acompanhamento de um dentista para realizar um tratamento de alinhamento dos dentes e também realizar com frequência consultas para limpeza do sorriso e evitar esses problemas. 

Quais São as Formas de Tratamento Para o Apinhamento Dental na Arcada Inferior?

O método utilizado para o alinhamento dos dentes que estão sobrepostos é o uso de aparelho ortodôntico, diferentes modelos podem ser indicados pelo dentista na correção do apinhamento dental, mas o uso do aparelho invisível vem ganhando destaque nos últimos anos, principalmente em casos de apinhamento, por ser um aparelho móvel ele facilita na hora da escovação e uso do fio nos dentes que, por conta da sobreposição, a higiene seria comprometida com o uso de um aparelho fixo, por exemplo.

Por isso, o tratamento Smilink para tratar o apinhamento dental é ideal para quem busca corrigir esse problema de forma rápida, prática e ainda conquistando o sorriso dos sonhos de forma completa. Os alinhadores Smilink são totalmente invisíveis e permitem que problemas como o apinhamento dental sejam corrigidos de forma discreta, sem chamar a atenção, e dando ao paciente um novo sorriso em muito menos tempo do que os tratamentos convencionais.

Seguindo todas as orientações de nossos profissionais dentistas, os pacientes Smilink já conseguem ver os resultados do tratamento em poucas semanas, e o resultado completo é finalizado em um período que pode variar de 4 a 12 meses. Além disso, o aparelho invisível é formado por placas móveis, que devem ser retiradas na hora das refeições e da higienização dos dentes.

 Isso torna o tratamento com alinhadores perfeito para quem sofre de apinhamento na arcada inferior, pois permite ao paciente higienizar os dentes de forma mais profunda e mais fácil, evitando problemas de limpeza como tártaro até o final do tratamento. 

Quer saber se os aparelhos invisíveis da Smilink são indicados para você ? 

Faça agora mesmo o teste em nosso site

VEJA TAMBÉM

Tempo de planejamento e entrega do aparelho invisível

Tempo de planejamento e entrega do aparelho invisível

Após realizado os exames e assinado o contrato, os primeiros alinhadores demoram 3 semanas para chegar em clínica e ser agendada a consulta de instalação, esse tempo é dado pois o tratamento será planejado e confeccionado de forma totalmente personalizada para cada paciente.