Autocuidado: o que é e como praticá-lo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
alinhamento dos dentes. reflexo no espelho de uma mulher sorrindo

Manter a saúde física e mental é fundamental em tempos de mudanças como os que estamos vivendo. Em muitos momentos da rotina, é comum que os cuidados com o corpo e com as próprias emoções sejam deixados de lado por conta do estresse e da correria do dia a dia.

Por Que é Importante Cuidar de Si Mesmo?

O autocuidado envolve todos os cuidados físicos e emocionais que praticamos para nossa vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o autocuidado como uma série de atitudes ativas de cuidados de cada indivíduo diante da própria saúde.

Esses cuidados são necessários, pois dar atenção a si mesmo melhora uma série de aspectos na vida pessoal e também profissional, já que um corpo e uma mente saudáveis e equilibrados trazem muito mais produtividade no que fazemos diariamente.

Ser cuidadoso consigo mesmo também tem um impacto direto na autoestima: ao dedicar momentos para dar foco à própria saúde física e mental, é possível aumentar a sensação de bem-estar e de autoconfiança, o que também contribui de forma muito positiva para os relacionamentos pessoais.

Como Praticar o Autocuidado?

  • Praticar um exercício físico que seja agradável.

A prática de exercícios físicos deve ser momento de lazer, descontração e relaxamento. Procure uma atividade que faça você se divertir e se sentir feliz!

  • Cuide da alimentação e da hidratação: 

Que tal evitar os lanchinhos industrializados ao longo do dia e substitui-los por frutas? Outra dica é fazer refeições que incluam alimentos frescos e coloridos. Para se manter hidratado, deixar uma garrafinha de água sempre perto de você é uma boa forma de sempre se lembrar de beber líquidos.

Essas atitudes simples também são formas de autocuidado, mas lembre-se: antes de fazer grandes alterações na sua rotina alimentar, procure um profissional da saúde especializado em nutrição.

  • Tenha uma rotina de cuidados com a aparência:

Ter mais autocuidado com a aparência não tem a ver com produtos de beleza caros ou grandes tratamentos estéticos. Uma rotina simples de cuidados de higiene com a pele, cabelos e com o seu sorriso traz benefícios não somente para a saúde dessas áreas do corpo, mas para a autoestima como um todo.

O autocuidado mental também deve ser um foco de quem quer ter uma qualidade de vida melhor. Separe momentos do seu dia (como períodos de 15 a 30 minutos) para praticar atividades que te descontraiam e aliviem o estresse.

Meditar, caminhar, cozinhar, ler um livro, ligar para um amigo ou assistir seu programa de televisão favorito são opções que podem ajudar a relaxar. Lembre-se também de sempre procurar ajuda profissional caso não esteja se sentindo confortável com as suas emoções. 

Sorrir Também é Uma Forma de Autocuidado

Todas essas ações trazem mais bem-estar e qualidade de vida. Mas você sabia que algo tão simples como sorrir também uma forma de cuidar de si mesmo? O sorriso libera hormônios como a endorfina, considerado o hormônio do bem-estar, a serotonina, que diminui o estresse e a dopamina, que dá energia.

Há pessoas que já tem consciência dos benefícios desses cuidados, mas caso você, ainda, não pratique, tente incluir esse pequenos hábitos na sua rotina e veja a transformação!

VEJA TAMBÉM