Por que os dentes ficam sensíveis após fazer clareamento? E qual a diferença de fazer no consultório ou em casa?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
seringa de clareamento dental.

O clareamento dental está entre os procedimentos estéticos com maiores índices de satisfação. E tamanho sucesso não está aí à toa. É que dentes mais claros e harmônicos trazem sorrisos mais marcantes. O problema, entretanto, é que, na maioria das vezes, clarear dentes está associado à dor e dentes sensíveis. 

E quais são as causas para a dor e dentes sensíveis ao frio durante o clareamento? Basicamente, duas. A primeira delas é a ação do gel clareador (peróxido de hidrogênio ou carbamida) sobre as raízes dentárias, cuja cobertura de proteção é mais frágil e fina comparada à superfície que reveste a coroa dentária (esmalte). É por isso que pessoas com retração gengival extensa tem maior incômodo durante o clareamento. 

A outra causa de dor e sensibilidade associada ao clareamento dental, está ligada a este procedimento feito em consultório com alto índice do reagente clareador junto do uso de LASER. É que a alta concentrações desse gel, para garantir resultado rápido, pode atravessar as camadas de esmalte e dentina da coroa dentária, provocando irritações. 

Diferença de Fazer no Consultório e em Casa

Clareamento dental em casa

A técnica de clareamento dental caseiro, realizada fora do consultório odontológico e monitorada pelo dentista, é a mais comum e segura. Além disso, também é a que traz melhores resultados clareadores. É indicada para todo tipo de necessidade clareadora. A sua contraindicação, entretanto, são os indivíduos com doenças gengivais e retrações gengivais extensas – as únicas desvantagens desta técnica. É sempre a primeira escolha. 

Clareamento Dental em Consultório

A técnica pode ou não utilizar fontes luminosas (LED, LASER ou fontes halógenas). E diferente do clareamento caseiro, cujo tratamento dura entre 7 e 21 dias, a técnica ambulatorial pode entregar resultados até mesmo em uma única consulta – de 4 sessões máximas possíveis. Mas tem desvantagens: é menos segura aos dentes e ainda pode deixar a área próxima às gengivas amareladas. É indicada para urgências estéticas. 

Portanto, para evitar dor e sensibilidade nos dentes o recomendado é que seja feito o clareamento em casa sob supervisão do dentista, você também pode -e deve- tomar alguns cuidados simples para garantir o resultado por mais tempo.

Quer começar seu clareamento em casa? Solicite um orçamento

VEJA TAMBÉM