Como preservar seu alinhador ortodôntico

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
estojo para guardar alinhador ortodôntico invisível

É comum que, ao realizar qualquer procedimento ou tratamento que demande o uso de algo, note-se um desgaste natural do item. Isso acontece, por exemplo, com óculos de grau que, pouco a pouco, podem ter as lentes riscadas ou perderem o ajuste no rosto, e é claro que não seria diferente com o aparelho ortodôntico.

Quando se fala em alinhador ortodôntico, o desgaste pode ser notado ainda mais, já que a recomendação é que se remova as placas para se alimentar, ingerir bebidas e fazer a higiene bucal.

Algumas dicas, porém, podem ser adotadas no dia a dia para cuidar das placas alinhadoras e conservá-las da melhor maneira – mesmo que, em média, a cada 14 dias, os alinhadores invisíveis sejam trocados por versões novas. Ninguém merece desfilar por aí com um material manchado, sujo ou danificado, né?!

Vale lembrar que o método é um dos que menos atingem a rotina do paciente, já que seu caráter transparente garante que o tratamento ocorra sem chamar atenção. A ideia é que seja quase imperceptível e que não afete a fala ou gere feridas na boca – coisa que cumpre muito bem, causando pequenos desconfortos apenas nos primeiros dias de uso e adaptação.

Confira abaixo como potencializar ainda mais a excelência de seu alinhador ortodôntico e deixá-lo sempre limpinho e livre de bactérias.

 Higiene Bucal é o Principal Cuidado Com Seu Alinhador Invisível

Aproveite o investimento para alinhar os dentes e conquistar o sorriso perfeito e dê mais atenção à saúde de cada centímetro que ocupa sua boca também. Mais do que sorrir bonito, é importante ter dentes saudáveis e é aqui que o alinhador invisível entra.

Todas as vezes após comer ou beber algo e antes de devolver o alinhador à boca para completar as 22 horas diário de uso, é indicado escovar bem os dentes e fazer bom uso do fio dental.

Após, os dentes, é hora do alinhador invisível. Para isso, utilize a escova de dentes de cerdas macias que vem no seu kit ortodôntico e um creme dental sem abrasivos. Delicadamente e evitando riscá-las, escove e enxágue as placas alinhadoras – evite o contato do alinhador invisível com água quente, a temperatura pode deformá-lo.

 Cuidado, Você Pode Manchar Seu Alinhador Invisível!

O alinhador invisível deve ser retirado também ao se ingerir líquidos – a única exceção é a água. Chás, vinho, refrigerante, sucos, café, etc. devem ser consumidos sempre sem que as placas alinhadoras estejam na boca e seguindo a recomendação anterior: escove os dentes e alinhadores antes de recolocá-los.

limpeza do aparelho invisível smilink

Outro componente que pode manchar seu alinhador é a nicotina. Fumar utilizando o alinhador invisível não é um hábito recomendável e o resultado podem ser placas amareladas e escuras, ou seja, seu caráter transparente é descartado. 

Armazene Seu Alinhador Invisível de Forma Apropriada

Outra coisa que vem no seu kit ortodôntico é um case para guardar as placas alinhadoras. Essa é uma forma de isolar o alinhador ortodôntico a cada vez que você o remover e não colocá-lo em contato com papeis ou guardanapos para isso, por exemplo. Outra dica é nunca deixá-lo em mesas ou bandejas de alimentação: por um descuido, eles podem acabar no lixo!

estojo para guardar aparelho invisível alinhador smilink

Do mais, aproveite seus dias e toda a liberdade de poder usar um aparelho ortodôntico que, ao mesmo tempo que corrige seus dentes, não muda sua rotina, nem causa dor ou qualquer desconforto.

Tudo o que você precisa é de dedicação e foco para não tirar as placas alinhadoras para comer e beber e esquecer de colocá-las novamente, por exemplo. É importante que elas fiquem com você grande parte do dia e da noite, inclusive dormindo.

O segredo é combinar uma rotina de cuidados com a higiene dos dentes e também dos alinhadores. Restos de comida de uma má escovação podem ser transferidos para ele e bactérias podem se acumular.

VEJA TAMBÉM