Tenho interesse
dente-siso

Dentes do siso: Por que eles nascem?

O dente siso ou “dente do juízo” costuma gerar muito medo na fase da adolescência e juventude. Como esses dentes são os últimos a se desenvolverem, eles costumam causar dor pois, em muitos casos, não encontram espaço suficiente para se desenvolverem adequadamente na arcada dentária. 

De acordo com os profissionais de saúde, antigamente, os terceiros molares eram fundamentais para garantir a boa mastigação na alimentação mais consistente dos nossos ancestrais. Entretanto, com a mudança de hábitos, não há mais a necessidade do uso dos sisos, tanto que a tendência evolutiva indica o seu desaparecimento. Quer entender mais sobre o tema? Continue a leitura!

Quando o dente siso nasce?

O dente siso nasce entre o final da adolescência e início da fase adulta (entre os 16 e 20 anos), embora essa não seja uma regra. Em desenvolvimentos normais, os sisos nascem sem causar nenhum sintoma, até chegar o momento da completa erupção. 

Nós temos 4 dentes do siso, dois na arcada superior e dois inferiores, eles ficam localizados no término das arcadas dentárias em ambos os lados. Como eles nascem posteriormente aos outros, esses dentes são popularmente conhecidos como “dentes do juízo”, em referência a maturidade alcançada pela pessoa durante a fase de desenvolvimento. Outra expressão comum para esses dentes em algumas regiões é também “dente queiro”, além disso eles são chamados também de “terceiros molares” pelos dentistas. 

Para que serve o dente siso?

Como dissemos na introdução, o dente siso é herança dos nossos ancestrais. Isso porque antigamente a alimentação era mais robusta, devido à falta de instrumentos de corte (como as facas) e a dificuldade de preparação dos alimentos, o que os levava a comer animais crus e alimentos duros. 

Porém, com o avanço da tecnologia e possibilidade de diferentes formas de preparação dos alimentos, as arcadas foram diminuindo de tamanho e, assim, o terceiro molar (dente do siso) se tornou obsoleto. 

Quais as consequências do crescimento do siso?

Caso você não tenha espaço o suficiente na arcada para o correto crescimento dos sisos, existem algumas consequências negativas para a sua saúde bucal. Desde o surgimento de cáries e doenças gengivais, devido à dificuldade de higienização local, como também a reabsorção da raiz do dente vizinho e a alteração do posicionamento dos dentes vizinhos, o que pode entortar os dentes e até mesmo reverter os resultados de tratamentos ortodônticos anteriores. 

Por que o dente siso inflama?

A maioria dos casos de inflamação dos dentes ocorrem graças à pericoronarite e/ou dentes do siso inclusos. Veja mais sobre essas condições:

Dente siso incluso

Quando não há espaço suficiente para o siso nascer, ele pode se tornar um dente siso incluso ou semi-incluso. Isso acontece quando os dentes começam a crescer em posição horizontal dentro do osso maxilar, o que dificulta a erupção. Dessa maneira, o crescimento é completamente retido no osso sob a gengiva, ou parcialmente retido (quando está semi-incluso). Com isso, a pessoa pode sentir muita dor e desenvolver infecção pericoronária (pericoronarite). 

Pericoronarite

A dor ocasionada pelo crescimento dos sisos é decorrente da inflamação pericoronária, quando os dentes começam a romper o tecido gengival. Nessa condição há a inflamação e a infecção na região dos terceiros molares e a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas:

  • secreção de pus no local;
  • dor e inchaço;
  • mau hálito e gosto ruim na boca. 

Além disso, é essencial que a infecção seja tratada para evitar a disseminação do problema. Para isso, a pessoa deve optar pela extração dos sisos e, para aliviar os sintomas, reforçar a higienização bucal.

Como aliviar a dor do crescimento dos sisos?

Como dissemos anteriormente, os “dentes do juízo” crescem no período final da adolescência, entre os 15 e 21 anos. Mesmo em pessoas que têm espaço na arcada dentária para os dentes, é muito comum que eles causem bastante incômodo. Sendo assim, para aliviar as dores comuns desse momento, veja as seguintes dicas:

Higiene

Mesmo sentindo dor na região, é essencial não deixar de higienizar o local corretamente. Dessa maneira, você evita que restos de alimentos fiquem presos na região, aumentando assim a proliferação de bactérias e a possibilidade de infecções e doenças bucais. Para tornar esse processo mais agradável, escolha uma escova de cerdas macias e realize movimentos delicados no momento da escovação, além disso use enxaguante bucal. 

Compressas

Caso você sinta dores latentes e a sensação de incômodo se estender pelo rosto, realize compressas de água quente. Porém, se as dores estiverem localizadas na gengiva e forem associadas com inflamações e sangramentos na gengiva, o ideal é realizar compressas frias. Ambas devem ser feitas três vezes ao dia durante 15 minutos na bochecha. 

Mudanças na alimentação

Para não prejudicar na hora da mastigação, evite consumir alimentos duros e os substitua por outros pastosos e macios. Além disso, evite comer frutas cítricas e condimentos picantes que podem irritar a região sensível pelo crescimento dos sisos. 

Medicamentos

Por fim, o uso de analgésicos e sprays de uso tópico podem também combater a dor durante o nascimento do siso. Para isso, não deixe de consultar um médico ou dentista para saber qual o melhor medicamento para o seu caso. 

Por que arrancar os dentes do siso?

Casos em que não há espaço para o crescimento dos dentes do siso sem que comprometam os demais, mau posicionamento no crescimento ou infecções são as campeãs na decisão de extração. Veja como acontece a extração, quais os riscos do procedimento e como é o pós-operatório:

Como acontece a extração do siso?

Como dissemos anteriormente, caso você não tenha espaço suficiente na sua arcada dentária para o crescimento dos sisos é necessário realizar a extração dos dentes. Chamada de exodontia, o grau de dificuldade da cirurgia varia de acordo com a posição dos sisos na arcada, com o formato e tamanho das raízes. 

Durante o procedimento o paciente é anestesiado, desse modo a cirurgia não dói e é bastante eficaz. Além disso, devido às diferentes possibilidades de técnicas e medicações atuais, os riscos e complicações associados à cirurgia são muito baixos. 

Em relação ao pós-operatório, a recuperação é relativamente rápida e não requer que o paciente fique em repouso após a extração. Sendo assim, a pessoa pode voltar a realizar suas atividades rotineiras desde que tome alguns cuidados simples:

  • evitar consumir alimentos duros ou muitos quentes;
  • tomar a medicação prescrita de forma correta;
  • evitar a ingestão de álcool para não interferir no efeito dos remédios;
  • redobrar os cuidados de higiene oral.

Para reduzir o incômodo após a cirurgia, você pode também aplicar uma bolsa de gelo pelo lado externo da face várias vezes ao dia nos primeiros 2 a 3 dias após a extração durante 15 minutos. 

Alinhamento dos dentes após remover os sisos

Como já dissemos, durante o processo de desenvolvimento é comum que os sisos movimentem outros dentes da arcada dentária devido à falta de espaço. Caso a extração não seja realizada no momento certo, os demais dentes sofrem alteração na sua posição e, dessa maneira, o alinhamento do seu sorriso será comprometido. 

Se você já passou por um tratamento ortodôntico e está preocupado em voltar ao incômodo aparelho fixo, o tratamento com alinhadores transparentes é uma ótima opção.

Tratamento com aparelho transparente

Com ele é possível transformar seu sorriso de forma prática, confortável e discreta. Isso porque, esse modelo de tratamento usa um material transparente e quase imperceptível. Além disso, o escaneamento 3D possibilita a moldagem de cada alinhador de forma personalizada para a sua arcada dentária, dessa maneira é possível identificar com mais precisão as movimentações dentárias necessárias e o tratamento se torna muito mais rápido.

Algumas vantagens em usar os alinhadores transparentes são as seguintes:

  • Conforto – o planejamento detalhado e o recorte reto de cada um dos alinhadores fazem com que o tratamento seja mais confortável que o tradicional;
  • Discrição – os alinhadores transparentes da Smilink são produzidos com o material ClearQuartz™, dessa maneira eles se tornam muito mais discretos e não atrapalham na sua autoestima ao sorrir. 
  • Rapidez – além de tornar o tratamento mais confortável, o planejamento realizado por nossa equipe de ortodontistas garante também que as movimentações sejam precisas e, consequentemente, mais rápido que o convencional;
  • Higienização e alimentação – como os alinhadores transparentes são removíveis, com eles você pode realizar normalmente a sua higiene bucal e não precisa deixar de comer nenhum dos seus alimentos favoritos. 

Quer saber mais vantagens do uso do tratamento Smilink? Veja o vídeo vantagens e desvantagens do alinhador transparente:

Ao longo deste texto mostramos que o dente siso costuma se desenvolver na juventude e gerar muito incômodo e dor. O motivo disso é que, em muitos casos, os sisos não encontram espaço na arcada dentária, condição que pode inflamar a gengiva e levar a movimentações dentárias indesejadas. Além disso, apresentamos dicas para aliviar as dores durante o seu crescimento, como acontece a cirurgia de extração de siso e porque ela é necessária. Por fim, apresentamos os alinhadores transparentes como uma opção para alinhar o sorriso após a retirada dos sisos. 

Agora que você já conhece mais sobre esse tema, que tal alinhar o seu sorriso com transparência e praticidade?

Texto revisado pela Dentista Dra. Camila Leite Quaglio CROSP nº 60.245

Bianca Santana

Redatora da Smilink. Formada em Letras português e espanhol na USP. Acredita que as palavras têm poder de transformar o mundo e trazer o melhor sorriso das pessoas ao seu redor.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!