Dentes do siso: Por que eles nascem?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
dentes do siso

Crescemos com várias ideias que são reforçadas na nossa mente durante anos e anos, inevitavelmente. Aquela tia que sempre aperta as bochechas e pergunta sobre os namoradinhos, o tio que pergunta sobre o pavê e, claro, o “dente do juízo“.

Conforme a infância passa e a juventude se aproxima, o assunto fica mais recorrente, e o pânico que o assombra também. Afinal, é tão ruim assim ter um dente se desenvolvendo na adolescência ou fase adulta?! Bom, parece que sim.

Os dentes do siso são os últimos dentes a se desenvolver, apontando para os quatro cantos da boca. Sim, eles crescem lá no fundão, naquele buraco que, em algumas bocas, nem é tão espaçoso assim. E a ideia fica um poucos mais assustadora quando descobrimos que os dentes do siso, geralmente, são, bem, digamos… protuberantes.

Essa história tem muito a ver com a Teoria da Evolução, de Charles Darwin. A leitura aprofundada do assunto vale muito a pena e nós recomendamos!

Profissionais da área dizem que temos sisos por uma questão antropológica. Como assim? Pensando na pré-história, os sisos eram necessários para ajudar na mastigação de animais crus e duros, como plantas e encaixavam tranquilamente nas mandíbulas grandes e fortes da época.

Com a evolução, a caça perdeu seu lugar e alimentos processados tomaram conta da era moderna. Hoje, as mandíbulas não têm a mesma estrutura, o que também colabora para a dificuldade de acomodar os dentes sem causar problemas.

Quando o Dente do Siso Nasce?

Em média, os dentes do siso podem aparecer entre os 16 e 20 anos, mas isso não é uma regra. Há pessoas que não irão desenvolver os tais dentes simplesmente porque nascem sem o germe capaz de originá-lo.

A idade de espera para o nascimento do dente do siso tem a ver com a forma como é conhecido popularmente. As pessoas brincam que o surgimento dos dentes carrega junto o conceito de juízo aos jovens.

Para Que Servem os Dentes do Siso?

Como os demais dentes, os dentes do siso têm a função de triturar e colaborar na mastigação. Como estão lá no fundo, os dentes anteriores fazem esse trabalho e, em casos de remoção, eles não fazem falta nesse processo, afinal, muitos anos da vida já foram sem eles, né?!

Por Que o Dente do Siso Inflama?

A maioria dos casos de inflamação dos dentes do siso ocorrem graças à pericoronarite. O que ocorre é que a gengiva é rompida para que o processo de desenvolvimento dos dentes possa acontecer, mas às vezes esse processo não é concluído, rompendo apenas parcialmente, já que não há espaço suficiente. Por consequência, esse espaço não rompido passa a acumular alimentos, bactérias se alojam e há a inflamação.

Como Aliviar a Dor?

Cuidados de higiene intensificados podem ajudar nesse processo. Escovar bem os dentes com um creme dental focado em matar a placa bacteriana e combater as cáries pode ser um bom parceiro, além do uso fiel do fio dental. Enxaguantes bucais também fazem parte desse momento.

Compressas mornas na região podem acalmar a região e causar um relaxamento, além de diminuir inchaços ou desconfortos.

Alguns profissionais recomendam o uso do soro fisiológico para limpar a área e remover resíduos. A ideia é irrigar os dentes com o líquido.

Sob prescrição médica, analgésicos e anti-inflamatórios também podem ajudar muito.

 Por Que Arrancar os Dentes do Siso?

Casos onde não há espaço para o crescimento dos dentes do siso sem que comprometam os demais, má posicionamento no crescimento ou infecções são as campeãs na decisão de extração. A recuperação é rápida, mas deve ter todas as recomendações médicas obedecidas, além de repouso.

Alinhamento dos Dentes Após remover os Sisos

Algo bastante comum de acontecer, dependendo do tempo que leva até a extração dos sisos, são os demais dentes sofrerem alteração de sua posição- sim, eles podem comprometer o alinhamento do seu sorriso. Mas não perca a calma, hoje, graças a tecnologia, é possível alinhar os dentes novamente sem precisar usar os aparelhos com fios metálicos, nem braquetes. Uffa, né?

Estamos falando do aparelho invisível, chamado alinhador, com ele é possível corrigir imperfeições do alinhamento dos dentes em cerca de 6 meses, e o melhor, ele é quase imperceptível!

aparelho invisível

Dentes alinhados ajudam no bom funcionamento do nosso corpo e também tem grande impacto em nossa autoestima. E se você chegou até aqui e quer conhecer melhor sobre o tratamento com alinhadores transparentes, agende uma pré-avaliação com uma de nossas dentistas Smilink, é totalmente gratuita!

VEJA TAMBÉM