Diastema (ou dentes separados), o que é e como tratar?
Você sabia que o diastema é, nada mais nada menos, que o nome clínico utilizado para se referir aos famosos dentes separados?
Em geral, os dentes da frente são os principais afetados por essa condição, que ocorre devido a fatores como genética, o ato de respirar pela boca, chupar chupeta por tempo demais ou pelo tamanho diferente dos dentes.
Apesar de ser considerado uma questão estética na maior parte dos casos, afetando a confiança de algumas pessoas ao sorrir ele pode também causar impactos na fala, fazendo com que a busca por soluções para este desvio seja frequente.
O que pode causar o diastema?
Chupar chupeta, dedos e tomar mamadeira por muito tempo
A maior parte dos casos de diastema são revelados na infância, após a queda dos dentes de leite. Além da perda dos dentes provisórios, os hábitos de chupar chupeta e tomar mamadeira por um longo período pode colaborar para que os dentes se separem ainda mais.
Diferenças entre o tamanho dos dentes
Na fase de troca dos dentes de leite pelos dentes provisórios, o diastema pode se revelar quando o tamanho dos dentes não acompanha o tamanho dos ossos maxilares, ficando desproporcionais e não ocupando a posição correta para o encaixe.
Respirar pela boca
Outro hábito que pode causar ou agravar os casos de diastema é o de respirar pela boca. A respiração pela boca contribui para a redução da pressão dos lábios sobre os dentes, causando distância entre os dentes.
Para corrigir este hábito, é importante consultar não só seu dentista de confiança, mas também um(a) otorrinolaringologista.
Alterações no Freio Labial
A região entre a parte parte de dentro do lábio até perto do topo da gengiva é chamada Freio Labial. Em alguns indivíduos, essa região se desenvolve além do natural, atingindo parte da gengiva e impossibilitando que os dentes se encontrem, causando o diastema.
Pressão da língua sobre os dentes
A hiperatividade lingual faz com que a língua exerça pressão nos músculos da arcada dentária, estimulando o desenvolvimento do maxilar, que tenta se igualar a pressão exercida pela língua.
Os dentes não acompanham o desenvolvimento não-planejado do maxilar e, por isso, o diastema ocorre.
Outros fatores que podem ocasionar o diastema são:
- acromelagia (descontrole do hormônio de crescimento na fase adulta);
- Doença de Paget (que impede que o tecido ósseo desgastado seja substituído por novos);
- Síndrome de Down;
Diastema pode causar problemas de saúde?
Quando grave, a falha ortodôntica causada pelo diastema pode impactar a oclusão e a fonação, provocando não só problemas na fala, mas também no sistema digestivo.
Caso o diastema afete a fala, pode ser necessário o acompanhamento de profissionais de fonoaudiologia.
O diastema afeta a alimentação?
Apesar de ser muito mais comum nos dentes da frente, o diastema pode colaborar para que os molares se afastem, prejudicando a mastigação e contribuindo para o acúmulo de restos alimentares na região, aumentando a chance de problemas com placa bacteriana e gengivite.
Como posso corrigir o diastema?
É possível corrigir o diastema sem maiores dificuldades em um tratamento ortodôntico.
Se você preza por praticidade, conforto e discrição, a melhor opção é utilizar os alinhadores transparentes da Smilink.
Também chamados de “aparelhos invisíveis”, os alinhadores transparentes da Smilink são indicados para diversos casos, como diastema, apinhamento, dentes desalinhados e outros.
Por serem removíveis, os aparelhos não impactam a rotina dos pacientes e utilizam um material especial e tecnologia 3D para prever os movimentos necessários para seu melhor sorriso.
Em média, o tratamento com alinhadores transparentes soluciona os casos de diastema em seis meses.
Como o alinhador transparente da Smilink resolve o diastema?
Para a confecção do aparelho invisível, o escaneamento 3D da boca da paciente é realizado.
Depois, as mais de 6 mil fotos tiradas pelo scanner de alta tecnologia utilizado nesse procedimento são avaliadas por ortodontistas da Smilink, que calculam (com o auxílio de avançados softwares especiais) quais movimentos devem ser realizados para atingir o sorriso perfeito.
Para a confecção do alinhador Smilink, também é utilizado um material especial, que emprega uma pressão constante e suave em seus dentes, incentivando a movimentação, sem gerar incômodos e dores de cabeça.
Outra grande vantagem do aparelho alinhador transparente para tratar o diastema é o fato de que os alinhadores são removíveis. Assim, sua alimentação não é afetada e você só tira na hora de comer e higienizar.
Agora que você já sabe tudo sobre diastema e como a Smilink pode te ajudar a resolver seu caso, agende uma conversa online com uma de nossas dentistas e venha ter o sorriso dos seus sonhos!