Dentista esclarece: há garantias do tratamento com aparelho invisível?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
há garantias do tratamento com aparelho invisível?

Ao iniciar um tratamento ortodôntico, é comum a vontade de ter uma garantia dada por um profissional de que aquele investimento realmente vai ter resultados eficientes para melhorar o sorriso. Todos os tratamentos ortodônticos são eficientes, principalmente os aparelhos invisíveis, porém, tudo depende da disciplina do paciente em seguir as orientações do profissional que está cuidado do caso.

Para ajudar a esclarecer essa questão, trouxemos nossa coordenadora clínica, ortodontista Dra. Thais Sampaio, para explicar como é o processo de alinhamento dos dentes e a garantia do tratamento com aparelho invisível.

Como o Aparelho Invisível Funciona?

O aparelho invisível tem a mesma dinâmica que aparelhos convencionais, e o mesmo propósito: alinhar os dentes por meio de uma pressão que é exercida pelo aparelho na arcada dentária. A grande diferença é que os alinhadores invisíveis não são fixos nos dentes, são placas removíveis que devem ser trocadas a cada 14 dias, seguindo as recomendações do dentista.

A cada placa, uma pressão diferente será feita sobre os dentes, e é justamente isso que torna possível a movimentação dos dentes até o lugar correto. Na primeira consulta, ao iniciar o tratamento, o dentista realiza um plano de tratamento e dá todas as orientações ao paciente sobre como trocar cada placa em casa. 

A dra. Thais Sampaio explica:

”Nosso compromisso é conseguir levar seus dentes até as posições finais definidas no seu plano de tratamento. Para alcançar esse objetivo recomendamos que os pacientes utilizem cada conjunto de alinhadores 22h por dia durante 2 semanas. O comprometimento com o tratamento é muito importante para juntos obtermos a melhor versão do seu sorriso!”

O Que Fazer Para Ter a Garantia do Tratamento Com Aparelho Invisível?

Como a dra. Thais Sampaio explicou, só é possível ter certeza de que o tratamento com alinhadores vai funcionar se o paciente seguir exatamente todas as recomendações dadas pelo dentista responsável pelo caso. Um erro comum entre muitos pacientes, que prejudica a evolução do alinhamento dentário, é trocar as placas antes dos 14 dias recomendados.

Isso acontece porque é comum sentir, no final da primeira semana, que a placa alinhadora está um pouco mais frouxa que no início, o que faz muitos pacientes pensarem que já é a hora de usar a próxima placa. O problema aqui é que essa sensação de afrouxamento é normal, e indica que os dentes estão se acomodando na nova posição. Essa acomodação por alguns dias é fundamental antes da troca para a nova placa.

Além disso, outro erro que prejudica a garantia do tratamento com aparelho invisível é uso diário por um período menor do que 22 horas. Esse tempo longo todos os dias é extremamente importante para que os dentes realmente se movimentem para as novas posições. Esquecer de usar o alinhador, ou perde-lo, pode prejudicar o tempo de tratamento. A dica para não esquecer aqui colocar um alarme no celular para se lembrar de colocar os alinhadores após escovar os dentes depois das refeições e também antes de dormir. Para evitar ter prejuízos no processo de tratamento caso você perca um alinhador, guarde sempre as placas anteriores que já foram usadas: caso você perca a placa atual, você pode usar as antigas até retornar ao dentista para pegar sua placa nova.

Outro ponto muito importante é o uso da contenção após o término do tratamento: as placas de contenção tem um papel fundamental para garantir que os resultados que você conseguiu não sejam perdidos, ou seja, que os dentes não voltem a entortar. Usar essas placas com disciplina faz toda a diferença para continuar tendo um sorriso alinhado.

E para ter a garantia total de que seu tratamento será excelente, nossa equipe de ortodontistas especializados em alinhadores invisíveis e nosso atendimento ao paciente está sempre pronta para te atender! Navegue pelo nosso blog e conheça todos os diferenciais que a Smilink traz para o seu sorriso!

VEJA TAMBÉM

sorriso saudável, benefícios do cacau para a saúde

Benefícios do cacau para os dentes

Quão, no mínimo, curioso é associar cacau a dentes saudáveis? Uma das sementes mais utilizadas do Brasil, traz diversos ganhos à saúde. Vem conferir!