Tenho interesse
diastema

Diastema: conheça as causas e como corrigir

O diastema é um pequeno espaço entre dois ou mais dentes que para algumas pessoas é visto como algo charmoso e para outros como algo muito desconfortável. Causado por diversos fatores, ele pode ser facilmente corrigido. 

Quer entender mais sobre o tema? Neste texto diremos o que é um diastema, quais são as suas causas e as diferentes opções de tratamento. Confira: 

O que é um diastema?

O diastema é um espaçamento entre dois dentes, frequente entre os dentes da frente da arcada superior, ele também pode aparecer em outros locais do sorriso e causar não apenas desconforto estético, mas também facilitar alguns problemas bucais, como veremos a seguir. 

Quais as causas do diastema?

Como dissemos anteriormente, os diastemas são causados por diversos fatores, sendo que, os mais comuns são os seguintes: 

Trocas dentárias

Durante a fase de troca de dentes, é comum que pequenos espaços entre os dentes se formem para que eles possam se realocar da melhor forma possível. Por essa razão, não há a necessidade de nenhum tratamento para correção dos diastemas nesse momento. 

Desproporção entre o tamanho dos dentes

O tamanho desproporcional dos dentes pode também causar os diastemas. Sendo assim, quando a pessoa tem dentes maiores e menores a irregularidade pode causar os pequenos espaçamentos. 

Freio labial

O freio labial superior é uma estrutura localizada na gengiva, normalmente entre os dentes incisivos centrais, quando ela é muito grande, o desenvolvimento correto dos dentes da região faz com que se formem os espaçamentos. Para solução do problema, o procedimento de frenectomia é o mais indicado, como veremos posteriormente. 

Periodontite

Em estágio avançado, a periodontite pode causar a movimentação e inclinação dos dentes e assim resultar no surgimento de espaçamentos entre os dentes. Isso porque, como a gengiva está muito inflamada e há proliferação excessiva de bactérias, a destruição dos tecidos que sustentam o dente estimula a abertura de espaços. 

Perdas dentárias

Quando há perda dentária devido à cárie, periodontite ou fraturas, além do espaço resultante da extração podem surgir pequenos espaços entre os dentes, inclusive entre dentes que estão longe do local.

Respiração bucal

A respiração bucal reduz a pressão dos lábios sobre os dentes, o que contribui para a abertura dos diastemas na arcada dentária. Além de causar mudanças na anatomia do sorriso e do rosto, a prática pode causar ainda uma série de outros problemas, tais como a dificuldade de deglutição.

Pressão da língua ao engolir

A postura inadequada da língua ao engolir os alimentos também pode causar o diastema. Isso porque, para a maioria das pessoas, a língua pressiona o palato (parte de cima da boca), enquanto outras desenvolvem um reflexo contrário e apertam a língua contra os dentes frontais, hábito que com o tempo causa os espaços entre os dentes. 

Para solucionar o problema, além de buscar um tratamento odontológico para fechamento do diastema, o ideal é que o paciente também tenha o acompanhamento de um fonoaudiólogo para mudar o hábito e assim reaprender a deglutir e até mesmo a repousar a língua na posição correta e, dessa maneira, evitar que o problema volte a surgir no futuro.

Sucção do polegar

O hábito de chupar o polegar ou chupeta durante a infância pode ser a causa de dentes tortos, diastemas e outras consequências ainda mais graves, como perturbações no equilíbrio da musculatura e distúrbios respiratórios. 

Dente que não nasceu (erupcionado)

Após a queda dos dentes de leite, não é incomum que algumas pessoas tenham problemas com o crescimento dos fixos, o que faz com que os dentes se movimentem na arcada dentária e assim surjam os espaçamentos. 

Quais as opções de tratamento do diastema?

Assim como existem diversas possibilidades de causas dos diastemas, também existem diferentes opções de tratamento. Para entender qual a melhor para você, busque a ajuda de um dentista, ele analisará sua arcada dentária, identifica qual a causa e, assim, pode indicar as seguintes opções:

Restauração com porcelana ou resina

O tratamento de restauração dentária pode ser realizado com diversas finalidades, desde a solução de cáries e fraturas como também para preencher pequenos espaços entre os dentes (diastemas). 

Cirurgia

O fechamento de diastema com a cirurgia acontece somente quando os espaços entre os dentes são causados pelo tamanho anormal do freio labial. O nome desse procedimento é frenectomia e consiste em cortar e remover o freio (uma prega fina de tecido fibroso presente na boca). 

Botox

Outro procedimento que pode ajudar no fechamento do espaço entre os dentes é o uso de Botox (toxina botulínica). 

Aparelho ortodôntico

Por fim, os aparelhos ortodônticos são uma ótima solução para o fechamento dos diastemas. O motivo disso é que o tratamento fecha o espaço de forma muito natural e, ao mesmo tempo, garante mais harmonia ao sorriso já que alinha também o restante dos dentes. Dentro desse modelo existem distintas opções, sendo que uma das mais discretas e confortáveis é o tratamento com alinhadores transparentes: 

Tratamento com alinhadores transparentes

Como mostramos anteriormente, o tratamento com alinhadores transparentes é uma das melhores opções para quem deseja fechar os pequenos espaços entre os dentes. Isso porque, esse aparelho ortodôntico permite que o paciente transforme seu sorriso de forma prática, discreta e confortável. 

Para começar o tratamento, um dentista realizará o escaneamento das suas arcadas e conseguirá o molde exato de como está o sorriso do paciente, posteriormente esse será usado para planejar as movimentações dentárias e a quantidade de alinhadores que compõem o tratamento. Após receber o seu kit, é possível realizar a transformação do seu sorriso sem a necessidade de muitas idas ao consultório do dentista. Algumas das vantagens dos alinhadores são as seguintes: 

  • Alimentação – como os alinhadores transparentes são removíveis, durante o tratamento, você não tem nenhuma restrição alimentar, basta remover o alinhador antes das refeições e escovar bem os dentes antes de o recolocar. 
  • Higienização – além de facilitar a alimentação, a higienização dos dentes também se torna mais fácil pelo fato de os alinhadores serem removíveis. 
  • Conforto – os alinhadores transparentes são compostos por um material confortável sem bráquetes e ferros, sendo assim durante o tratamento, não há dor ou desconforto. 
  • Rapidez – cada alinhador é produzido de forma exclusiva para realizar movimentações dentárias precisas na arcada dentária do paciente. Por essa razão, ele se torna muito mais rápido que os tratamentos convencionais.

Veja mais vantagens neste vídeo:

Quais problemas de saúde o diastema pode causar?

Normalmente, o diastema costuma incomodar mais pela questão estética e não por problemas de saúde. Apesar disso, especialmente em crianças, os espaçamentos causam dificuldades de fala (principalmente na entonação e produção de sons indesejáveis).

Além disso, caso os diastemas estejam localizados no fundo da boca eles podem fazer com que restos de alimentos se acumulem entre os dentes, provocando a inflamação das gengivas, cáries e outros problemas relacionados à falta de higiene bucal adequada. Por isso, antes da correção do diastema, o reforço com o uso de fio dental e escovação é primordial nesses casos. 

Ao longo deste texto dissemos que o diastema é um pequeno espaço entre dois ou mais dentes. Mais visível nas arcadas frontais dos dentes superiores ele pode ser causado por diversos fatores tais como diferentes tamanhos de dente, respiração pela boca e outros hábitos que podem entortar os dentes. Além disso, dissemos que esse é um problema resolvido rapidamente com o uso dos alinhadores transparentes. 

Agora que você já sabe mais sobre esse pequeno espaço entre os dentes, que tal conversar com um dos nossos dentistas para transformar o seu sorriso?

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!