8 dicas de cuidados com a gengiva

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Dentes saudáveis. sorriso através do espelho com a frase auto cuidado

Muita gente acha que a saúde bucal se resume apenas à arcada dentária. Que nada! Gengiva, língua e dentes, juntos, constituem o que chamamos de saúde bucal e, para que ela se mantenha em dia, esses três devem ser limpos e cuidados regularmente.

Em especial, nesse caso, vamos relembrar o quanto a gengiva é importante e o quanto, em casos de descuido ou desatenção, ela pode trazer complicações e causar, literalmente, dores de cabeça.

Abaixo, elencamos alguns tópicos que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia, afinal, é a higiene diária que ajuda a evitar inflamações, mau hálito e tantas outras coisas desagradáveis.

Massageie a Gengiva Com Cuidado

Ao escovar os dentes, a pressão exercida pode pôr tudo a perder. O grande segredo de uma boa escovação, enfim, é não ter pressa ou força.

Esse momento exige movimentos circulares e curtos e deve levar, em média, 7 minutos. Profissionais da área apostam em 5 minutos dedicados aos dentes e gengiva e 2 minutos para o cuidado com fio dental e língua,

Massagear a gengiva, além de remover possíveis resíduos, previne possíveis inflamações. Ah, importante lembrar: caso a região gengival comece a sangrar com frequência, faça uma visita ao dentista. Muitas vezes, o acúmulo de bactérias aumenta o risco de sangramento.

Mantenha Uma Rotina de Escovação

Quantas vezes por dia você costuma escovar os dentes? Sempre após as principais refeições? E os lanchinhos? Frutas? Refrigerantes e docinhos?

Antes de mais nada: aposte em qualidade e não quantidade. É claro que uma rotina de escovações é algo positivo, mas, mais do que isso, prestar atenção e realizar uma higiene bucal realmente cuidadosa traz resultados ainda melhores.

Em geral, a atenção maior se faz necessária após a ingestão de doces e carboidratos e a recomendação é que se espere cerca de 30 minutos para escovar os dentes, que é o tempo até que o Ph bucal seja neutralizado.

Utilize Enxaguantes Bucais Apenas Com Indicação

O mercado focado em higiene traz diversos produtos e opções com um mesmo objetivo. Nesse caso, enxaguantes bucais têm composições infinitas e, muitas vezes, não indicadas para todos. Essencial mesmo é a escovação dental aliada ao uso de fio dental e à limpeza da língua. Fora isso, sozinho, o que costumamos bochechar, geralmente, disfarça o mau hálito e mascara sintomas que podem levar a diagnósticos como a gengivite, por exemplo.

Fumar Prejudica a Gengiva

Os riscos e problemas que fumar causa não só aos dentes, mas à gengiva e a toda saúde bucal são inimagináveis (e chocantes!). Se pudermos dar apenas uma dica, eis aqui: não fume. Cada centímetro do seu organismo agradece.

Taxas altas de Glicemia Podem Causar Complicações na Gengiva

A glicose alta tende a facilitar a reprodução das bactérias, ou seja, os cuidados de diabéticos com a saúde e higiene bucal devem ser redobrados e constantemente avaliados.

Uma Gengiva Saudável Precisa de Uso Diário de Fio Dental

Como dito anteriormente, o fio dental é imprescindível para o cuidado à gengiva, já que remove restos de comida que muitas vezes não podem ser vistos ou limpos.

Mais limpeza, menos chance de proliferação de bactérias, mais cuidado e higiene bucal. Combinações que só trazem bons resultados.

 Dentes Saudáveis: Menos Chances de Machucar a Gengiva

Matemática simples e fácil: se a boca está limpa e livre de bactérias e restos de comida, por exemplo, as chances de proliferação para a gengiva e consequentes inflamações são reduzidas.

Vá ao Dentista Com Frequência

A cada 6 meses, visitas de rotina ao dentista são muito bem-vindas e indicadas para prevenir qualquer doença bucal.

VEJA TAMBÉM

escaneamento 3D da arcada dentaria, feito pela dentista na clinica Smilink

Benefícios do Scan 3D

O escaneamento 3D dos dentes é o principal exame para que sejam feitos o planejamento do tratamento ortodôntico e confecção dos alinhadores transparentes. Conheça os benefícios dessa tecnologia.

escaneamento 3D dos dentes

Dentistas e Ortodontistas Smilink: protagonistas em nossa história.

Se você pensa em começar um tratamento Smilink, com certeza já ficou curioso para saber quem são os dentistas da nossa equipe. A relação entre dentistas e pacientes deve ser de parceria e confiança, afinal, esse profissional irá cuidar de uma parte muito importante do seu corpo: o seu sorriso. Vem conhecer um pouco das doutoras que integram nosso time!