Mito ou verdade: Chiclete limpa os dentes?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
chiclete sem açúcar limpa os dentes

Talvez essa seja a palavra favorita das crianças: chi-cle-te. Melhor ainda quando ela vem acompanhada de “limpa os dentes”. Unir o útil ao agradável e fazer com que o docinho das gomas de mascar proporcionem também uma limpeza à arcada dentária só pode ser sonho. Será?

Enquanto a gente não desmascara esse segredo, uma verdade incontestável e insubstituível: mesmo que o chiclete limpe os dentes, nada, na-da, N-A-D-A substitui o que uma escova, creme dental e fio dental são capazes de fazer. Isso sim, invariavelmente, garante a saúde bucal sem dúvidas e sem receios.

Portanto, querido leitor, aposte em um bom kit de higiene e, de vez em quando, masque seu chiclete com consciência.

Sim, chiclete sem açúcar limpa os dentes

Ler essa frase pode ser um alívio para muitos adultos que se lotaram de chiclete ainda na infância e, mais ainda, para os pequenos que ainda investem em diferentes sabores e texturas em busca do chiclete favorito.


Segundo a Dra. Patrícia Rezende, ortodontista e responsável técnica na Smilink, isso pode até parecer contraditório, mas é verdade: chicletes sem açúcar limpa os dentes.

“Ao mastigar chicletes sem açúcar na composição, a produção de saliva aumenta (o que é um fator de limpeza e proteção natural para os dentes)”.

Ortodontista Patrícia Resende, RT na Smilink.

Claro que nada é só fácil e só docinho como uma goma de mascar. A Dra. também ressalta que, mesmo que seja fato que chiclete limpa os dentes, o que realmente previne o aparecimento de cáries é uma boa higienização dentária.

Já falamos sobre isso, né?!

O que chiclete sem açúcar faz, de fato, na nossa boca?

Quando falamos na maior produção de saliva como um aliado na limpeza dos dentes o que queremos dizer é que, quanto mais saliva, maior a remoção dos alimentos, logo, mais limpeza. Como se, mascando repetidamente, todas as partículas de sujeira fossem obrigadas a sair dali, o que é positivo para a saúde bucal.

Outra coisa que o chiclete sem açúcar possibilita é a neutralização de ácidos causados pelos alimentos. Algo que chamam de “limpeza mecânica”.

Então, se você ainda não conseguiu abandonar o hábito da infância de sempre ter um chicletinho na bolsa, tudo bem. Às vezes, tá liberado!

Outra coisa que o chiclete é capaz de fazer é proporcionar aquele frescor no hálito. Inclusive, muitas vezes, as gomas de mascar são mastigadas com esse objetivo: aliviar o mau hálito e até substituir a escovação após aquele almoço de negócios, por exemplo.

É claro que essa medida não extermina o mau hálito, já que a “vida útil” do aroma do chiclete deve durar uns 10 minutos. Nesse caso, o ideal é procurar um profissional e entender de onde vem esse problema e qual é a melhor forma de solucioná-lo.

Mascar chiclete em excesso faz mal

Imagine o impacto que a repetição do mastigar proporciona à arcada dentária. É isso que acontece quando combinamos chicletes a longos períodos de mastigação.

O recomendado, segundo profissionais da área, é que essa repetição dure até 30 minutos, uma vez ao dia.

Fora isso, a constância do hábito pode causar uma dependência psicológica, como se, ao tornar o “mascar chiclete” parte do cotidiano, nossa mente dependa disso todos os dias, peça por isso.

O importante, mais do que o sabor do chiclete, é uma boa frequência em visitas ao dentista, além de limpezas bucais sempre que indicadas. Esse cuidado faz bem não só ao hálito, como dito anteriormente, mas à saúde bucal como um todo.

Converse com seu dentista. Faça sua consulta semestral e cuide dos seus dentes e sorriso.

VEJA TAMBÉM

sorriso saudável, benefícios do cacau para a saúde

Benefícios do cacau para os dentes

Quão, no mínimo, curioso é associar cacau a dentes saudáveis? Uma das sementes mais utilizadas do Brasil, traz diversos ganhos à saúde. Vem conferir!