Mordida aberta: Como corrigi-la rapidamente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Mordida aberta, como corrigir rapidamente com tratamento ortodôntico

Você sabe o que é mordida aberta? Muita gente não faz ideia do que o termo significa, mas, resumidamente, chamamos de mordida aberta casos em que dentes superiores e inferiores não se cruzam, ou seja, não há contato entre eles.

Em alguns casos, essa má oclusão dental pode dar a impressão de que o paciente não consegue fechar a boca totalmente ou tem um pequeno entortamento na boca.

Mas por que isso acontece?
Abaixo, vamos entender melhor tudo o que envolve a tal da mordida aberta.

 Por Que Algumas Pessoas Têm Mordida Aberta?

Hábitos ruins sempre estão relacionados a problemas bucais ou dentais – não seria diferente nesse caso, né?!

Chupar o dedo, chupeta ou mamadeira também podem contribuir para a mordida aberta, além de problemas ligados a desequilíbrios dos ossos da face ou esqueléticos, quando se referem à genética.

Coisas que, muitas vezes, independem de nós, mas precisam ser tratadas.

Qual é o Tratamento Indicado Para Mordida Aberta?

Em geral, o tratamento são os aparelhos ortodônticos. É claro que um bom profissional da área deve ser consultado, mas o aparelho invisível é o que tem trazido maiores ganhos em custo-benefício e conforto do paciente.

Enquanto corrige a mordida, o aparelho invisível é quase que imperceptível, preservando a rotina do paciente e tornando seu dia a dia simples e prático.

As recomendações básicas são retirar as placas alinhadoras para se alimentar e ingerir bebidas que não sejam água, realizar uma boa escovação e higienização dos dentes e placas sempre e ficar de olho nas trocas de fases: a cada 14 dias, em média, o paciente substitui as placas antigas por novas, que continuarão o tratamento.

Entre 6 a 12 meses, os resultados já podem ser obtidos, com dentes alinhados e uma mordida ideal para cada paciente.

O Que a Mordida Aberta Pode Causar?

Uma vez que os dentes superiores e inferiores não se tocam, os outros dentes ficam sobrecarregados com isso, desgastando e podendo resultar até em fraturas dentais.

Além disso, entre os problemas ocasionados estão a retração gengival e até perda óssea.

Outra coisa que às vezes pode passar despercebido é o quanto afeta até mesmo a língua, que permanece em repouso entre os dentes nos momentos em que o paciente fala ou engole. Isso, com o passar do tempo, causa uma pressão inadequada aos dentes e compromete a fala do paciente.

Por último, o impacto estético também existe, afinal, a mordida aberta tende a prejudicar o sorriso e até mesmo o visual facial.

Como Prevenir a Mordida Aberta?

É claro que não é possível prever problemas esqueléticos e genéticos, mas os maus hábitos podem ser evitados e isso pode até mesmo beneficiar o quanto a mordida aberta será grave.

No caso de bebês e crianças, o mais recomendado é oferecer a chupeta ortodôntica, que tende a causar menos falhas dentárias e bucais, sempre estimulando a criança para que abandone o item o mais cedo possível.

Consultar um profissional ortodontista desde cedo também é uma boa dica, pois sinais de mordida aberta podem ser corrigidos precocemente, além de todo o cuidado para indicação e início do tratamento, quando preciso

Do mais, nossa indicação é procurar um centro Smilink, passar por uma avaliação e conhecer o planejamento personalizado e pensado especialmente para as suas expectativas e necessidades bucais. Mais do que a preocupação estética, nós queremos melhorar o seu dia a dia e possíveis falhas dentais.

Entre em contato com a gente.
Esperamos por você!

VEJA TAMBÉM

dor de dente e no maxilar causada por dentes tortos

Dor de dente: saiba o que pode ser

Sentir dor é sempre um sinal de que algo não está certo no organismo e quem nunca sentiu aquela dor de dente que tirou a paz e que o impossibilitou de realizar as atividades diárias?!