A gengivoplastia é a cirurgia plástica realizada com o objetivo de alterar ou corrigir o contorno e a proporção da gengiva. Normalmente, ela é procurada por pessoas que se incomodam com o “sorriso gengival” ou com a “retração gengival”.
Quer entender mais sobre a gengivoplastia? Neste texto explicaremos tudo sobre o tema! Primeiramente, vamos mostrar o que é o procedimento e quais são os riscos. Além disso, vamos dizer quando ela é indicada e quais as vantagens de a realizar.
O que é a cirurgia de gengivoplastia?
Como dissemos na introdução, a gengivoplastia é uma cirurgia simples realizada por quem deseja modificar a gengiva, esse procedimento muda o formato do osso e das gengivas que envolvem os dentes.
Quais os riscos de fazer uma gengivoplastia?
A gengivoplastia é uma técnica extremamente segura para o paciente e não traz o risco de perdas dentárias. Porém, quando planejada de forma indevida pode ocasionar os seguintes problemas:
- sensibilidade temporária;
- gengivas desalinhadas;
- retração gengival;
- black spaces (espaços entre os dentes sem gengivas).
Quando a cirurgia de gengivoplastia é indicada?
Como já mostramos anteriormente, a gengivoplastia é buscada pelas pessoas que desejam corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em partes da gengiva que tem algum comprometimento estético. Sendo assim, essa cirurgia é indicada para:
Retração gengival
Ao contrário do sorriso gengival, a retração é ocasionada pela diminuição da gengiva, o que faz com que a pessoa tenha a impressão de que os dentes estão maiores e mais alongados. As causas para essa condição são muitas, desde o bruxismo como também a escovação bucal realizada de forma indevida, nesse caso, o dentista tenta cobrir as áreas muito expostas dos dentes.
Sorriso gengival
Essa condição compromete a estética e harmonia do paciente, uma vez que há a exposição exagerada da gengiva quando a pessoa sorri. Ela normalmente está associada a causas genéticas e, mesmo que não cause nenhum problema relacionado à saúde bucal, costuma incomodar bastante.
Em complemento à cirurgia de sorriso gengival, muitos pacientes costumam ainda realizar a aplicação de toxina botulínica (Botox), isso para diminuir a área exposta da gengiva. Esse procedimento não é permanente e pode se tornar custoso caso você queira manter os resultados a longo prazo.
Quais as contraindicações da gengivoplastia?
Em relação às contraindicações da gengivoplastia, ela não é indicada quando há doenças que de alguma forma possam atrapalhar os resultados da cirurgia. Sendo assim, para realizar o tratamento o paciente deve antes tratar, quando necessário, cáries e doenças periodontais.
Além disso, em casos em que a pessoa quer realizar a gengivoplastia para reduzir ou aumentar a gengiva em decorrência de algum estímulo que ainda tem consequências em sua saúde, como na pericoronarite relacionada à erupção dos sisos, antes é necessário resolver o problema primário.
Qual a diferença entre gengivoplastia e gengivectomia?
Apesar da gengivoplastia e a gengivectomia serem intervenções cirúrgicas realizadas com objetivos semelhantes, ou seja, alterar e corrigir o formato das gengivas, ambas são realizadas em situações diferentes.
Enquanto a primeira é praticada normalmente por razões estéticas, para alterar o contorno gengival próximo aos dentes, a segunda está relacionada com a hipertrofia gengival, quando há excesso de gengiva ou quando ela é aumentada). Nesse caso, o crescimento das gengivas é decorrente de estímulos, como inflamações causadas pelo surgimento da placa bacteriana, gerada pela má higiene, uso de medicamentos ou outras causas sistêmicas que agravam ainda mais a situação.
Apesar de existir essa diferença, ambas as cirurgias não apresentam complicações e riscos severos para o paciente. Assim, após o procedimento ele pode continuar com sua higiene bucal como era antes e aliar a técnica a outros tratamentos estéticos, como o uso de aparelho dental, que fará com o sorriso se torne ainda mais harmônico.
Como é a cirurgia da gengivoplastia?
Antes do procedimento, você precisa passar por uma avaliação com um profissional de saúde para que ele possa observar seu sorriso e verificar se o procedimento é o ideal para atingir as suas expectativas. Nesse momento, o dentista analisa sua saúde bucal e se você tem alguma condição ou doença que pode interferir nos resultados do tratamento.
Além disso, antes da gengivoplastia você realiza alguns procedimentos prévios, como o Raio X e a moldagem das suas arcadas dentárias para que, posteriormente, o dentista realize o planejamento da sua cirurgia.
No dia do procedimento, o dentista começa com a assepsia e aplicação de medicamento anestésico, isso para garantir que o paciente tenha o máximo de conforto e segurança durante a cirurgia. Dessa maneira, o profissional começa a realizar as intervenções e a modelagem nas áreas previamente estabelecidas. Como o procedimento é realizado nas mucosas bucais, não há a necessidade de pontos e o próprio organismo se recupera de forma rápida e confortável.
A gengivoplastia é reversível?
Após o término do procedimento, a gengivoplastia é praticamente irreversível. Isso porque, uma vez remodelada a gengiva, o tratamento não pode ser totalmente revertido. Se, por algum motivo, após a cirurgia restarem black spaces (espaços vazios entre os dentes que deveriam ser preenchidos pelas gengivas), o dentista pode realizar como técnica complementar uma cirurgia plástica gengival simples ou um enxerto gengival.
Como é o antes e depois com a gengivoplastia?
Para ter dimensão de como o procedimento ficará ao final o paciente pode solicitar ao dentista uma simulação fotográfica e/ou mockup ou até mesmo a aplicação de resina diretamente sobre os dentes. Mesmo assim, é importante lembrar que essa etapa não apresenta resultados exatamente iguais ao da cirurgia, por isso o antes e depois da gengivoplastia pode ser observado somente após o término da técnica.
Como é a recuperação da gengivoplastia?
A gengivoplastia não é um procedimento invasivo e que exige do paciente repouso absoluto posteriormente. Sendo assim, ele pode voltar imediatamente à rotina, desde que siga alguns cuidados no pós-operatório:
- evitar alimentos muito quentes e duros;
- não realizar esforços físicos intensos;
- redobrar os cuidados com a sua higiene bucal;
A recuperação total das gengivas após a técnica pode demorar entre 7 e 10 dias. Por isso, durante o período, o dentista pode também optar pela colocação de uma massa protetora no local, o que permite que o paciente se alimente sem riscos ou sinta dor e desconforto no local.
Quais são as vantagens de realizar a gengivoplastia?
Como já mencionamos, o procedimento de gengivoplastia é simples e seguro. Além disso, algumas das vantagens em o realizar são as seguintes:
Preservação da saúde bucal
Quando a gengiva recobre mais que necessário os dentes, ela pode prejudicar a higienização bucal. Durante a escovação, o tecido é lesionado e, assim, contribui para o acúmulo de placa bacteriana.
Além disso, o excesso de gengiva, em alguns casos, pode tornar um dente muito recoberto e, dessa maneira, tornar sua higienização impossível. Por isso, com a remodelagem e simetria correta, cuidar da escovação dos dentes é mais eficiente.
Valorização da aparência
Com a gengivoplastia o dentista consegue remodelar os contornos das gengivas para que eles se tornem mais harmônicos com o tamanho e formato dos dentes do paciente. Dessa maneira, ele consegue garantir um sorriso mais harmônico e com estética mais agradável.
Uso de alinhadores transparentes após a gengivoplastia
A gengivoplastia pode ser alinhada também com o uso de aparelhos ortodônticos para fazer com que o sorriso do paciente se torne mais harmônico. Para isso, o uso de alinhadores transparentes é a melhor opção para quem deseja transformar o sorriso de forma confortável, previsível e sem comprometer a estética.
Com o tratamento Smilink você transforma seu sorriso, sem gastar tempo com muitas visitas presenciais ao dentista e sabe desde o início qual será o tempo estimado do seu tratamento. Veja como funciona o nosso tratamento:
Ao longo deste texto explicamos que a gengivoplastia é uma cirurgia plástica realizada com a finalidade de alterar ou corrigir o formato da gengiva. Mostramos também quais os riscos de realizar esse procedimento, como é o antes e depois e quais as vantagens de realizar a cirurgia. Além disso, dissemos como a realização de tratamentos ortodônticos, em conjunto com a cirurgia, traz mais harmonia ao sorriso.
Quer conhecer mais sobre o tratamento com alinhadores transparentes da Smilink?