Tenho interesse
pomada anestésica

O que é e como funciona a pomada anestésica para dente?

A pomada anestésica para dente é uma das opções de anestesia para procedimentos odontológicos. Indicada para procedimentos menos invasivos, ela tem algumas vantagens e desvantagens em relação às outras opções.

Neste texto você vai conhecer mais sobre o tema e saber quais os tipos de anestesia dentária. Vamos falar sobre as suas indicações, contra indicações, vantagens e desvantagens. 

O que é a anestesia?

A anestesia é um estado em que a pessoa não sente dor e nem tem outras sensações. Ela é utilizada para a realização de cirurgias, procedimentos odontológicos, exames e curativos. 

Normalmente, o efeito da anestesia dura o tempo necessário para que o profissional realize o procedimento. Entretanto, mesmo após esse período, pode ser que o paciente ainda sinta alguns dos seus efeitos por algumas horas, como sensação de dormência e sonolência, por exemplo.

Para que serve a anestesia nos procedimentos odontológicos?

Nos procedimentos odontológicos, a anestesia tem a  mesma função dos procedimentos médicos – impedir que o paciente sinta dor durante alguns procedimentos, que podem ser cirurgias, extrações de dente, tratamentos endodônticos, remoção de cáries, procedimentos estéticos, entre outros.

A boca é uma região muito sensível e, por isso, não é raro ver alguns pacientes deixando de realizar consultas de rotina ou até mesmo os tratamentos necessários por medo de sentir dor. 

A anestesia odontológica, desde que bem aplicada, resolve esse problema, pois elimina a dor durante o procedimento e permite que o paciente tenha mais conforto enquanto recebe todos os cuidados que precisa.

Quais são os tipos de anestesia dentária?

Existem diversas opções de anestesia dentária. A escolha deve ser feita pelo dentista que vai realizar o procedimento, que vai considerar o histórico clínico de cada paciente, a sua situação e a necessidade de cada tratamento. A seguir, vamos falar mais sobre os principais tipos de anestesia odontológica: 

Anestesia geral

A anestesia geral é aquela que deixa o paciente totalmente inconsciente, sem sensibilidade e imóvel. Ela atua no cérebro, bloqueando os impulsos nervosos de dor e reduzindo as ações motoras.

Por isso, exige muitos cuidados tanto durante o procedimento como antes dele. Para que o paciente receba esse tipo de anestesia, deve fazer uma pré-avaliação com um médico especialista. Também é indicado fazer jejum por algumas horas antes de receber a anestesia.

Por inspirar mais cuidados e apresentar mais riscos para o paciente, a anestesia geral é a menos utilizada em procedimentos odontológicos. Ela é indicada somente para casos de cirurgias complexas, como a cirurgia ortognática, que corrige deformações nos ossos da face. 

Procedimentos que exigem a anestesia geral não são realizados em consultórios, mas sim em hospitais.

Anestesia local

Já a anestesia local interrompe a transmissão de estímulos do sistema nervoso em pontos específicos. Por ser mais simples e não apresentar tantos riscos, ela pode ser aplicada em consultório sem a necessidade de realização de exames laboratoriais prévios, porém exige uma correta anamnese e avaliação clínica de um cirurgião-dentista.

Essas características fazem da anestesia local uma das mais utilizadas pelos dentistas. Esse tipo de anestesia é indicado para procedimentos odontológicos de diversas naturezas, como implantes, colocação de facetas estéticas, extrações dentárias, etc.

O paciente que recebe a anestesia local permanece acordado e consciente, mas não sente dor no local que recebeu a aplicação – que é feita com seringa e uma agulha fina na região, ou próximo da região que receberá o tratamento.

Sedação

A sedação é uma técnica normalmente combinada com outro tipo de anestesia odontológica. Ela diminui o nível de consciência do paciente durante o tratamento, sem afetar a sua capacidade de respirar e nem de responder a estímulos verbais ou físicos.

Normalmente, a sedação é indicada para pacientes que estão nervosos, com medo ou ansiosos em relação ao procedimento, para que consigam relaxar e passar por esse momento com mais conforto e tranquilidade. A sedação leve é a mais utilizada para procedimentos odontológicos e pode ser feita com medicamentos ingeridos por via oral ou pela inalação de gases, ambas só devem ser feitas por cirurgiões-dentistas experientes. 

Cremes e pomadas anestésicas

O creme e a pomada anestésica para dente são opções mais leves de anestesia odontológica. Isso porque a sua ação é mais limitada, diminuindo a sensibilidade da região em que é aplicada, mas ainda permitindo que o paciente tenha sensações. Ela é indicada para tratamentos mais simples, como remoção de tártaro, remoção de pontos, ou até mesmo ser aplicada na região onde o dentista irá aplicar a anestesia com a agulha. 

Como a pomada anestésica para dente funciona?

A pomada anestésica para dente tem, em sua composição, substâncias que, ao entrar em contato com a pele ou mucosa, adormecem a região. A sua aplicação é feita pelo dentista logo antes da realização do procedimento em consultório.

Quais as vantagens da pomada anestésica para dente?

A pomada anestésica para dente tem a grande vantagem de não exigir o uso de agulhas para alguns procedimentos simples. Por ser uma técnica menos invasiva oferece menos riscos.

Outras vantagens da pomada anestésica é a rápida absorção do anestésico e que após o procedimento, a sensação de dormência não é prolongada, causando menos incômodo para o paciente.

O tratamento com alinhadores transparentes é indolor

O tratamento com alinhadores transparentes é indolor e não necessita da aplicação de nenhum tipo de anestesia. Isso porque nós utilizamos o que há de melhor no mercado e, ao mesmo tempo, contamos com uma equipe de dentistas dedicadas em oferecer o melhor tratamento para os nossos pacientes. 

Veja como funciona o tratamento Smilink:

Ao longo deste texto mostramos quais são os tipos de anestesia utilizados em procedimentos odontológicos. Além disso, mostramos o que é e quando é utilizada a pomada anestésica. Por fim, dissemos que os alinhadores transparentes não causam nenhuma dor ou desconforto durante o tratamento. 

Quer alinhar seu sorriso com o que há de melhor no mercado? Fale com um dos nossos dentistas para conhecer mais sobre o nosso tratamento!

 

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!