Tenho interesse

O que é e como identificar os diferentes tipos de mordida?

A mordida correta é a base para um sorriso bonito e harmônico. Por outro lado, uma mordida incorreta, além de prejudicar a estética, pode causar dores, dificuldades na mastigação e até mesmo problemas respiratórios.

Mas o que indica se uma mordida é correta ou não? É sobre isso que vamos falar neste texto! Além de conhecer as características da mordida ideal, você vai saber como identificar o seu tipo de mordida e conhecer as consequências e tratamentos para a má oclusão. 

O que caracteriza a mordida correta?

A mordida correta é aquela em que todos os dentes se encaixam. Quando isso acontece, é mais fácil manter o bom funcionamento de todas as funções realizadas pela boca,além, é claro, de deixar o sorriso esteticamente mais harmônico. Nela, os dentes superiores tocam os inferiores de forma alinhada. Quando isso não acontece, dizemos que o paciente tem má oclusão, ou seja, a mordida não ocorre de forma adequada.

Como saber se eu tenho a mordida correta?

A mordida correta é mais difícil de identificar do que a má oclusão. Isso porque, às vezes, os desalinhamentos são discretos o suficiente para que uma pessoa que não tem conhecimentos aprofundados em odontologia consiga identificá-los.

Entretanto, é fácil perceber a má oclusão quando os desalinhamentos são mais graves. Nesses casos, os dentes de baixo podem sobrepor os de cima, os de cima podem sobrepor os de baixo, entre outras coisas. Além disso, alguns outros sintomas podem indicar a presença de problemas de oclusão, tais como: dores de cabeça frequentes, dificuldades para falar, mastigar,  para abrir a boca e até mesmo alguns problemas respiratórios, como a respiração bucal e a apneia do sono.

Independentemente do nível de desalinhamento da sua mordida, para a confirmação do diagnóstico é preciso passar por uma avaliação profissional. Por isso, se você desconfia de que não tem a mordida correta, não deixe de agendar uma consulta com o dentista da sua confiança!

Quais os diferentes tipos de mordida?

Uma mordida pode ser correta ou incorreta. A mordida correta é uma só, mas existem diversos tipos de má oclusão – cada um deles causados por diferentes fatores e com diferentes consequências e tratamentos. Veja os principais tipos de má oclusão e saiba mais sobre cada um: 

Mordida aberta

A mordida aberta acontece quando o contato entre os dentes superiores e inferiores não é suficiente para a mordida correta, passando a impressão de que o sorriso está aberto. O mais comum é que a mordida aberta atinja os dentes da frente, mas ela também pode ocorrer nos dentes posteriores.

Esse problema pode ser causado por maus hábitos, como o uso prolongado de chupetas, chupar o dedo, roer as unhas e o posicionamento incorreto da língua. Porém a mordida aberta também pode ser consequência de um desequilíbrio nos ossos da face, uma condição que normalmente é hereditária.

Consequências

Quando não tratada, a mordida aberta pode causar uma sobrecarga nos dentes que se tocam, para que eles compensem o não funcionamento correto da mordida. Essa sobrecarga pode trazer uma série de problemas para os dentes, como fraturas, recessão gengival e até mesmo a perda das unidades mais prejudicadas. A mordida aberta também dificulta a fala e a estética facial do paciente.

Tratamentos

O tratamento mais comum para esse tipo de mordida é o uso de aparelhos ortodônticos. Quando a má oclusão é causada por mau posicionamento da língua ou quando já trouxe algum prejuízo para a fala, o ideal é que o tratamento também envolve sessões de fonoaudiologia, para que haja melhora nessas funções.

Mordida cruzada

A mordida cruzada, também chamada de mordida invertida, acontece quando, ao morder, os dentes superiores ficam para dentro dos dentes inferiores. Quando a causa dessa inversão de posição é somente o mau posicionamento dos dentes, chamamos o problema de mordida cruzada. Quando a causa é o crescimento em excesso da mandíbula em relação à maxila, o problema é caracterizado como prognatismo, sobre o qual falaremos mais adiante.

Normalmente, esse tipo de má oclusão é causado por fatores genéticos, mas fatores externos como o hábito de chupar dedo e o uso prolongado de chupetas também podem contribuir para o desenvolvimento do problema.

Consequências

Na infância, a mordida cruzada pode atrapalhar o desenvolvimento correto dos ossos da face, o que traz consequências para a fala, mastigação e respiração. Na vida adulta, a mordida cruzada pode ter consequências como o bruxismo, fratura e perda dos dentes, recessão gengival e comprometimento da articulação temporomandibular (ATM).

Tratamentos

O tratamento mais comum para a mordida cruzada é o uso de aparelho, mas também é possível tratar esse tipo de má oclusão com o uso de resina, alterando o formato dos dentes para que eles se toquem corretamente.

Apinhamento dentário

O apinhamento dos dentes é o que as pessoas chamam popularmente de dentes tortos ou encavalados. Isso acontece, normalmente, por falta do espaço necessário para que os dentes cresçam, mas outros fatores, como a genética, também podem influenciar.

Consequências

Os dentes apinhados afetam a estética do sorriso do paciente, além de dificultarem a realização da higiene adequada. Quando isso acontece, microrganismos nocivos se multiplicam na boca, trazendo uma série de outros problemas como cáries, gengivite e periodontite – que podem acarretar, inclusive, na perda dos dentes mais afetados.

Tratamento

O tratamento para o apinhamento dentário costuma ser simples em casos mais brandos e a utilização de aparelhos ortodônticos é o método mais comum.

Mordida profunda

A mordida profunda também é conhecida como sobremordida e se caracteriza pela sobreposição total dos dentes superiores em relação aos inferiores. Essa condição acontece, geralmente, desde a infância, e algumas das suas causas são o excesso de força na musculatura para mastigação, desgaste dos dentes e mau posicionamento da língua e dos lábios.

Consequências

A pessoa que sofre com a mordida profunda pode ter dificuldades para mastigar, sentir dores na ATM, dores de cabeça, desenvolver problemas respiratórios e recessão gengival.

Tratamentos

O uso de aparelho é a opção mais comum para a correção da mordida profunda. Entretanto, em casos mais complexos, em que a má oclusão é causada por alterações na estrutura óssea do rosto, pode ser preciso fazer uma intervenção cirúrgica.

Prognatismo e retrognatismo

Tanto o prognatismo como o retrognatismo são causados por anormalidades no crescimento da mandíbula. Quando ela cresce de forma exagerada, o queixo é projetado para a frente, fazendo com que os dentes da arcada inferior fiquem à frente dos dentes superiores.

Já o retrognatismo é o contrário — a mandíbula não se desenvolve o suficiente e os dentes inferiores ficam muito atrás dos superiores.

Normalmente, isso acontece por fatores genéticos, mas alguns outros pontos externos também podem contribuir para o agravamento do problema, como o hábito de chupar dedo ou chupeta por muito tempo, alterações hormonais, alterações respiratórias e traumas na face.

Consequências

Ambos os tipos de má oclusão podem causar sérios problemas à saúde, que vão desde dificuldade de fala e mastigação até dificuldades respiratórias, dores de cabeça, coluna e ATM.

Tratamentos

Quando o problema é diagnosticado na infância, é possível descartar a realização de uma cirurgia na vida adulta por meio do uso de aparelhos ortodônticos, que estimulam o crescimento correto dos ossos. No entanto, quando isso não é feito, a correção do retrognatismo e do prognatismo se dá por meio da cirurgia ortognática.

Nesse procedimento, o cirurgião reposiciona a maxila e a mandíbula do paciente, fazendo com que os ossos passem a ter o tamanho e posições ideais.

Os alinhadores servem para todos os tipos de mordida incorreta?

Os alinhadores transparentes são um dos diversos tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis no mercado. Entretanto, eles não são indicados para todos os tratamentos de má oclusão. Esse tipo de tratamento é indicado somente para casos de mordida cruzada anterior e mordida anterior leve.

Se você acha que não tem a mordida correta e gostaria de saber se é possível corrigir a sua oclusão com alinhadores, agende uma pré-avaliação com um especialista Smilink!

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!