O que é invisalign?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
O que é invisalign

Ter o sorriso dos sonhos parece algo trabalhoso e doloroso? Os aparelhos do tipo Invisalign provam que não! Invisalign é o aparelho do tipo alinhador invisível, que é formado por placas móveis transparentes, é uma opção de tratamento ortodôntico com a mesma funcionalidade dos outros modelos de aparelho dental, levar os dentes até a posição correta.

Muitas pessoas desconhecem as vantagens deste método que tem conquistado cada vez mais pacientes e que torna o sorriso muito mais bonito e alinhado. Confira a seguir todos os benefícios do Invisalign e descubra se esse aparelho ortodôntico é o ideal para você!

Qual a Diferença do Invisalign Para Outros Aparelhos Ortodônticos?

Existem muitas diferenças entre o Invisalign e os aparelhos ortodônticos comuns. É importante lembrar que os dois tratamentos são eficientes dependendo do caso clínico de cada paciente. Somente um dentista pode avaliar qual é o melhor método para alinhar o sorriso e oferecer o aparelho invisível como opção ao paciente. No entanto, o aparelho invisível costuma oferecer muitas vantagens em relação ao aparelho ortodôntico fixo.

 Material de Fabricação

O Invisalign é fabricado com um material flexível e transparente, que permite que todo o tratamento seja feito de forma discreta, sem prejudicar a aparência do paciente, pois as placas alinhadoras se tornam quase invisíveis nos dentes. Esse diferencial é muito procurado por jovens e adultos que não se sentem à vontade usando os aparelhos fixos convencionais, que costumam ter peças metálicas e que se tornam bastante visíveis no sorriso.

Mobilidade e conforto do modelo Invisalign

Ao contrário da maioria dos aparelhos dentais, o Invisalign é um aparelho móvel, e as placas que compõe o tratamento devem ser retiradas na hora das refeições e também para escovar os dentes e usar o fio dental. Essa praticidade torna o tratamento mais simples e confortável, pois quem usa um aparelho invisível não precisa evitar nenhum tipo de alimento e pode higienizar os dentes normalmente. 

Já os aparelhos ortodônticos fixos podem trazer dificuldades para a alimentação e a higienização oral, pois são frágeis e demandam cuidados durante o uso. Além disso, as peças do aparelho fixo podem causar pequenos machucados internos na boca, enquanto o aparelho invisível é confortável e não traz nenhum risco de desconforto. 

Tempo de uso do modelo invisalign

Antes de mais nada, é importante ressaltar que Invisalign é um modelo de alinhador transparente, também chamado de aparelho invisível e o tempo de tratamento, bem como a complexidade de casos tratados variam de marcas, mas em geral os tratamentos com aparelho invisível costumam ser mais rápidos do que com outros tipos de aparelho ortodôntico. Na Smilink, por exemplo, em média, cada paciente costuma usar o aparelho invisível por um período de 6 a 12 meses, enquanto aparelhos fixos convencionais costumam ser usados por 12 até 36 meses ou mais. É fundamental que, para ter o andamento rápido do tratamento, o paciente que usa o aparelho invisível siga todas as recomendações do dentista, que incluem usar as placas alinhadoras todos os dias durante 22 horas por dia.

No tratamento com o aparelho invisível da Smilink, também é importante que o paciente troque as placas invisíveis a cada 14 dias pelas novas placas que são fornecidas pelo dentista. Cada uma das placas exerce um tipo de leve pressão diferente nos dentes, levando o sorriso ao alinhamento desejado. Seguindo todas as recomendações, o tratamento termina exatamente no tempo que é planejado pelo dentista.

Tecnologia e previsibilidade do Invisalign

A tecnologia por trás da produção do aparelho invisível e do planejamento do tratamento ortodôntico com este tipo de aparelho traz mais segurança aos pacientes. Isso porque para produzir os alinhadores transparentes, o dentista produz um molde digital 3D de todo o sorriso do paciente, e coloca este molde em um software. O software então cria uma simulação de como o sorriso vai ficar ao final do tratamento, e o paciente então pode usar seu aparelho invisível sabendo qual será o resultado final. 

Além disso, por conta do molde digital 3D, cada aparelho invisível é fabricado sob medida para cada paciente, o que torna o aparelho mais confortável e eficiente, já que cada placa é feita exclusivamente para cada caso clínico.

Em quais casos esse aparelho é recomendado?

Mais uma vez, a complexidade dos casos tratados com o aparelho invisível do modelo Invisalign variam de acordo com a marca, em geral eles são indicados para casos simples e moderados, como é o caso da Smilink, indicado em situações como:

  • Apinhamento dental

  • Dentes separados

  • Dentes cruzados

  • Dentes para frente

 É sempre fundamental ter a primeira consulta com o dentista antes de escolher por qualquer método de alinhamento para o seu sorriso e verificar se as condições do seu caso são adequadas ao uso do aparelho invisível, na Smilink oferecemos chamada por videoconferência com um dentista Smilink, totalmente gratuita, para que ele avalie seu caso e esclareça como funciona a tecnologia do tratamento com aparelho invisível da Smilink, agenda já! esperamos por você! 

VEJA TAMBÉM

casos tratados com aparelho invisível

Casos tratados com aparelho invisível Smilink

Pensar em tratamentos ortodônticos hoje é algo mais viável e confortável. A tecnologia, com o passar dos anos, trouxe uma maior diversidade e a possibilidade perfeita para cada tipo de paciente e casos. Por isso, vamos esclarecer para quais casos o aparelho invisível pode ser utilizado.