Perdi meu alinhador, e agora?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
aparelho invisível alinhador

Ao iniciar um tratamento com alinhador invisível, grande parte ocorre em casa, sem a participação do ortodontista. A cada 14 dias, você substitui as antigas placas de alinhadores por novas. Então, suas visitas ao consultório para que o profissional acompanhe o avanço do tratamento ocorrerão, geralmente, a cada dois meses.

E é aí, na rotina, na correria do dia a dia, entre tantas atividades e responsabilidades, que pequenos acidentes, como perder seu alinhador, podem acontecer.

Antes de tudo, vamos entender os momentos recomendados para que você remova os alinhadores:

  • Ao comer ou beber algo (exceto água);
  • Ao realizar a higiene bucal, que inclui o uso de fio dental;
  • Após escovar os dentes, ao lavar e cuidar da limpeza das placas;
  • Em demais momentos que você julgar apropriados, desde que se respeite o uso médio de 22 horas diárias para alcançar o melhor resultado;

Dito isso, vamos pensar em situações que podem ocasionar a perda do alinhador – pausa para momentos de tensão…

Ou você retirou o alinhador para se alimentar ou para escovar os dentes. Há a possibilidade de que ocorra aquele milésimo de segundo que te faça esquecê-lo numa bandeja durante o almoço, no meio da praça de alimentação do shopping, ou até mesmo no banheiro de um restaurante.
E aí, já era. Segundos de distração e lá se vai um período do seu tratamento.

Tudo bem, temos indicações que podem te ajudar a agir nesse caso:

  • No mundo perfeito, você vai guardar seu alinhador na case todas as vezes que removê-lo. Essa é uma prática simples, mas que pode evitar que eles sejam quebrados ou perdidos;

Caso ele já tenha sido perdido, é importante prestar atenção a dois cenários:

  1. Você havia trocado de alinhador há pouco tempo? Então, volte a usar as placas alinhadoras da fase passada;
  2. Você estava a poucos dias de trocar de alinhador e passar para a próxima fase do tratamento? Então, avance para a etapa seguinte.

Em qualquer uma das situações, é importante consultar o atendimento ao paciente. Entre em contato com a nossa equipe e verifique qual é a melhor decisão. Se necessário, uma nova placa referente à fase do alinhador perdido será confeccionada e, nesse caso, será cobrado este valor adicional.

A movimentação dos dentes em direção ao alinhamento ocorre dia a dia, por isso é tão importante a troca de fases, para que novos alinhadores sigam corrigindo e posicionando a arcada dentária até que se observe 100% de eficácia no tratamento.

O que ocorre é que a tecnologia do material das placas de alinhadores combinado ao escaneamento perfeito para visualização dos dentes pré-início de tratamento são o match perfeito para entender exatamente quais dentes estão restringindo o sorriso perfeito e como eles devem se mexer para reverter esse quadro.

Os tratamentos, em geral, duram de seis meses a um ano, tempo suficiente para perder – ou não – algum de seus alinhadores durante o percurso. Do mais, será um processo sem grandes incômodos ou desconfortos, com estética imperceptível e liberdade para remover as placas quando quiser.

VEJA TAMBÉM

escaneamento 3D da arcada dentaria, feito pela dentista na clinica Smilink

Benefícios do Scan 3D

O escaneamento 3D dos dentes é o principal exame para que sejam feitos o planejamento do tratamento ortodôntico e confecção dos alinhadores transparentes. Conheça os benefícios dessa tecnologia.