Tenho interesse
O que o estresse causa nos dentes

O que o estresse pode causar nos seus dentes?

O estresse é uma resposta natural do nosso corpo, causado quando somos expostos a situações de ameaça, perigo ou desequilíbrio súbito. Ele pode ser temporário ou durar longos períodos, e é comum que todos nós tenhamos passado por algum momento de estresse em nossa vida, seja por uma mudança de emprego, pela chegada de um filho, por problemas financeiros ou mesmo por algum desentendimento com familiares.

Quando estamos sob estresse, nosso organismo apresenta vários sinais e, se não tratado, seu acúmulo pode causar inúmeros problemas físicos e psicológicos, como tensão muscular, dor de cabeça frequente, irritação, queda de cabelo e até mesmo problemas bucais.

Hoje você vai conhecer os principais problemas causados pelo estresse que interferem diretamente na saúde do seu sorriso e saber como é possível amenizar seus efeitos. Continue com a gente!

O Estresse e a Saúde Bucal

Embora passem despercebidos pela maioria das pessoas, os problemas relacionados à saúde bucal são muitos comuns em quem está constantemente estressado. Como resposta às situações que causam estresse, nosso corpo produz uma quantidade maior de cortisol, hormônio que, quando produzido em excesso, contribui para o enfraquecimento do nosso sistema imunológico. Além de causar o aparecimento constante de aftas, a maior quantidade de cortisol no organismo pode provocar periodontite, ou inflamação nas gengivas.

Uma das consequências comuns do estresse é a ingestão de alimentos ricos em açúcar que, quando aliados a uma higiene bucal mal feita, ajuda no aparecimento de cáries. Quem nunca devorou uma barra de chocolate enquanto estudava para uma prova difícil? Ao perceber o surgimento de qualquer um desses problemas, é muito importante procurar a orientação de um dentista.

Outro problema bucal que demanda bastante atenção é o bruxismo, muito comum nos consultórios odontológicos e que pode levar até mesmo à perda de dentes.

Bruxismo: Um dos Termômetros do Estresse

O bruxismo é caracterizado pelo ato de apertar ou ranger os dentes involuntariamente, em especial durante o sono. É uma condição associada principalmente ao estresse, já que uma das reações do organismo é estimular e contrair de forma excessiva os músculos da face.

A Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 40% da população brasileira sofre de bruxismo. Embora seja muito comum, tanto em crianças como em adultos, o bruxismo, quando não tratado, pode levar a desgastes severos nos dentes e, em casos mais graves, fraturas dentárias, além de contribuir com dores musculares e maior sensibilidade nos dentes.

Uma vez que essa condição é identificada, um dos tratamentos comuns é o uso de placas noturnas. Mesmo não interrompendo o bruxismo, essas placas aliviam as dores e amenizam o desgaste provocado nos dentes. As placas noturnas não devem ser confundidas com as placas utilizadas no tratamento com alinhadores transparentes, como o da Smilink, que não são indicadas para corrigir o bruxismo e têm finalidade estética.

Roer Unhas Também Podem Prejudicar Seu Sorriso!

Este também é um hábito muito comum de quem sofre com o estresse. Apesar de roer as unhas ser o mais perceptível, já que fica visível nas mãos, há ainda quem morda pequenos objetos em situações de nervosismo, como tampas de caneta ou lápis. Esta prática não só pode fazer com que seus dentes fiquem tortos, mas também causar outros problemas de saúde.

Ao roer as unhas ou morder objetos, os dentes sofrem uma pressão contínua que podem provocar, além do desalinhamento da arcada dentária, desgaste do esmalte, fraturas ou fissuras que facilitam a formação de cáries e aumentam a sensibilidade, causando dores após o contato com alimentos muito quentes ou muito frios.

Nem é preciso falar que nossas unhas estão repletas de bactérias, que podem ficar alojadas na gengiva e levar a inflamações ou irritações, além de serem ingeridas e poderem causar problemas gastrointestinais.

Se você costuma roer as unhas com frequência, algumas dicas podem ajudar a eliminar este hábito e preservar o seu sorriso mesmo em situações de estresse, como manter as unhas sempre cortadas e passar produtos que impeçam de levar os dedos à boca, que geralmente têm sabores bem amargos e tornam a experiência de roer unhas algo bem desagradável.

Como Tratar os Problemas Bucais Causados Pelo Estresse?

Qualquer tipo de problema bucal deve ser sempre tratado por um dentista, que pode também orientar o paciente a realizar acompanhamento psicológico para amenizar os efeitos do estresse sobre os dentes. Além desse tipo de ajuda, pequenas ações podem contribuir muito na diminuição do estresse e no aumento da qualidade de vida, como a prática regular de exercícios físicos, meditação e atividades que deem prazer.

Apesar de não tratarem diretamente a causa dos problemas, tratamentos ortodônticos que têm como finalidade alinhar o sorriso podem contribuir para o aumento da autoestima e qualidade de vida. O tratamento oferecido pela Smilink, por exemplo, utiliza tecnologia de ponta para corrigir desalinhamentos provocados pelo bruxismo, pelo hábito de roer unhas ou por outras causas, devolvendo um sorriso completamente harmônico.

Este tratamento é feito a partir da colocação de placas praticamente invisíveis, que são substituídas de acordo com a orientação do dentista. Além de muito mais discretos que os aparelhos convencionais, os alinhadores transparentes da Smilink facilitam a higienização, são bem mais confortáveis e oferecem um resultado final muito mais satisfatório.

Por meio da tecnologia de escaneamento 3D da arcada dentária, realizado na fase de avaliação, o dentista consegue definir a movimentação exata que cada dente deve fazer, qual o resultado esperado e como devem ser confeccionadas as placas que serão utilizadas durante todo o tratamento. Com a ajuda de um software, é possível saber exatamente como seu sorriso ficará após a utilização dos alinhadores transparentes.

Além de ser até 50% mais rápido que os aparelhos fixos tradicionais, o tratamento da Smilink costuma ter um custo menor, já que o valor é fixo e tem todas as manutenções inclusas.

Se seu desejo é ter um sorriso alinhado de forma prática, rápida e acessível, conheça todos os detalhes do tratamento ortodôntico com alinhadores transparentes da Smilink!

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!