Protéticos na odontologia digital

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
protéticos na odontologia digital

No dia 5 de novembro é comemorado o Dia do Protético. A data celebra a profissão de protético, que é um especialista em desenvolver aparelhos, moldes, implantes e próteses dentárias. No passado, essas tarefas eram ligadas à profissão de dentista, mas hoje, os protéticos já são reconhecidos no Brasil há décadas e possuem um papel fundamental na odontologia.

Para tornar essa data ainda mais especial, convidamos alguns protéticos da Smilink para contarem sobre como iniciaram suas carreiras e seu trabalho hoje para realizar o sonho de quem busca um sorriso mais bonito.

O que um protético faz?

O protético tem como objetivo em sua carreira desenvolver formas de cuidar e reabilitar a saúde bucal dos pacientes, promovendo mais saúde e qualidade de vida por meio da confecção de peças e próteses de tratamentos dentários.

Esse profissional trabalha em laboratórios, desenvolvendo todo tipo de produtos e ferramentas necessárias para um tratamento ortodôntico, desde os próprios moldes da arcada dentária do paciente, até o aparelho em si, seja ele fixo ou um alinhador invisível. As primeiras próteses dentárias foram desenvolvidas no século XVIII, mas hoje os protéticos já trabalham com muito mais tecnologia, desenvolvendo tratamentos de ponta.

Alguns tipos de modelos que podem ser confeccionados pelo protético são:

  • Implantes
  • Próteses fixas e removíveis
  • Aparelhos ortodônticos fixos e móveis
  • Moldes 
  • Placas de bruxismo
  • Facetas de porcelana
  • Alinhadores invisíveis

No tratamento com aparelho invisível, o protético é o responsável pela impressão 3D das placas alinhadoras, responsáveis pelo alinhamento dos dentes do paciente. Essa evolução da tecnologia tornou o trabalho do protético muito mais prático e preciso. Agora, com os recursos 3D, o protético consegue desenvolver aparelhos totalmente personalizados para cada paciente.

Protéticos na odontologia digital

Na Smilink, os protéticos lidam com ferramentas de alta tecnologia para desenvolvimento do aparelho invisível de cada paciente. Uma de nossas profissionais, a protética Paloma, conta que sempre foi apaixonada por odontologia e por isso seguiu essa profissão:

“Fiz o técnico em prótese dentária e hoje curso odontologia. Fazer o curso me faz poder participar na construção de novos sorrisos”

Paloma Gonçalves – Protética na Smilink

Já a protética Sandra conheceu a profissão por meio de seu irmão, que atua na área:

“Tenho um irmão protético e desde quando ele fazia o curso fui acompanhando e me interessando cada vez mais por essa área até ter a oportunidade de fazer o curso também. Através do meu irmão fiquei sabendo da existência da Smilink e consequentemente surgiu a oportunidade de me ingressar”.

Sandra – Protética na Smilink

Sandra também fala sobre sua experiência trabalhando com a tecnologia que desenvolve aparelhos em 3D: “eu não conhecia essa tecnologia, mas me chamou muita atenção pela rapidez e pela perfeição com que podemos confeccionar o aparelho invisível”.

A profissional Jéssica já havia usado aparelhos ortodônticos para corrigir o próprio sorriso, mas quando começou a trabalhar na Smilink também conta que ficou fascinada pela tecnologia:

“Usei aparelhos tradicionais por muito tempo, não conhecia essa tecnologia, logo de cara descobri que eles são o futuro da ortodontia, no sistema antigo é muito demorado e evasivo, sem falar na falta de estética, o resultado do aparelho invisível é excepcional”.

Jéssica – Protética na Smilink

Jéssica também contribuiu com o tratamento dos pacientes da Smilink desde o início da confecção nacional do aparelho invisível da empresa: “Comecei em novembro de 2019 e colaborei para a criação do laboratório, juntos desenvolvemos vários teste para chegar a um padrão de alinhadores. No início, fazíamos somente as placas de clareamentos e contenções e hoje confeccionamos também os alinhadores”.

A Smilink deseja aos protéticos de nossa equipe e a todos os profissionais dessa área no Brasil muito sucesso em sua trajetória para transformar sorrisos!

VEJA TAMBÉM

casos tratados com aparelho invisível

Casos tratados com aparelho invisível

Pensar em tratamentos ortodônticos hoje é algo mais viável e confortável. A tecnologia, com o passar dos anos, trouxe uma maior diversidade e a possibilidade perfeita para cada tipo de paciente e casos. Por isso, vamos esclarecer para quais casos o aparelho invisível pode ser utilizado, vem conferir!