Tenho interesse
aparelho móvel

Saiba como funciona o tratamento com aparelho móvel e quais são as vantagens

O aparelho móvel é uma alternativa muito eficaz para quem procura um tratamento ortodôntico discreto e cheio de facilidades. Por ser removível, é muito mais prático, higiênico e de fácil adaptação, porém os resultados para um sorriso mais bonito também dependem muito do empenho do paciente no uso correto desse aparelho. 

Existem ainda vários modelos de aparelhos móveis, cada um para uma finalidade e etapa do tratamento específica. Neste texto, separamos tudo que você precisa saber sobre o aparelho móvel, quando ele é recomendado, as principais vantagens desse modelo e muitas dicas práticas para tornar o seu tratamento mais eficaz e confortável. Confira!

O que é o aparelho móvel?

O aparelho móvel é uma alternativa prática e confortável para quem deseja conquistar o tão sonhado sorriso alinhado. Diferente dos modelos de aparelho fixo, a movimentação dentária com um aparelho móvel é menos intensa. Por esse motivo, a principal função desse aparelho é corrigir problemas ortodônticos mais simples, como por exemplo, dentes tortos, encavalados ou mordida aberta. 

Os modelos mais simples de aparelho móvel podem ser utilizados sozinhos, principalmente na infância, ou de forma complementar ao aparelho fixo. No primeiro caso, entre os 6 e 12 anos de idade, quando os ossos da face ainda estão em desenvolvimento, ele exerce o papel de “guia” e ajuda a orientar o crescimento correto da mandíbula e da maxila, a fim de impedir problemas futuros. Já quando é utilizado após o tratamento com o modelo fixo, o objetivo é conter os movimentos naturais da arcada e manter os resultados obtidos.

Além disso, os modelos mais novos, os chamados alinhadores transparentes, ainda mais práticos e estéticos, são os substitutos perfeitos para os aparelhos fixos. Com uma tecnologia avançada que mapeia todo o processo, do início ao fim do tratamento, esse modelo proporciona resultados muito rápidos, com ótimo custo-benefício e atende desde os casos mais simples aos mais complexos.  

Vale ressaltar que, justamente por serem removíveis, o sucesso do tratamento com os modelos de aparelho móvel dependem diretamente da disciplina do paciente durante o uso. Utilizá-lo pelo tempo adequado, manter os cuidados na hora da higiene, no armazenamento e na alimentação, são passos essenciais para um bom resultado. 

Quais as vantagens de usar o aparelho móvel?

Dentre as maiores vantagens dos aparelhos móveis, uma das que mais se destaca é a facilidade de higienização, um ponto que  costuma  ser problemático para muitos pacientes que utilizam modelos de aparelho fixo. Justamente por serem removíveis, é fácil alcançar toda a área dos dentes durante a escovação e passar o fio sem dificuldades. Além disso, a higienização do próprio aparelho também costuma ser muito simples. 

Outro ponto importante para quem opta por esse tipo de aparelho é a facilidade na alimentação. Ao retirá-lo para comer, você garante que resíduos de comida não fiquem acumulados na estrutura do aparelho e não precisa se preocupar na hora de mastigar algum alimento mais duro ou com muita concentração de corantes. 

A estética também é uma grande vantagem dos aparelhos móveis. Sem as estruturas como os bráquetes e ligaduras, a aparência do sorriso é minimamente modificada durante o tratamento. Isso sem contar que é possível retirá-lo para eventos ou por alguns minutos para tirar fotos, o que garante o sorriso natural sempre que necessário.

Quando o uso do aparelho móvel é indicado?

Como comentamos anteriormente, a depender do modelo de aparelho móvel utilizado, ele não serve apenas para alinhar os dentes, mas também pode ser utilizado para movimentar a arcada dentária ou para conter tais movimentos, após o uso do aparelho fixo. Portanto, existem alguns casos distintos em que o modelo móvel é indicado:

  • correções ósseas durante a fase de crescimento;
  • evitar mordida cruzada e problemas graves causados pela má oclusão;
  • corrigir a oclusão dentária;
  • fins estéticos de alinhamento dos dentes;
  • outras movimentações e correções na arcada dentária;
  • melhorar problemas na respiração, fala, mastigação e deglutição;
  • contenção após o uso do aparelho fixo.

Apesar de possuir muitos benefícios e ser apropriado para diversos casos diferentes, o aparelho móvel pode não ser o mais indicado para todas as situações. Apenas o profissional ortodontista, após uma avaliação cuidadosa do caso e das queixas do paciente, poderá concluir se o uso do aparelho móvel se encaixa no tratamento e qual o modelo mais indicado para cada caso.

Quais os tipos de aparelho móvel?

Assim como os modelos fixos, os aparelhos móveis também possuem alguns modelos diferentes. Para que possam cumprir com excelência suas funções durante o tratamento ortodôntico, a estrutura de cada tipo de móvel foi pensada especificamente para uma finalidade. 

No mercado, é possível encontrar desde os modelos mais simples, o tradicional com pequenos fios metálicos, até os alinhadores estéticos transparentes, que são quase imperceptíveis durante o uso. Veja abaixo os principais tipos de aparelhos móveis: 

Extrabucal

O extrabucal, popularmente chamado de “freio de burro”, é um dos modelos mais antigos de aparelho móvel. Ele leva esse nome justamente por possuir uma estrutura que também fica por fora da boca, feito com uma cinta de nylon que se apoia atrás do pescoço ou da cabeça e um arco facial externo.

Esse modelo, normalmente recomendado para crianças em fase de desenvolvimento, é utilizado para controlar o crescimento da arcada superior e movimentar os dentes superiores para trás. Em casos menos comuns, também é indicado para tratar dentes apinhados, a fim de evitar a extração de dentes permanentes. 

Transparente

Os modelos de aparelho móvel transparente, também conhecidos como alinhadores invisíveis, são a opção mais moderna em termos de tratamento ortodôntico. Confeccionado em material translúcido, esse modelo é praticamente imperceptível na boca, como uma espécie de capa que reveste os dentes. 

Com uma tecnologia 3D que fabrica os alinhadores sob medida para cada paciente, os aparelhos transparentes podem ser usados tanto para fins estéticos de alinhamento dos dentes, quanto para correções de problemas mais sérios da arcada. O tratamento acontece de forma gradual, com a troca das placas alinhadoras a cada duas semanas, estimulando um movimento progressivo da arcada. 

Funcional

Um dos tipos mais comuns de aparelho móvel, o modelo funcional é a principal indicação para casos em que há arcada inferior recuada ou problemas de mordida aberta. Esse aparelho é frequentemente usado em crianças e adolescentes em que a dentição ainda está sendo desenvolvida. 

Geralmente, o aparelho funcional possui uma parte em resina colorida, que é encaixada no céu da boca e uma estrutura metálica fina, que envolve a superfície dos dentes superiores. Essa estrutura é responsável por estimular, inibir ou direcionar o crescimento e o posicionamento correto da arcada dentária sobre a maxila ou mandíbula. 

Contenção

Feita de acrílico incolor, a contenção móvel é utilizada sempre ao final do tratamento ortodôntico com aparelhos fixos. Ela é usada principalmente nos dentes superiores, por um tempo indeterminado, tudo vai depender da estrutura óssea do paciente e da indicação do profissional. 

O aparelho móvel de contenção serve para impedir a movimentação natural dos dentes na arcada e manter os resultados obtidos durante o processo, prevenindo um novo desalinhamento. Uma vez que os lábios, a língua e o osso do maxilar necessitam de tempo para se acostumar com as mudanças realizadas pelo tratamento ortodôntico, o não uso adequado da contenção pode fazer os dentes voltarem ao ponto inicial e demandar um novo tratamento. 

5 dicas para cuidar do seu aparelho móvel

Embora os cuidados com o aparelho móvel sejam mais simples, o tratamento também requer muita responsabilidade. Além do comprometimento com o uso correto do dispositivo, que depende inteiramente do paciente, assim como em qualquer outro tratamento ortodôntico, a higiene é um fator primordial para se obter bons resultados. 

Para te ajudar nos cuidados com o seu aparelho móvel, separamos alguns hábitos simples e indispensáveis para o sucesso do seu tratamento, confira: 

1. Higienize todos os dias

Mesmo sem acumular restos de comida, como nos modelos de aparelho fixo, a higienização correta do aparelho móvel é fundamental para eliminar o tártaro e bactérias que podem se acumular no dispositivo. Para isso, basta utilizar sua escova e o creme dental, em movimentos de varredura, e enxaguar com bastante água, pelo menos uma vez ao dia. Para potencializar a limpeza, você também pode mergulhar o aparelho em um copinho com enxaguante bucal. 

2. Escove os dentes antes de recolocar o aparelho

Escovar os dentes antes do uso do aparelho também é muito importante para evitar a proliferação de bactérias e a formação de uma crosta de resíduos no aparelho. Portanto, antes de recolocá-lo após as refeições, realize a higiene bucal completa, com escovação e fio dental para garantir uma boa limpeza. 

3. Guarde adequadamente no estojo

E nada de deixar seu aparelho móvel por aí, nem enrolado no papel guardanapo, o local adequado para o guardar é sempre no estojo original. Assim, você evita perdê-lo e deixá-lo em contato com superfícies que podem não ter sido higienizadas corretamente. 

4. Disciplina durante o tempo de uso

Justamente por poder ser retirado a qualquer hora, a disciplina dos pacientes é fundamental para que se obtenham bons resultados no tratamento com os aparelhos móveis. O dispositivo deve ser usado o maior tempo possível e, inclusive, para dormir. Ficar muitos dias sem usar o aparelho, além de prolongar o tempo de tratamento, também pode ocasionar a movimentação dos dentes e fazer com que o acessório não encaixe mais na arcada. 

5. Atente-se ao período de adaptação

O período de adaptação, nas primeiras semanas de uso do aparelho, pode ser estranho e desconfortável para falar ou fechar a boca corretamente. Porém é nesse momento em que é preciso insistir para criar uma rotina eficaz com o dispositivo.

Ao longo deste texto falamos sobre o que é o aparelho móvel, quais os principais modelos e quando são indicados, além de dicas práticas para cuidar do acessório e garantir o sucesso do seu tratamento ortodôntico. 

Agora que você já conhece mais sobre o tema, que tal conhecer os alinhadores transparentes da Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!