Tenho interesse

Saiba como ter um sorriso harmônico e quais os benefícios para além da estética

Dentes feios são um dos maiores impulsionadores que levam as pessoas a um consultório odontológico. Ter um sorriso bonito e alinhado é a meta da maioria das pessoas. Porém, diferente do que muitos pensam, o segredo do sorriso harmônico não está somente na escovação e na visita regular ao dentista.

Quer saber mais sobre o que deixa os dentes feios e o que fazer para ter um sorriso harmônico? Continue a leitura para descobrir isso e muito mais!

O que deixa os dentes feios?

A causa para dentes feios pode ser por diversos fatores ou o conjunto deles. Alguns dos motivos mais frequentes para esse problema são:

  • má escovação;
  • falta do uso de fio dental;
  • alimentação.

Como ter um sorriso harmonioso?

Além de ter uma boa higienização bucal para manter os dentes saudáveis, existem procedimentos específicos para melhorar a estética e harmonia do sorriso. Selecionamos alguns tópicos sobre os principais procedimentos para ter um sorriso harmonioso:

Aparelhos ortodônticos

Antes de pensar em tratar a coloração dos dentes é necessário ter o sorriso alinhado. Para isso, o uso dos aparelhos ortodônticos é o mais indicado. Isso porque eles alinham o sorriso e ajudam a prevenir perdas dentárias. Existem diversas opções de aparelhos ortodônticos, onde os principais são:

  • Aparelho fixo: são os mais comuns e vistos com mais frequência. Esse aparelho fica colado nos dentes por meio de braquetes e fios de metal. Podem ser de materiais como porcelana, aço inox ou policarbonato;
  • Aparelho móvel: diferente do aparelho fixo, este não é colado nos dentes, apenas encaixado. Exercendo pressão também nos ossos do maxilar, tem como principal função posicionar a arcada dentária;
  • Aparelho extrabucal: exercendo ação ortopédica, esse tipo de aparelho auxilia no controle dos ossos da face;
  • Alinhadores transparentes: são alinhadores removíveis para a correção dos dentes. Entre diversas vantagens, as principais são: ser muito confortável, discreto e praticamente invisível.

Próteses e implantes

Primeiramente é necessário entender qual a diferença entre prótese e implante, a prótese substitui apenas a parte visível do dente (a coroa). Já o implante traz, inclusive, uma nova raiz.

No geral, os dois procedimentos (prótese e implante) cumprem os mesmos objetivos. São responsáveis por substituir um ou mais dentes perdidos, independente do motivo que levou a perda ou extração do dente. Além de estética, também garante maior saúde bucal, melhorando a qualidade da mastigação e da fala.

Entre as próteses, existem dois modelos principais: próteses fixas e móveis. Cada modelo tem características específicas. Confira:

  • Próteses móveis: A principal característica desse modelo é o fato de ser removível, o que facilita sua higienização. Porém, é normal sentir uma certa insegurança ao optar por este modelo mesmo tendo um custo menor. Isto porque a prótese pode se mover ao falar, sorrir ou comer. 
  • Próteses fixas: Ao contrário do modelo acima, este traz mais segurança para o paciente, justamente por ser fixa. Mesmo tendo seu custo um pouco maior em relação ao tratamento com próteses móveis, o resultado pode ser mais satisfatório ao paciente. Entretanto, pode ser necessário realizar o desgaste de algum dente saudável para acomodar melhor a prótese.

 

Clareamento dental

Uma forma simples de explicar, o clareamento dental é um tratamento para tornar os dentes mais brancos. É um procedimento seguro e confiável realizado pelo dentista.

O efeito do clareamento dental pode permanecer por 1 a 3 anos caso o paciente mantenha os cuidados necessários e uma boa alimentação. Pode ser feito um tratamento de retoque anual, para que não haja mudanças na coloração dos dentes.

Lentes ou facetas

As lentes e facetas são indicadas para realizar alterações na estética do seu sorriso, como:

  • volume dos dentes;
  • forma;
  • cor;
  • textura.

Por serem mais finas, as lentes de contato dentais são frequentemente indicadas para pequenas alterações na forma do dente. A principal diferença entre as lentes de contato e as facetas dentais é a espessura. Ambas são ultra finas, porém, as facetas possuem uma espessura maior em comparação com as lentes de contato dentais.

Dependendo do objetivo do paciente, o profissional avaliará alguns fatores para auxiliar na escolha entre as duas opções. Por exemplo:

  • existência de restaurações nos dentes;
  • alteração de cor;
  • inclinações dos dentes que precisam ser corrigidas (por meio do tratamento ortodôntico) antes da colocação das lentes ou facetas.

Como cuidar do seu sorriso?

Já sabemos a importância e o poder que um sorriso tem quando falamos de autoestima e redução do estresse, além de melhorar positivamente seu bem-estar. Uma boa saúde bucal vai muito além de só ter dentes bonitos. É necessário ter os devidos cuidados para estar em boa saúde e um bom sorriso. Veja as dicas que separamos para você:

Higienização adequada

Para ter uma boa higienização, é de extrema importância escovar os dentes e passar o fio dental, pois são ações necessárias que ajudam na sua saúde bucal. É recomendável durante a escovação, que a escova seja utilizada nos dentes, na língua e nas gengivas. Permitindo assim, uma limpeza mais completa.

Apenas é necessário se atentar a escolha da escova ideal. Para isso, o uso de escova de cerdas macias é indicado, já que certas áreas da sua boca são mais sensíveis, especialmente as gengivas.

Vá ao dentista regularmente

É fundamental manter a visita regular ao dentista, a cada três ou seis meses. Isso garante que a estética e saúde do seu sorriso seja analisada e acompanhada de perto por um profissional. Evitando possíveis problemas ou incômodos.

Troque sua escova no tempo correto

O tempo adequado para realizar a troca da sua escova é a cada três meses. Garantindo uma higiene bucal melhor, já que, além das cerdas ficarem gastas, se acumulam bactérias e germes entre elas.

É importante consultar seu dentista para saber quais hábitos de higiene se adequam melhor às suas necessidades. Para que ele possa analisar a fundo o seu sorriso e recomendar as melhores ações preventivas para a sua realidade.

Evite fumar

Sabemos que além da saúde bucal, fumar é muito prejudicial para a saúde como um todo. No entanto, muitas pessoas não conhecem os problemas e dificuldades que o cigarro traz para a saúde bucal.

E pode ser muito perigoso não conhecer os males que o hábito de fumar pode trazer a sua saúde como um todo. Já que os males dentários são mais cotidianos e rápidos em afetar a saúde bucal de um fumante, portanto, existem riscos mais urgentes do ato de fumar.

Alguns males que o hábito de fumar traz:

  • mau hálito;
  • dentes amarelados;
  • câncer na boca;
  • doença gengival;
  • problemas no paladar.

Cuidado com sua alimentação

É de extrema importância evitar alguns consumos exagerados como: 

  • açúcar;
  • refrigerantes;
  • cafés;
  • chás. 

Não tem problema se deliciar com essas bebidas e doces se fizer isso de forma controlada e não cotidiana. Isso porque, consumi-los em grandes quantidades e várias vezes ao dia representa um risco à estética e saúde da sua boca, podendo trazer várias complicações como cáries, desgaste e até perda de alguns dentes.

Qual a importância dos dentes além da estética?

Além de serem diretamente ligados à estética, os dentes têm um dever muito maior do que esse. São responsáveis por conseguirmos nos alimentar corretamente e nos comunicar. Manter a saúde bucal também é importante para evitar diversos problemas como:

Dificuldades na mastigação

A dificuldade de mastigação pode ser resultado de alterações físicas na boca, queixo ou língua, mas, também pode ser um efeito causado por outros tipos de problemas. Dentre eles, estão:

  • mordida aberta;
  • dentes acavalados;
  • feridas;
  • dor ou inflamação;
  • boca seca causada por uso medicamentos;
  • doença na gengiva;
  • cáries dentárias;
  • perda de dentes.

Cáries e gengivite

Ela acontece quando não é realizada uma boa escovação, deixando restos de alimento entre os dentes e gerando a placa bacteriana. Principalmente causada por uma dieta rica em açúcares.

Com isso, são formados ácidos quando o açúcar entra em contato com a placa bacteriana, levando o dente a ter perda de minerais e criando cáries ou causando gengivite.

Problemas respiratórios

Diversos problemas respiratórios fazem com que a gente respire pela boca, provocando uma passagem de ar indevida. Diante disso, ocorre uma diminuição na produção de saliva e ressecamento dos lábios. Ficando mais vulnerável a desenvolver problemas como cáries, gengivite e problemas periodontais.

Se pensar no longo prazo, as consequências podem ser bem piores. Algumas dessas consequências são dentes tortos e/ou amontoados, mordidas cruzadas ou abertas, entre muitos outros.

Pensando nisso, é de extrema importância que você cuide muito bem dos seus dentes. Um dos procedimentos mais comuns em relação à saúde bucal e um sorriso bonito, é o alinhamento do seu sorriso.

Uma forma bastante popular e muito indicada, é o tratamento com alinhadores transparentes. Por ser um tratamento ortodôntico rápido, confortável e praticamente invisível, é um dos mais escolhidos para quem quer manter a estética mesmo durante o tratamento ortodôntico.

Ao longo deste texto dissemos que os dentes feios são aqueles considerados desarmônicos e amarelados. Por isso, dissemos que se você deseja ter um sorriso harmônico e ter muito mais confiança ao sorrir, o ideal é que você mantenha alguns cuidados essenciais, tais como: higienização adequada, evitar alimentos e bebidas que podem pigmentar o esmalte dentário e buscar por tratamentos ortodônticos, como os alinhadores transparentes. 

Agora que você entende a importância de cuidar dos seus dentes e uma ótima opção para alinhar o seu sorriso, que tal conhecer mais sobre os alinhadores transparentes?

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!