Ao terminar de usar todos os seus alinhadores transparentes, você deve ter percebido que seus dentes estão alinhados e seu sorriso está harmônico, certo? Porém o tratamento ainda não terminou! Após o alinhamento, o uso da contenção garante que os dentes não voltem a entortar.
Quer saber mais sobre essa etapa essencial do seu tratamento? Neste texto diremos o que é a contenção ortodôntica e qual a sua função. Posteriormente, diremos como você deve a utilizar, por quanto tempo e quais os cuidados com seu aparelho. Por fim, explicaremos como você pode solicitar um novo par de contenções. Confira mais a seguir:
O que é a contenção ortodôntica?
Como dissemos na introdução, o processo de alinhamento dos dentes não termina ao final da troca de alinhadores. Após essa etapa, o uso da contenção é essencial. Isso porque, enquanto o aparelho dental realiza movimentações dentárias, a contenção ajuda a manter os dentes na posição correta.
Isso acontece porque, mesmo depois da idade adulta, o corpo está em constante estado de transformação, e quando obrigamos o organismo a realizar movimentações dentárias é normal que ele adquira resistência ao processo.
Além disso, a estabilidade do resultado ortodôntico também pode fazer com que os dentes voltem a entortar. O motivo disso é que os ligamentos periodontais que existem ao redor da raiz dos dentes, além de garantir sustentação sensorial possuem uma “memória” da posição dos dentes, por isso, para evitar as movimentações o uso do aparelho de contenção é necessário.
Qual a função da contenção?
Como já mostramos anteriormente, a contenção é essencial para manter os resultados conquistados durante o tratamento com os alinhadores transparentes.
Veja o nosso vídeo “Para que serve a contenção”:
Quais os tipos de aparelho de contenção?
Agora que você já sabe o que é e qual a função das contenções, veja quais os diferentes modelos:
Fixa
Esse modelo de contenção normalmente é usado apenas na arcada inferior, pois eles têm maior propensão de entortarem. Colocado de forma semipermanente ou permanente, o aparelho é composto por um fio fino de aço colado atrás dos dentes inferiores, tornando-a assim invisível quando o paciente sorri. O aparelho se adapta facilmente na arcada dentária e não interfere na fala.
Apesar disso, para quem usa a contenção fixa é essencial o cuidado redobrado com a higienização dos dentes, pois como ela não é removível ela pode atrapalhar o uso de fio dental e o acesso da escova de dente à superfície total dos dentes. Existem dois tipos de contenção fixa:
Reta
A contenção fixa reta é composta por um fio de aço que liga um dente ao outro de forma horizontal. Colada com o auxílio da resina, ela dificulta a correta higienização, uma vez que, para que a pessoa possa passar fio dental corretamente, ela exige o uso de produtos específicos.
Ortodôntica higiênica
A contenção fixa ortodôntica, diferente do modelo anterior, permite que o paciente use o fio dental normalmente, graças ao seu desenho ondulado. Apesar disso, esse formato pode também acumular resíduos de alimentos e incomodar a língua.
Móvel
O aparelho de contenção móvel é praticamente idêntico ao aparelho móvel tradicional. Esse modelo pode ser usado para os dentes superiores e para os inferiores e é mais atrativo devido a praticidade de uso. O seu ponto negativo é que, justamente por serem removíveis, o paciente pode se esquecer de o colocar e, dessa maneira, atrapalhar os resultados do tratamento. Existem diferentes tipos de contenção móvel:
Acetato
Fabricado em acetato transparente, o modelo se assemelha muito com um alinhador transparente. Além disso, ela é usada também por pessoas em tratamento para bruxismo e para aliviar as pressões sobre a articulação temporomandibular.
Hawley e de Begg
Esse é o modelo mais popular no Brasil, muito semelhante ao aparelho móvel tradicional. Com ele, o céu da boca fica recoberto por uma placa de acrílico enquanto o fio de aço contorna a frente dos dentes (o que o torna perceptível durante o uso). Além de auxiliar a conter a movimentação dos dentes, esse aparelho é usado no tratamento de mordida profunda.
Transparente
Por fim, as contenções da Smilink são fabricadas com material semelhante ao dos alinhadores. Enquanto o alinhador é produzido com material ClearQuartz™, que é essencial para as movimentações dentárias, a contenção é fabricada com Zendura, um material mais resistente e que garante mais eficácia contra as movimentações não planejadas.
Quais são as vantagens em usar o aparelho de contenção?
Como dissemos anteriormente, a maior vantagem em usar a contenção é preservar os resultados obtidos ao longo do tratamento. Dessa forma, tanto o dentista quanto o paciente têm muito mais segurança de que os dentes não voltarão a se movimentar e a harmonia do sorriso seja mantida.
Além disso, o modelo de contenção escolhido pode também auxiliar muito no conforto e discrição nessa etapa do tratamento. Por isso, o ideal é conversar com o dentista responsável pelo seu tratamento para entender qual a melhor opção para você.
Como usar a contenção da Smilink corretamente?
Durante os três primeiros meses, o uso da contenção Smilink é idêntico ao uso dos alinhadores transparentes. Por isso, use-a por, no mínimo, 22 horas por dia e retire-a para se alimentar ou escovar os dentes. Após esse período, use as contenções por 8h (preferencialmente, enquanto você dorme).
Qual o valor da contenção?
O valor da contenção da Smilink já está incluso no seu tratamento com alinhadores transparentes. Porém, caso você precise de novos pares após os primeiros meses de uso, entre em contato com a Equipe de Cuidado ao Paciente para saber quais são os custos.
O dentista deve acompanhar o uso das contenções?
O uso das contenções não precisa ser acompanhado pelo dentista! Por isso, é essencial que você use o aparelho corretamente e, caso sinta algum desconforto, entre em contato com a Equipe de Cuidado ao Paciente.
Quais cuidados você deve ter com sua contenção?
Da mesma forma que é essencial manter os cuidados com seus alinhadores transparentes durante o tratamento, você deve também ter atenção ao usar as suas contenções para garantir a eficácia e durabilidade do aparelho. Veja algumas dicas a seguir:
- a contenção é removível e deve ser retirada para comer, escovar os dentes e praticar esportes;
- nunca coloque o aparelho em água quente, pois ela pode alterar o seu formato e, consequentemente, a eficácia;
- não deixe a contenção exposta à luz solar direta;
- armazene sua contenção sempre na case, assim você evita perdas ou que ela fique exposta a sujeiras.
Além disso, é primordial higienizar corretamente as contenções, para isso apoie o aparelho na palma da mão e limpe-a com uma escova de cerdas macias, enxaguando em seguida com água em temperatura ambiente. Lembre-se também que alguns cremes dentais contêm elementos abrasivos ou químicos que podem alterar a transparência do material, por isso durante a limpeza o ideal é utilizar um enxaguante de coloração clara.
Veja mais dicas para limpeza dos alinhadores e da sua contenção Smilink no vídeo:
Como solicitar uma nova contenção Smilink?
Mesmo que você cuide muito bem das suas contenções é normal que elas amarelem e se desgastem ao longo do tempo. Por essa razão, após os três primeiros meses de uso, solicite um novo par.
Após, esse período, novas contenções devem ser solicitadas a cada seis meses, ou, principalmente, caso as placas apresentem fragilidade, danos ou alteração no formato, o que compromete a eficácia da contenção. Para isso, entre em contato com a Equipe de Cuidado ao Paciente pelo aplicativo Smilink.
Ao longo deste texto mostramos que o uso de contenção após o alinhamento dos seus dentes é primordial para que você garanta que os resultados obtidos ao longo do tratamento sejam mantidos. Por isso, apresentamos também alguns cuidados que todos devem ter com o aparelho e como solicitar um novo par de contenções para a Smilink.
Gostou de entender como funciona esse momento do tratamento Smilink? Então não deixe de conversar com nossos dentistas sobre os alinhadores transparentes!