Conquistar um sorriso alinhado e branquinho é o sonho de muitas pessoas. Para chegar nesse resultado existem vários caminhos, desde tratamentos com aparelhos ortodônticos até a aplicação das famosas lentes de porcelana. Um dente de porcelana apresenta muitas vantagens, desde a durabilidade, resistência e, claro, os resultados estéticos impecáveis.
Se você também está em busca do sorriso perfeito e quer saber mais sobre as opções disponíveis no mercado, acompanhe a leitura com a gente! Neste texto falaremos sobre o que são os dentes de porcelana, para quando são indicados, além de todas as etapas de colocação e as vantagens associadas a esse tratamento. Confira.
O que é um dente de porcelana?
Um dente de porcelana é basicamente o nome dado a uma prótese ortodôntica confeccionada em porcelana. Essa prótese pode ser total ou parcial, como as lentes que recobrem por inteiro um ou mais dentes, ou uma prótese única, também chamadas de coroas dentárias. Essa última, é uma espécie de capa de cerâmica que serve para recobrir um dente danificado, que passou por um tratamento de canal, por exemplo.
De forma geral, a porcelana é utilizada principalmente para restaurar e repor um dente faltante, ou de maneira estética, para recobrir os dentes e dar um aspecto mais harmônico ao sorriso. Este é o caso das populares facetas e lentes de contato dentárias, que ficaram famosas nos últimos anos após muitos artistas aderiram ao tratamento.
Por ser um material com aspecto clean e relativamente fácil de moldar, aliado a sua durabilidade, a porcelana é hoje um dos materiais mais utilizados pelos dentistas. Existem ainda dois tipos principais de porcelana, são elas a metalocerâmica, que possui metal na composição, ou metal free, uma cerâmica pura.
Quais as razões para usar um dente de porcelana?
Existem inúmeras razões pelas quais a porcelana é um dos materiais mais utilizados para a confecção de próteses, restaurações, facetas e lentes de contato dentais. Dentre os principais fatores se destacam a durabilidade e resistência do material, mas também a capacidade de reproduzir os dentes naturais com perfeição. Apesar de existirem alternativas mais acessíveis financeiramente, a porcelana continua sendo a mais procurada pelos pacientes.
Como comentamos anteriormente, é possível usar um dente de porcelana tanto para restaurações parciais de dentes comprometidos, quanto para repor dentes ausentes ou mudar a estética do sorriso. Veja abaixo as principais aplicações desse material:
- para realizar restaurações;
- para alterar a cor dos dentes;
- para corrigir o formato irregular dos dentes;
- para preencher espaços entre os dentes, ou diastemas;
- para dar um aspecto mais alinhado aos dentes.
Quais as alternativas ao dente de porcelana?
O dente de porcelana é de longe um dos preferidos pelos pacientes e dentistas, sendo um dos materiais mais utilizados pelos famosos. Apesar disso, existem outras alternativas, geralmente mais em conta, que podem ser utilizadas no lugar da porcelana e também apresentam ótimos resultados. Dentre essas opções, se destacam duas: a resina e o metal. Abaixo te explicamos exatamente como cada um desses materiais é utilizado no tratamento odontológico.
Resina
A resina é um material com ótimo custo benefício. Geralmente é o material mais acessível dentre as opções e apresenta um bom resultado estético. A resina oferece uma cor que se assemelha muito ao dente natural e se difere da porcelana apenas no quesito transparência e brilho. As maiores desvantagens em relação a um dente de porcelana são a alta porosidade do material, que pode acumular resíduos de alimentos, e a baixa resistência ao amarelamento e ao desgaste.
Metal
O metal é outro material muito resistente e que apresenta alta durabilidade. Porém, vem sendo cada vez menos utilizado pelos pacientes que desejam um sorriso harmonioso. Isso se dá pelo fato do metal ser uma material escuro, que contrasta muito com a cor dos dentes naturais e causa um grande impacto estético. Por essa razão também é que esse material é mais utilizado na coroa dos dentes molares, que ficam lá no fundo da boca.
Como é o procedimento de colocação de um dente de porcelana?
Como já falamos por aqui, o dente de porcelana pode ser usado em restaurações, reposições ou de modo estético, por meio das facetas e lentes de contato dentais. Porém, independente da técnica utilizada, a colocação de um dente de porcelana consiste em alguns passos principais. São eles: o planejamento, escolha da cor da porcelana, preparação e modelagem. Confira abaixo o passo a passo geral do procedimento:
1. O preparo dos dentes
O preparo dos dentes para receber a porcelana é uma parte fundamental do tratamento. Tanto as restaurações, quanto as lentes e facetas necessitam de um desgaste dos dentes para que o encaixe fique perfeito. Vale lembrar que o grau desse desgaste varia em cada técnica, mas sempre é necessário para que a camada de porcelana se ajuste e fique o mais natural possível.
2. A cor da porcelana
A escolha da porcelana também é muito importante. Para casos de reconstrução ou reposição de um ou mais dentes, o ideal é que o dentista se aproxime o máximo possível da cor dos dentes naturais do paciente, levando em conta também aspectos como translucidez, opalescência e fluorescência.
Já para os casos em que o paciente procura as facetas e lentes de contato para recobrir todos os dentes, a escolha da cor não precisa se assemelhar aos dentes permanentes. É muito comum que as pessoas busquem modelos de porcelana mais claros e mais brancos que seus dentes. O papel do dentista é ajudar o paciente na escolha do modelo mais harmônico e natural possível.
3. Modelagem e confecção
A modelagem é uma das etapas mais críticas do processo. Aqui, é comum que os dentistas optem por anestesiar o paciente, para trazer mais conforto durante o procedimento. São usados também os chamados fios de afastamento gengival, para que o material de moldagem se encaixe bem na região superior. Caso contrário pode acarretar imperfeições e possíveis infiltrações quando a porcelana é fixada a arcada.
Após feita a moldagem, esse modelo é transformado em gesso para que depois de seco possa servir como uma forma para a fabricação das porcelanas. A construção do dente de porcelana, por sua vez, imita as camadas de um dente natural, levando em conta a coloração escolhida, transparência, formato e textura.
4. Colocação e adaptação
Após a confecção da porcelana, chegou a hora de aplicar e fazer os ajustes necessários. Para o posicionamento correto do dente, é preciso que o fio dental passe bem justo, mas sem travar. Caso esteja muito apertado, a porcelana precisa ser desgastada, mas ao contrário, caso esteja com muito espaço, deverá voltar ao laboratório para acréscimo de material.
Nesta etapa, também é muito importante verificar que o dente de porcelana esteja completamente encostado no preparo, para evitar infiltrações e cáries no futuro. Por fim, é preciso ter certeza que a porcelana não esteja comprometendo nenhuma função da arcada, como a mastigação e fechamento correto da boca. Com todos esses pontos conferidos, a aplicação já pode ser finalizada.
Quais as vantagens e desvantagens em colocar um dente de porcelana?
Como já mencionamos anteriormente neste artigo, os tratamentos com dentes de porcelana são muito comuns nos consultórios odontológicos. E mesmo com outras alternativas viáveis, como o uso da resina e metal, a porcelana continua sendo um dos materiais preferidos dos dentistas e pacientes por apresentar diversas vantagens. Dentre os principais benefícios do uso do dente de porcelana, podemos citar os seguintes:
- alta durabilidade;
- menor desgaste devido a mastigação;
- menos necessidade de polimento;
- resistência ao amarelamento e manchas;
- melhores resultados estéticos pela semelhança com o dente natural;
- menos desgaste dos dentes para aplicação das lentes/facetas;
- possibilidade de escolha entre a metalocerâmica ou a porcelana pura.
Porém, apesar de tantos pontos positivos, não podemos nos esquecer de mencionar também algumas das desvantagens do dente de porcelana. Assim como todo tratamento estético, existem alguns pontos que precisam de atenção na hora da escolha, são eles:
- custo mais alto em relação a outros materiais;
- exige certo desgaste dentário para aplicação;
- resultado final depende diretamente da habilidade e técnica do profissional responsável.
Ao longo deste texto esclarecemos que o dente de porcelana, nada mais é que uma prótese ortodôntica confeccionada em porcelana. Este é o material mais usado pelos dentistas e se destaca por sua durabilidade, resistência ao amarelamento e grande semelhança com os dentes naturais. Elas podem ser usadas na forma de lentes ou facetas, para corrigir o formato, alinhar e melhorar a coloração dos dentes, ou como uma coroa dentária, para recobrir um dente danificado ou repor um dente faltante.
Agora que você já conhece todos os benefícios desse material, agende uma conversa com os especialistas da Smilink para tirar todas as suas dúvidas e conhecer o nosso tratamento com alinhadores transparentes!