Saúde mental: Como nos cuidar no dia a dia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
saúde mental: como cuidar no dia a dia

Quando falamos em saúde mental os desafios são muitos, principalmente, diante da rotina e, especialmente em 2020, com tantas inseguranças e medos diante a crise da COVID-19, por exemplo.

A saúde mental de qualquer pessoa está claramente relacionada às sensações e emoções de cada um e como se reage a elas. Diante de problemas, frustrações, vitórias, desejos, tristezas, como, no fim do dia, nossa mente está?

Ter saúde mental, afinal de contas, é conseguir, minimamente, ter os sentimentos alinhados, em equilíbrio. Uma tarefa e tanto diante as tantas tarefas do dia a dia, que exigem, cada vez mais, mais e mais de cada um.

Números de 2019, por exemplo, apontam mais de 86% dos brasileiros com algum transtorno mental, entre eles, depressão e ansiedade e isso só nos revela a importância de falar sobre o assunto e cuidar da mente diariamente.

A Importância do Autocuidado

Para nós da Smilink, esse é um item que tem tudo a ver com saúde mental e está em todas as etapas desde a avaliação inicial, sempre pensando no bem-estar e qualidade de vida de todos os pacientes.

O autocuidado é algo que faz bem para todos e está muito relacionado ao autoconhecimento. Ao longo da vida, descobre-se os melhores meios para enfrentar adversidades e ter maior qualidade de vida.

Tudo isso, é claro, sem se esquecer da importância de profissionais da saúde e seu acompanhamento. Psicólogos e psiquiatras, em geral, são os mais indicados para esse apoio de rotina.

Fora isso, algumas dicas são valiosas:

  • Tenha uma rotina bem definida, assim, fica mais fácil visualizar as atividades do dia e dividi-las por áreas – trabalho, exercícios, família, amigos…
  • Alimente-se bem, procure exercícios que mantenham a saúde em dia;
  • Reserve um momento do dia para fazer aquela atividade importante pra você, que te distrai e motiva;
  • Mantenha amigos e familiares por perto, essa é uma base insubstituível na vida de qualquer pessoa;
  • Lembre-se de respirar. Algumas técnicas podem ajudá-lo com isso e aliviar o estresse do dia a dia.

A Saúde Mental é Parte Necessária Para o Ser Humano

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atenta que, quando falamos sobre saúde não podemos nos restringir à saúde física. Para que tudo esteja em pleno funcionamento, não apenas o corpo deve estar bem, mas, a mente também.

A partir de uma saúde mental equilibrada as pessoas conseguem estipular uma rotina de trabalho, com atividades diversas, socialização e relações amorosas, por exemplo. Para que tudo isso aconteça e faça parte de qualquer um, sua mente deve estar minimamente saudável.

Assim, entendemos que só há bem-estar e noções como conforto se essa parte também está em dia e que estar saudável mentalmente não significa apenas não ter doenças relacionadas a essa ordem, mas sentir-se bem emocionalmente, relacionar-se, manter tarefas em dia, produzir, enfim, ter vontade de movimentar-se na vida.

 Qual é a Melhor Forma Para Cuidar da Saúde Mental?

Não existe uma receita de bolo para que a saúde mental esteja bem. O que existem são alguns meios e apoios profissionais que podem ajudar e gerar conforto a cada pessoa.

Como já dito anteriormente, contar com o auxílio de profissionais da área é o item um para manter a saúde mental em constante cuidado, principalmente, com consultas com psicólogos e psiquiatras. Em geral, isso acontece uma vez por semana, mas alguns casos podem requerer uma frequência maior.

O estresse diário causado pelos diferentes campos da vida é inevitável, de forma que o importante é ter uma rede de apoio capaz de escutar e dialogar sobre as questões necessárias.

Atualmente, a sociedade encara em números cada vez maiores a ansiedade, a depressão e a Síndrome de Burnout, ou seja, o esgotamento total frente à vida profissional.

Momentos de lazer, descontração e autocuidado podem proporcionar uma melhora a longo prazo, claro, sempre combinada com ajuda profissional.

VEJA TAMBÉM