Bem-estar: como seu sorriso pode melhorar o dia de alguém

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
sorriso. 3 amigos sentados, sorrindo em uma dia de sol

Um sorriso pode significar muitas coisas e pode ser expressado de várias formas. Tem o sorriso de canto, o riso sem graça, a gargalhada que escancara todos os dentes da boca e um pouquinho da personalidade de cada um nesses momentos.

Dizer que, às vezes, tudo o que precisamos no fim do dia é o sorriso de quem gostamos não é só algo fofo: tem tudo a ver com a psicologia, por exemplo. Inegavelmente, ver alguém sorrir nos encanta e contagia e, para muitas pessoas, é a cura para muitas dores e aflições.

Uma pesquisa publicada pelo periódico americano Motivation and Emotion avalia a forma como as pessoas percebem desconhecidos apenas por imagens. Basicamente, um grupo de 93 estudantes deveriam ver fotos de desconhecidos e avaliar suas personalidades a partir disso.

O grupo, formado por oito pessoas de dois grupos distintos – dois homens e duas mulheres japoneses e dois homens e duas mulheres caucasianos -, aparecia em metade dos retratos sorrindo e outra metade, neutros, sem expressões.

Ao fim da avaliação, foram notados, sim, padrões de gênero e raça dos fotografados. A mulher branca foi considerada a mais agradável enquanto a japonesa, a menos agradável – sinal de estereótipo, preconceito. Entretanto, isso é alterado quando as fotos dessas mesmas pessoas sorrindo é avaliada: todos participantes consideram todos os personagens agradáveis.

Vê a diferença? O sorriso, sem que nada tenha que ser dito, abre portas e pode até mudar concepções – nesse caso, ultrapassou julgamentos e excluiu preconceitos.

Sorrir só Traz Benefícios

Se tem algo nessa vida que é de graça e só traz coisas boas, essa coisa, sem dúvidas, é o sorriso.

Pesquisadores americanos foram além e descobriram que ter emoções positivas pode facilitar o campo cognitivo. Como?! Ao expressar tais emoções pela face, por exemplo, a noção de atenção de uma atividade pode aumentar, assim como a capacidade de ter insights criativos e visualizar o todo ao invés de apenas parte de algo.

E não para por aí. O sorriso torna as pessoas mais atraentes, segundo estudos da Universidade de Aberdeen, na Escócia, e isso é muito observado em aplicativos de relacionamentos, por exemplo. No geral, pessoas que olham para a foto e sorriem chamam mais atenção, recebem mais likes e são vistas de forma mais envolvente.

Sorrir também está ligado à inteligência emocional. Aquele que não se ofende facilmente e consegue até soltar um risinho entre um momento difícil e outra se diferencia dos demais. Isso só é obtido a partir de um bom gerenciamento das próprias emoções, tentando encontrar o equilíbrio necessário para lidar com os desafios da melhor maneira.

Quando sorrimos, liberamos endorfina, aquele hormônio mágico do prazer. E se tem endorfina, tem sintomas da depressão e ansiedade sendo combatidos e um clima melhor para se relacionar e desenvolver. A endorfina age até mesmo em nosso sistema imunológico, nos protegendo de infecções e aumentando os anticorpos.

Então, na dúvida, apenas sorria! Até sorrir para desconhecidos traz benefícios à saúde: cientificamente, até sorrir para estranhos gera algum tipo de conexão, empatia e bons sentimentos. É como se o sorriso e os sentimentos bons por trás dele fossem transferidos para quem o vê e, como uma corrente do bem, o atingissem intimamente.

Mas Como Sorrir Mais?

Essa é uma pergunta que tem muitas respostas e ao mesmo tempo nenhuma. Mesmo sabendo o quanto sorrisos fazem bem a nós mesmos e aos outros, há dias que sorrir é quase impossível. E tudo bem!

Sorrir também faz parte da construção humana, de enxergar coisas boas apesar das adversidades, cultivar relações, ser otimista e querer estar feliz também pelo próximo.

Se você puder sorrir hoje, sorria. Se não puder, tente novamente amanhã. Nós garantimos que o resultado vai ser sempre prazeroso.  

VEJA TAMBÉM

sorrisos são abraços de longe

Sorrisos são abraços de longe

Nesse período, abraços e contato físico não são recomendados, mas que tal trocar sorrisos pelas câmeras para sentir mais próximo de quem você ama?