Tratamento ortodôntico: dentista esclarece as principais dúvidas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
tratamento ortodôntico

Ter dentes bonitos e saudáveis e um sorriso incrível com certeza é o sonho de muitas pessoas. Na maioria dos casos, para se conseguir um sorriso harmônico, os dentistas indicam tratamentos ortodônticos, com o uso de aparelho nos dentes.

É natural surgirem dúvidas antes e durante o processo de uso, por isso convidamos nossa dentista Smilink, Dr. Thais Sampaio, para responder a algumas das perguntas mais comuns sobre tratamentos ortodônticos.

O que é Tratamento Ortodôntico

Um tratamento ortodôntico é um tratamento realizado por um profissional especializado em ortodontia para corrigir os dentes de um paciente. A ortodontia é a especialidade da odontologia responsável por tratar dentes tortos, apinhados, mordida cruzada, dentes separados, dentes muito para frente, entre outros problemas.

Um tratamento ortodôntico geralmente é realizado com aparelhos, e pode ser de três tipo:

  • Tratamento preventivo: usado para prevenir que os dentes se entortem ou que o paciente tenham problemas na mandíbula
  • Tratamento interceptivo: quando o ortodontista descobre o início de um problema ortodôntico e usa o tratamento para corrigi-lo logo no início e evitar que o problema se agrave.
  • Tratamento corretivo: é o tratamento ortodôntico realizado quando o paciente já possui algum problema odontológico que precisa de algum grau de correção, de leve a grave.  

Quando Iniciar Um Tratamento Ortodôntico

Existe uma época certa para iniciar um tratamento ortodôntico? A Dra. Thais Sampaio explica:

“O tratamento ortodôntico pode ser iniciado ainda na infância, por isso é importante a avaliação de um especialista para indicação do início do uso do aparelho”

Dra. Thais Sampaio

Mesmo sendo mais indicado na infância, adultos também podem iniciar um tratamento ortodôntico sem problemas.

No Brasil, é cada vez mais comum que pessoas comecem um tratamento ortodôntico depois dos 30 anos, buscando ter mais qualidade de vida e melhorar a aparência do sorriso. Não há nenhuma contra indicação sobre usar aparelho em qualquer idade, basta apenas conversar com seu dentista sobre o tratamento mais indicado.

Qual Tratamento Ortodôntico é Mais Rápido

Ter um sorriso bonito rápido é o que os pacientes mais desejam. Porém, nem todos os tratamentos ortodônticos são rápidos e alguns são finalizados antes do que outros. Tratamentos de casos clínicos mais graves sempre serão um pouco mais demorados, mas esse período também pode aumentar ou diminuir dependendo do tipo de aparelho.

O aparelho ortodôntico fixo convencional costuma ser um dos mais demorados, e os pacientes usam, em média, o aparelho durante 12 a 36 meses. Já os alinhadores invisíveis, que não são fixos, costumam ser mais ágeis quando utilizados da forma correta, transformando o sorriso do paciente em um período de 4 a 12 meses.

Porém, antes de optar por um tratamento apenas por ser mais rápido, é necessária uma avaliação do dentista para saber se o modelo de aparelho que você deseja será útil para o seu caso clínico.

Por Que o Tratamento Ortodôntico Demora

A demora em ter resultados com tratamento ortodôntico acaba incomodando muitos pacientes. Mas  Dra. Thais Sampaio explica que isso pode ser normal, e muito variável dependo do caso clínico de cada um:

“Dependendo do caso o tratamento ortodôntico pode levar um pouco mais de tempo, pois é necessário fazer forças leves e constantes para os dentes fiquem alinhados e saudáveis”

Dra. Thais Sampaio

Além disso, os cuidados do paciente com cada etapa do tratamento é fundamental para não atrasar o processo. Por isso, é importante seguir todas as orientações do seu dentista e ser cuidadoso com o aparelho, que podem atrasar o tratamento.

Como Acelerar Meu Tratamento Ortodôntico

Acelerar um tratamento ortodôntico é algo bastante relativo, mas seguir todas as orientações do seu dentista, evitar danos ao aparelho e usá-lo pelo tempo diário correto (no caso de alinhadores transparentes), com certeza vai fazer seu tratamento terminar no tempo correto, sem atrasos.

“O tempo depende bastante da gravidade do caso. O tratamento ortodôntico com alinhadores pode ser mais rápido em alguns casos, pois temos um planejamento digital e sabemos exatamente quanto os dentes irão movimentar a cada placa”

 explica a Dra. Thais da Smilink. 

Tratamento Ortodôntico e Doença Periodontal

Muitas pessoas sofrem de doenças periodontais, que é quando há perda óssea por conta do acumulo de placa bacteriana devido aos maus cuidados de higiene nos dentes. A Dra. Thais Sampaio explica que pacientes que sofrem desse problema podem sim usar aparelho, mas o tratamento deve ser feito seguindo uma série de cuidados para que não haja ainda mais desgaste ósseo.

“Para realizar qualquer tipo de tratamento ortodôntico é muito importante que o periodonto esteja saudável, por isso, fazer a limpeza de 6 em 6 meses continua sendo recomendado para manter a saúde dentária”

Dra. Thais Sampaio

Além da limpeza no consultório, é fundamental manter uma rotina de higienização fazendo ou não um tratamento ortodôntico. Escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental todos os dias garantem que o periodonto sofra a perda óssea.

Tratamento Ortodôntico Antes e Depois

Ao iniciar um tratamento ortodôntico, todo mundo sonha em como o sorriso vai ficar ao final, quando o aparelho finalmente for retirado quando o tratamento acabar. Um dos grandes diferenciais do tratamento com alinhadores invisíveis Smilink é a possibilidade de visualizar como o seu sorriso vai ficar antes mesmo de começar o tratamento.

Para produzir as placas alinhadoras transparentes, os dentistas Smilink fazem um escaneamento 3D completo da boca do paciente. Esse escaneamento funciona como milhões de fotos juntas, que são tiradas por um pequeno aparelho similar a uma caneta. O processo é rápido e indolor. Com a ajuda de um software especial, os dentistas montam o molde digital 3D do sorriso, esse molde servira para que os ortodontistas façam então o planejamento do tratamento. O planejamento cria uma simulação de como poderá ficar o sorriso do paciente ao final do tratamento, pois prevê cada uma das movimentações, esse beneficio garante bastante segurança ao paciente que já inicia o tratamento sabendo como seu sorriso ficará e quanto tempo levará para chegar ao resulta final.

Tratamento Ortodôntico Preço

Cada tratamento ortodôntico tem um preço diferente, dependendo do dentista e do tipo de aparelho utilizado. O tratamento com o aparelho fixo de metal costuma ser um dos mais escolhidos por conta de seu preço mais baixo em relação a outros no mercado. Outros tratamentos, como o aparelho fixo de safira ou de porcelana, costumam ter um custo maior.

O tratamento ortodôntico com aparelho fixo exige consultas mensais de manutenção, que são cobradas à parte, e as peças possuem alto risco de serem danificadas ou quebras durante a alimentação ou a higienização. Nesses casos, as novas peças para reposição também são cobradas. Esses custos somados tornam aparelhos fixos um tratamento de custo imprevisível.

Já os alinhadores invisíveis, que são placas móveis que corrigem os dentes sem o uso de peças físicas, podem a princípio parecer mais caros do que os aparelhos fixos, mas não exigem que o paciente vá ao consultório com frequência e também não possuem o risco fácil de quebra como um fixo. Esses diferenciais fazem com que um tratamento com alinhador invisível tenha um melhor custo beneficio, pois o valor total do tratamento o paciente já sabe antes mesmo de inicia-lo.

Aqui na Smilink, os tratamento com alinhadores invisíveis custam, em média, 30% menos que outras marcas do mercado de alinhadores. Cuidamos de toda a jornada do paciente até o resultado final do tratamento, desde a confecção dos alinhadores até as consultas de acompanhamento com dentistas Smilink ou parceiros, entregamos qualidade de tratamento com preços acessíveis.

Se você ainda não se decidiu sobre o seu tratamento ortodôntico, agende uma conversa online e gratuita com um de nossos dentistas especialistas na tecnologia 3D de alinhadores invisíveis. Nesta conversa, nosso dentista irá avaliar se o alinhador invisível da Smilink é a melhor indicação para o seu caso e também esclarecerá todas as suas dúvidas. Esperamos por você, e seu melhor sorriso também!

VEJA TAMBÉM

dor de dente e no maxilar causada por dentes tortos

Dor de dente: saiba o que pode ser

Sentir dor é sempre um sinal de que algo não está certo no organismo e quem nunca sentiu aquela dor de dente que tirou a paz e que o impossibilitou de realizar as atividades diárias?!