Trocar a placa do alinhador: 7 dicas para facilitar nessa hora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
trocar a placa do alinhador

Quem está no início do tratamento com os alinhadores invisíveis pode notar que usar as novas placas pode causar um pouco de desconforto nos primeiros dias. Isso acontece porque nesse período os dentes estão se ajustando à nova placa, se movendo em direção à posição alinhada.

Confira algumas dicas para tornar a troca da placa de alinhador mais fácil e fazer com que esse momento seja menos incômodo.

Trocar a Placa do Alinhador Antes de Dormir

Se você estiver mudando de uma placa para a outra, coloque a placa nova pela primeira vez antes de dormir. Dessa forma, as primeiras horas de uso serão enquanto você estiver dormindo, sem que você perceba a sensação de pressão da placa nos dentes.

”Realizar a troca dos alinhadores no período noturno é indicado, pois assim você passará um maior período sem removê-los e se sentirá ainda mais confortável com eles quando acordar”

explica o dr. Gustavo Mazzaro, dentista da Smilink

Use o Alinhador Durante o Tempo Recomendado

A dra. Stefanye Ribeiro, dentista da Smilink, dá a dica de sempre utilizar os alinhadores durante o número de horas indicadas por dia:

 “Sempre utilize o tempo recomendado de 22 horas por dias pois dessa forma o seu novo alinhador irá adaptar corretamente”.

Troque as Placas Sempre na Data Indicada

Outra dica da dra. Stefanye Ribeiro é ficar atento à data de troca de uma placa para outra, conforme as recomendações:

“No seu alinhador, na região dos últimos dentes, sempre terá as suas iniciais e o numero da fase do tratamento, pra te auxiliar na troca’’

explica a dentista.

Use o Mordedor Incluso no Kit Ortodôntico

O dr. Gustavo Mazzaro também indica usar os mordedores para ajudar na adaptação inicial:

“Use o mordedor que vem junto no kit ortodôntico para se certificar de que o alinhador está totalmente encaixado” .

Os mordedores são fornecidos junto com as placas para ajudar garantir o encaixe perfeito do alinhador no início do uso, dando mais eficiência ao tratamento.

Evite Alimentos Duros no Primeiro Dia

O alinhador invisível deve ser tirado na hora das refeições. Porém, por conta da grande movimentação da arcada dentária nos primeiros dias de uso de uma nova placa de alinhador, mastigar alimentos duros pode causar algum leve desconforto. Por isso, dê preferência por alimentos macios .

Opte por Água Gelada

A água é a bebida mais indicada para quem usa alinhadores invisíveis, pois não mancha os dentes e nem alinhador (a água também é a única bebida que pode ser consumida durante o uso do alinhador — para qualquer outra bebida é necessário remover a placa antes de beber).

Por isso, a água gelada também pode ajudar a aliviar desconfortos, já que o frio ajuda a contrair os vasos sanguíneos envolta dos dentes. Compressas geladas também dão a mesma sensação, e podem ser usadas do lado externo da boca para diminuir a sensação de dor. 

Guarde Sempre Seus Alinhadores Antigos

A última dica do dr. Gustavo Mazzaro tem a ver com um cuidado geral para os alinhadores:

 “Ao trocar as placas, guarde todas as antigas que você já não usa. Isso pode ser útil em uma emergência, caso você perca alguma placa ou alguma delas quebre por acidente”.

Dessa forma, você pode usar a placa antiga como forma de conter a posição dos dentes — caso em algum momento do tratamento você perca um alinhador.

VEJA TAMBÉM