O que pode manchar meu aparelho dental transparente?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
aparelho dental transparente smilink

Conquistar o sorriso perfeito pode envolver muitas coisas. No caso de dentes desalinhados, tortos ou encavalados, o processo inclui uso de aparelho dental e contenção. Também é preciso dedicação, persistência, foco e muita disciplina para manter a saúde dos dentes a partir de boas escovações inclusive durante o tratamento, afinal, dentes bonitos também precisam ser saudáveis e fortes.

Se a sua escolha foi o aparelho dental transparente… bom, antes de mais nada, parabéns. Você optou por um método moderno, prático e muito confortável, mas isso não exclui a necessidade de cuidado com seu novo amigo.

Muito pelo contrário. o aparelho dental transparente é resistente, mas requer uma certa atenção, afinal, ele pode ser facilmente manchado e ter seu efeito quase imperceptível comprometido.

Em geral, a recomendação é retirar as placas invisíveis para comer, beber e escovar os dentes, utilizando-as, em média, 22 horas por dia. Você pode beber água quando está com seu aparelho. Essa é uma bebida segura para seu tratamento e ao mesmo tempo te mantém hidratado, ou seja, cuidado com a saúde duplicado.

“Ah, mas, então, um chá sem açúcar com o aparelho está liberado?” A resposta é não. A temperatura elevada pode entrar em conflito com a composição termoplástica e causar danos ao seu alinhador.

Café, açaí, vinho, sucos de cores fortes ou escuras… nada disso. A dica é sempre a mesma: para evitar qualquer problema, sempre remova as placas para se alimentar ou ingerir bebidas.

Outra coisa não indicada é fumar com os alinhadores. O recomendado é o mesmo: remover as placas, fumar, escovar bem os dentes, higienizá-las e, então, retomar o uso.

Como cuidar do aparelho dental transparente no dia a dia?

Mesmo com trocas de placas a cada duas semanas, sua higienização deve seguir responsável, afinal, é um bom foco para bactérias. O ideal é escovar bem os dentes, com direito a fio dental, e também limpar o aparelho todas as vezes. A maneira correta para a prática é utilizar uma escova de cerdas macias e creme dental sem abrasivos – aqueles que não são indicados para clareamento de dentes. (Psiu, o kit ortodôntico da Smilink também contém a escova perfeita para o cuidado correto com as placas).

aparelho ortodôntico invisível: como higienizar

Todo esse ritual de limpeza faz a diferença em algo tão importante quanto a estética dos dentes: a saúde bucal. A proliferação daquela sujeirinha do dia a dia do aparelho pode causar a chamada placa bacteriana, caracterizada pela formação de bactérias e… restos de comida. Essa película é uma das principais responsáveis pela aparição de cáries e gengivite e, em casos mais extremos, forma o tártaro.

Ou seja… gastar bons 10 minutos a cada escovação dos dentes e placas dentais pode te livrar de complicações dentais. E isso é tudo o que você não deseja durante um tratamento, né?!

Uma rotina sem grandes mudanças com alinhador transparente

A parte boa começa com o fato das placas alinhadoras serem removíveis. Caso você queira retirá-lo para aquele jantar de negócios ou festa íntima, fique à vontade. Algumas pessoas revelam sentir uma pequena pressão ou incômodo para remover suas placas nos primeiros dias de tratamento ou a cada troca de alinhadores, mas isso dura, em média, de um a dois, e logo tudo volta ao normal.

Além disso, seu caráter transparente garante muito mais liberdade para sorrir, conversar e ser você mesmo, afinal, poucas – e observadoras – serão as pessoas que irão notar seu novo acessório dental.

Então, atente-se às dicas de ouro, mantenha uma boa higienização e deixe alimentos e bebidas longe das suas placas alinhadoras para não manchá-las. Em pouco tempo, seus dentes estarão alinhados como você sempre quis!

VEJA TAMBÉM

alinhamento dos dentes. reflexo no espelho de uma mulher sorrindo

Saiba quais hábitos influenciam o alinhamento dos dentes

Além da parte estética, o alinhamento dos dentes proporciona ganhos à saúde também. Pacientes com sorriso desalinhado podem ter dores de cabeça, problemas de sono, mastigação e até refluxo. Ou seja, alinhar um tratamento nesse caso é não apenas ter dentes bonitos, mas uma qualidade de vida melhorada. Confira na matéria!