Tenho interesse
ortodontista

Qual diferença de ortodontista e dentista?

 

Você sabe qual a diferença de um ortodontista e um dentista? E qual devemos procurar para cada necessidade? Quando pensamos em tratamento ortodôntico, muitas dúvidas aparecem, por isso vamos esclarecer as principais sobre esses dois profissionais.

Para entendermos melhor, vamos começar explicando o que é a ortodontia.

O que é a ortodontia?

A Ortodontia é uma especialidade da odontologia que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares mal posicionados. Principalmente dentes tortos ou que não se encaixam corretamente, e dessa forma, ajuda a prevenir problemas futuros, que podem surgir, devido a esta má oclusão(mordida) dos dentes

O que faz um ortodontista?

O ortodontista é o profissional dentista que fez um curso de especialização, além dos anos do curso regular em odontologia, se tornando apto a realizar tratamentos ortodônticos. 

Ele é responsável pelo planejamento ortodôntico, ou seja, as movimentações que serão realizadas em cada dente, decidir qual o melhor tratamento e acompanhar o paciente durante toda a trajetória até o resultado planejado. O tratamento ortodôntico além de corrigir a posição dos dentes, através do uso de aparelho dentário ou cirurgia, também proporciona a função correta da mastigação e da fala

Alguns problemas que um ortodontista pode tratar são os seguintes:

  • sobremordida;
  • mordida cruzada;
  • mordida aberta;
  • diastema;
  • apinhamento.  

O que faz um dentista?

O dentista (chamado dentista clinico geral) é o profissional capacitado na área de odontologia que realiza todos os procedimentos gerais, portanto não atua em uma área específica. Entre as suas competências estão prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças dos dentes e gengivas. O dentista clínico geral presta atendimentos relacionados a manutenção da higiene e saúde bucal

Qual a diferença entre dentista clinico geral e ortodontista?

A principal diferença entre os dois profissionais é que o dentista clinico geral atende diversas áreas da odontologia de maneira generalista. Enquanto o ortodontista possui uma especialização focada na ortodontia, área que atua na correção dos dentes e ossos maxilares. 

Portanto, se você quer corrigir e alinhar os dentes o profissional que você deve procurar é um ortodontista, ele irá te auxiliar e acompanhar toda sua trajetória até um sorriso alinhado e harmônico.

Aparelho transparente

Como dissemos anteriormente, o profissional ortodontista é responsável pela correção dos dentes e ossos maxilares. Aqui na Smilink, somos especialistas na tecnologia do tratamento ortodôntico com aparelho invisível, trabalhamos com dentistas e ortodontistas e oferecemos uma pré-avaliação sem custos para quem deseja corrigir dentes tortos com a nossa tecnologia.

Conheça mais sobre o nosso tratamento:

Quer conhecer mais sobre o nosso tratamento? Agende sua pré-avaliação online com um dos nossos dentistas!

Texto revisado pela Dentista Dra. Camila Leite Quaglio CROSP nº 60.245

Bianca Santana

Redatora da Smilink. Formada em Letras português e espanhol na USP. Acredita que as palavras têm poder de transformar o mundo e trazer o melhor sorriso das pessoas ao seu redor.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!