Tenho interesse
Felicidade e produtividade no trabalho

Felicidade e produtividade no trabalho e na vida pessoal: sim, elas caminham juntas!

Você é do tipo que associa momentos de felicidade somente aos finais de semana, férias e feriados? Talvez seja hora de repensar essa ideia para aumentar sua produtividade no trabalho. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido em 2018, comprovou que funcionários mais felizes têm um aumento médio de 12% em sua produtividade. O bem estar e os bons resultados profissionais caminham juntos, e devem ser aliados na construção de uma carreira de sucesso.

Muitos fatores podem impactar nos sentimentos em relação ao ambiente profissional, entre eles as relações com a equipe, remuneração e benefícios, além dos valores e a cultura da empresa. No entanto, mesmo que esses pontos sejam positivos, se sentir feliz no trabalho também envolve outras condições pessoais de cada funcionário.

O Que Impacta na Felicidade ao Trabalhar?

A felicidade no trabalho está diretamente ligada ao sentimento de realização pessoal. O primeiro passo para tornar o ato de trabalhar um momento agradável é se certificar de que a sua área de atuação é realmente a sua vocação. Trabalhar em uma área pela qual não há interesse algum pode gerar desmotivação, desanimo e diminuir níveis de produtividade.

Ao sentir satisfação por estar na área escolhida, é muito mais fácil encontrar prazer em manter uma rotina de trabalho. Além disso, as condições de trabalho proporcionadas pela empresa têm um grande impacto no prazer em trabalhar. Ambientes onde as relações humanas são de pouca empatia ou até mesmo abusivas eliminam qualquer possibilidade de prazer ao trabalhar, e podem levar à problemas de saúde emocional como a síndrome de Burnout ou até mesmo a depressão.

As relações interpessoais no trabalho estão diretamente ligadas aos valores e à cultura de cada empresa. Algumas empresas possuem valores mais tradicionais, enquanto outras são mais abertas a novos conceitos. O importante aqui é encontrar uma empresa que preze, sobretudo, pelo respeito nas relações de trabalho e cujos valores se encaixem com os seus valores pessoais.

Como se Sentir Mais Motivado e Produtivo no Trabalho?

Se sentir mais feliz e engajado no trabalho não é tão difícil quanto parece e traz resultados muito positivos profissionalmente. Uma pesquisa recente conduzida pela Harvard Business Review, encomendada pela empresa Freshwokrs reforçou a importância do bem estar e da felicidade para manter bons níveis de produtividade no trabalho.

A pesquisa mostra que 92% dos entrevistados afirmaram que o engajamento dos funcionários é fundamental para o sucesso de sua organização. A pesquisa ainda mostra que o alto engajamento profissional faz com que os produtos e serviços da empresa tenham mais qualidade e que o atendimento aos clientes seja mais eficiente.

Mas Como se Sentir Mais Feliz Durante o Trabalho? Essas Atitudes Simples Podem Ajudar:

  • Busque novos desafios: a comodidade pode levar à desmotivação e à sensação de estagnação no trabalho. Converse com seus superiores e avalie se é possível contribuir para novos projetos ou ser envolvido em tarefas diferentes e mais desafiadoras. 
  • Procure manter uma rotina de autocuidado fora do ambiente de trabalho: meditar, praticar exercícios físicos e uma alimentação saudável constante trazem muito mais energia e disposição para trabalhar.

  • Pratique o diálogo: muitos problemas que parecem grandes podem ser resolvidos de forma simples com uma conversa aberta entre os envolvidos no ambiente de trabalho. Ouça seus colegas e busque melhorar a comunicação nas suas relações. 
  • Sorria mais: O bom humor é fundamental para manter a leveza e a harmonia no ambiente de trabalho. Um sorriso amigável e boas risadas podem tornar o trabalho mais agradável e produtivo.

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!