Alinhar os dentes: por que o aparelho invisível é mais rápido que o aparelho convencional?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
placa de aparelho invisível

O aparelho invisível é a combinação perfeita entre o útil e o agradável para alinhar os dentes: sem complicações, sem desconforto e quase imperceptível, ele virou febre com a sua tecnologia de ponta e praticidade. Melhor ainda quando se fala em prazos: para casos simples, o tempo médio de uso do alinhador transparente é de quatro meses; para casos mais complexos, a duração é de, em média, 12 meses.

Mas qual é o segredo por trás de prazos tão inferiores quando comparados ao uso do aparelho tradicional para alinhar os dentes? Confira abaixo alguns fatores que colaboram para isso:

  • O tratamento é iniciado com avaliação completa de diagnóstico via escaneamento digital 3D e raio X, inovações mais precisas do que o tradicional molde em massa; 
  • Os alinhadores transparentes são projetados a partir da precisão da tecnologia 3D e compostos por material moderno ideal para as movimentações necessárias dos dentes;
  • As trocas de placas alinhadoras são realizadas a cada duas semanas, em ciclos do tratamento que ficam por conta do paciente, em casa. Isso reduz a frequência constante de idas ao consultório e estimula o alinhamento dos dentes.

Como Acontece o Alinhamento de Dentes Com o Aparelho Invisível?

Durante o escaneamento 3D e a partir de softwares específicos, a arcada dentária é reproduzida digitalmente. O ortodontista, então, é o profissional responsável por analisar essas imagens e desenvolver o melhor planejamento para cada caso, pensando em todas as etapas de trocas de placa, feitas exatamente na dimensão do paciente.

À medida que a troca de cada placa dos alinhadores transparentes ocorre, uma nova pressão é aplicada aos dentes para movimentá-los e levá-los à posição correta. Mais uma vez, esse é o resultado de todo estudo e tecnologias presentes no aparelho invisível e que fazem toda diferença na hora de alinhar os dentes.

Dentes Bonitos Vão Além da Questão Estética

Claro que dentes harmônicos e retinhos são considerados muito importantes por quem deseja o sorriso perfeito, mas o visual fica em segundo plano quando pensamos no quanto dentes fortes e saudáveis colaboram para muitas áreas do organismo humano.

Ao tomar a decisão de iniciar um tratamento ortodôntico e consertar imperfeições como a chamada má oclusão dentária – alinhamento anormal de dentes, onde a parte superior se sobrepõe à inferior -, o resultado será não apenas o alinhamento dos dentes, mas também o fim de um desequilíbrio que pode afetar a arcada dentária, gengivas, ligamentos, articulações e, em casos mais extremos, os ossos da face.

Vendo de fora, o problema pode ser pequeno, mas prolongar uma consulta ortodôntica pode interferir até mesmo em funções fisiológicas, como se alimentar e falar. O aparelho invisível, por sua vez, age na correção desse defeito, proporcionando uma boa oclusão dentária e a movimentação adequada para abertura, fechamento e encaixe dental.

Outro problema que pode estar relacionado à má oclusão e que, rapidamente, pode ser solucionado pelo uso do aparelho invisível é o Diastema, popularmente conhecido como “dentes separados”. Geralmente, o distanciamento ocorre nos dentes superiores e pode causar distúrbios fonéticos, como a produção de sons involuntários e indesejáveis.

Há casos de diastema corrigidos em apenas 3 meses com o uso das placas alinhadoras invisíveis, como podemos ver abaixo.

antes e depois de tratamento com aparelho invisível

O tempo e o tratamento indicados para cada caso varia de paciente para paciente. Para chegar ao planejamento, o ortodontista avalia exames, estrutura e saúde bucal e, só depois de um escaneamento e imagens 3D de cada pedacinho da boca, pode-se falar em prazo.

Faça o teste para saber se os alinhadores transparentes e personalizados, funcionam para você.

VEJA TAMBÉM