Importância do aparelho de contenção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Aparelho de contenção móvel transparente sendo colocado

Após o alinhamento dos dentes com o aparelho ortodôntico, é necessário usar o aparelho de contenção. Muitas pessoas, após alinhar os dentes, acabam não usando e, por isso, perdem o resultado de anos de tratamento.

Os dentes estão em constante movimentação por fatores externos e internos. Após o tratamento de alinhamento existe uma tendência que os dentes voltem às posições iniciais, pois eles ainda não estão estabilizados nessa nova posição.

Para contornar a alteração da posição deles é imprescindível o uso do aparelho de contenção, ele pode ser móvel ou fixo.

Contenção fixa

Esse modelo tem a vantagem de independer da colaboração do paciente, pois ela fica presa atrás dos dentes. Porém a desvantagem é que dificulta a higienização no local e assim facilita o acúmulo de placa bacteriana e consequentemente o tártaro.

Aparelho de contenção móvel

O aparelho de contenção móvel é mais higiênico, porém depende da disciplina do paciente. Seu uso deve ser um hábito.

Há dois tipos de contenção móvel:

  • Acrílica com fio de aço inoxidável – Esse modelo fica preso no céu da boca ou praticamente em baixo da língua para os dentes de baixo. Por mais que contenções móveis sejam necessárias num período menor do que os aparelhos ortodônticos, o fato de ter um material no céu da boca ou debaixo da língua é um pouco desconfortável e pode alterar a dicção.
  • Contenção de acetato – É a contenção usada ao término do tratamento com alinhadores transparentes, é bem parecida com o próprio alinhador. Impressa em 3D, tem um recorte preciso na margem da gengiva, o que não causa desconforto de uso nem alteração na dicção, além disso é a opção mais higiênica e tem a vantagem de ser usada apenas para dormir.

Caso seus dentes estejam desalinhados, você pode optar por um tratamento de alinhamento com o alinhador transparente, invés de usar o aparelho fixo metálico, além de ser mais discreto o tratamento com alinhador também é mais rápido, o importante é fazer uma avaliação para saber se ele funciona para sua necessidade.

Agora que você já sabe qual a função da contenção e quais as opções, só falta conhecer -de novo- seu melhor sorriso! Agende sua consulta virtual na Smilink para que nossas dentistas entendam melhor o seu caso. Esperamos por você!

VEJA TAMBÉM

sorriso saudável, benefícios do cacau para a saúde

Benefícios do cacau para os dentes

Quão, no mínimo, curioso é associar cacau a dentes saudáveis? Uma das sementes mais utilizadas do Brasil, traz diversos ganhos à saúde. Vem conferir!

alinhamento dos dentes. reflexo no espelho de uma mulher sorrindo

Autocuidado: o que é e como praticá-lo

Ser cuidadoso consigo mesmo tem um impacto direto na autoestima: ao dedicar momentos para dar foco à própria saúde física e mental, é possível aumentar a sensação de bem-estar e de autoconfiança. Veja como