Aparelho ortodôntico: tudo que você precisa saber antes de usar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
aparelho ortodôntico: tudo o que você precisa saber antes de iniciar seu tratamento

Para ter um sorriso alinhado, a maioria das pessoas precisa passar por um tratamento com aparelho ortodôntico em algum momento da vida. Muitos pacientes adiam esse momento até a vida adulta, por questões financeiras ou pelo medo de não se adaptar. Muitas dúvidas são comuns antes de iniciar um tratamento ortodôntico, mas, calma!

Se você quer ter um sorriso mais bonito, procure entender como funciona cada tipo de tratamento disponível no mercado e confira as dicas a seguir para não ser pego de surpresa na hora de começar o seu tratamento ortodôntico.

Por Que Usar Aparelho Ortodôntico?

O uso do aparelho ortodôntico é necessário para diversos casos clínicos. Ele é recomendado por dentistas quando o paciente possui dentes tortos ou desalinhados (o chamado apinhamento dental), ou dentes muito separados uns dos outros. Também é utilizado para corrigir problemas de mordida.

A mordida incorreta, seja pela má formação dos dentes ou pela posição errada da mandíbula, pode causar diversos problemas de saúde, como dores para mastigar, dores de cabeça e desgaste dos dentes. Por conta disso, o uso do aparelho ortodôntico não é somente uma questão de estética, mas sim, de garantir mais saúde e mais qualidade de vida.

Como o Aparelho Ortodôntico Funciona?

Independentemente do tipo de aparelho ortodôntico, seja ele fixo, móvel, de metal ou invisível, todos os aparelhos funcionam de forma semelhante: exercendo uma pressão sobre os dentes e fazendo com que eles se movimentem até o lugar correto.

A diferença é que alguns aparelhos fazem isso de forma mais rápida, outros de forma mais lenta, porém cada modelo de aparelho ortodôntico sua indicação é feita de acordo com o caso clínico de cada paciente.

Alinhadores invisíveis, por exemplo, são uma das formas mais rápidas de alinhar o sorriso, mas seu uso deve ser feito somente após a avaliação do dentista. Em alguns casos de alta complexidade, o profissional vai indicar outras formas de tratamento antes do uso do alinhador invisível.

Por Que Aparelho Ortodôntico Dói Tanto?

O aparelho ortodôntico fixo é conhecido por causar muita dor a quem usa, principalmente nos primeiros dias após a instalação do aparelho, que é quando os dentes estão se acomodando ao tratamento. Essa dor resulta das movimentações dos dentes que são feitas pelo aparelho, e também pelo incômodo gerado pelas peças de metal na boca.

Muitas vezes, essas peças causam cortes na língua e no interior da boca, gerando ainda mais desconforto. Os alinhadores invisíveis são uma opção para quem não quer passar por essa experiência: totalmente transparentes e sem peças de metal, os alinhadores são um tipo de aparelho ortodôntico que exercem uma pressão mais leve e constante sobre os dentes e não machucam o interior da boca do paciente.

Quando o Aparelho Ortodôntico Começa a Fazer Efeito?

O prazo para começar a ver os efeitos do aparelho ortodôntico depende muito de cada tipo de tratamento e também do próprio paciente. Para quem usa aparelhos fixos, é comum que os resultados sejam mais visíveis em torno de 12 meses após o uso, que pode se prolongar para 24 meses ou mais até a conclusão do tratamento.

No caso dos alinhadores invisíveis, o paciente começa a ver os primeiros resultados em poucos meses, sendo o tratamento concluído em um período de 4 a 12 meses. No entanto, a rapidez desse tipo de aparelho ortodôntico depende do uso correto por parte do paciente. Para ter resultados rápidos, é necessário usar as placas do aparelho invisível durante 22 horas por dia, tirando apenas nas horas das refeições.

Agora que você já sabe tudo sobre como é usar aparelho ortodôntico, que tal agendar sua pré-avaliação gratuita com a Smilink? Nosso time de dentistas está pronto para te ajudar a transformar o seu sorriso!

VEJA TAMBÉM

sorriso saudável, benefícios do cacau para a saúde

Benefícios do cacau para os dentes

Quão, no mínimo, curioso é associar cacau a dentes saudáveis? Uma das sementes mais utilizadas do Brasil, traz diversos ganhos à saúde. Vem conferir!