Benefícios do cacau para os dentes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
sorriso saudável, benefícios do cacau para a saúde

Quão, no mínimo, curioso é associar cacau a dentes saudáveis? Uma das sementes mais utilizadas do Brasil, traz diversos ganhos à saúde, muito graças a seu rico valor em flavonoides e antioxidantes, compostos com função anti-inflamatória e também preventivos de doenças.

Sendo assim, o cacau tem ação no humor, aumentando a serotonina e aliviando sintomas de depressão e estresse; por ser rico em ferro, pode prevenir anemias; combate o colesterol alto e até reduz o risco de diabetes. De modo geral, ele melhora a circulação sanguínea e isso afeta diretamente problemas como a demência ou pressão arterial.

E tem mais: especialistas acreditam no poder do cacau também para cabelos e pele. O cacau causa hidratação da pele com seu ótimo teor de gordura e pode até retardar o envelhecimento. Nos cabelos, ele proporciona brilho e maciez e deixa os fios mais fortes e hidratados.

U-A-U-, né?! Choque mesmo é quando a gente descobre que, além de tudo isso, o cacau ainda faz bem para os dentes.

Antes de iniciar a lista de benefícios do cacau para nossa arcada dentária, precisamos relembrá-lo que, quando falamos em cacau, não estamos falando sobre chocolate ao leite ou chocolate branco e sim do chocolate amargo com alta porcentagem de cacau – ao menos 70%.

Nutricionistas recomendam duas colheres de sopa de cacau em pó ou 40g de chocolate amargo ao dia, medida suficiente e, literalmente, deliciosa, para obter benefícios.

Por Que o Cacau Faz Bem aos Dentes?

Agora os chocólatras de plantão têm uma boa desculpa para seu consumo diário de chocolate: seus sorrisos e dentes ficarão ainda melhores com o docinho! Calma, não é qualquer chocolate… Como dito antes, é preciso considerar uma alta porcentagem de cacau e se certificar sobre a mistura com outros ingredientes como o excesso de açúcar.

Mesmo assim, pesquisas ao redor do mundo atestam que o cacau pode e deve ser consumido para a saúde dental. Uma universidade japonesa testou realizou um experimento com ratos e… eis o resultado: quando tomaram água com extrato de cacau, os roedores tiveram 40% menos cárie do que os que a consumiram pura.

Outra coisa interessante é que o grão do cacau também possui compostos anticáries, que colaboram até com o extermínio de tártaros.

Uma dica dos dentistas é que o cacau seja consumido logo após as refeições e não durante seus intervalos, como uma tática para a escovação imediata. Então, se puder, escolha por chocolates com mais cacau e menos açúcar e sem recheio, assim, as chances de que grudem nos dentes e dificultem a escovação são menores.

Todas essas informações e curiosidades, entretanto, não reduzem a importância do cuidado diário com os dentes e uma rotina de visitas ao dentista ao menos uma vez a cada seis meses.

A escovação, independente da porcentagem de cacau do chocolate ingerido, é imprescindível e não pode ser deixada de lado – mesmo nos casos de maior concentração em cacau, ainda há a presença do açúcar, o grande vilão dos dentes e melhor amigo das cáries.

e ai, gostou? Pode aproveitar esse inverno pra tomar chocolate quente sem culpa nenhuma!

VEJA TAMBÉM

alinhamento dos dentes. reflexo no espelho de uma mulher sorrindo

Autocuidado: o que é e como praticá-lo

Ser cuidadoso consigo mesmo tem um impacto direto na autoestima: ao dedicar momentos para dar foco à própria saúde física e mental, é possível aumentar a sensação de bem-estar e de autoconfiança. Veja como