Dentista esclarece 8 dúvidas sobre escovar os dentes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Escovar os dentes

Quando passar fio dental, como escovar, quantas vezes por dia?! Se você faz parte das pessoas que em um momento ou outro também se confundem sobre a higiene bucal e a escovação dos dentes, relaxa! 

Nós vamos te ajudar a resolver qualquer pendência sobre o assunto e você vai ver como esse momento se tornará ainda mais prazeroso e tranquilo. Afinal, escovar os dentes não é uma opção e sim uma necessidade (e tanto!) para todos.

Como Escovar os Dentes Com Aparelho Dental?  

Pensar em escovar os dentes com os tradicionais aparelhos fixos, inicialmente, pode ser um desafio. Como contornar os fios de metal e realizar uma boa escovação sem que nenhum pedacinho passe despercebido?

Bom, antes de mais nada, é preciso ter paciência ao escovar os dentes – com ou sem aparelho. Com certeza, essa não será uma prática rápida, já que os cuidados são muitos e é preciso estar atento a dentes, gengivas e língua

Segundo a Dra. Patrícia Rezende, responsável técnica da Smilink na cidade de Curitiba, o princípio básico é o mesmo do indicado para pessoas que não usam o aparelho, ou seja, a escovação deve ocorrer em 45º e sempre no sentido da gengiva para fora. Dessa forma, a gengiva será limpa e as bactérias, eliminadas.

 “Esse movimento garante a limpeza adequada da gengiva e retira a placa bacteriana. A grande preocupação deve continuar sendo a remoção do biofilme (película que se forma sobre os dentes após as refeições) e na aplicação tópica de flúor (presente no creme dental e bochechos)”.

Dra. Patrícia Resende

Escovar os Dentes Antes ou Após o Café da Manhã?

A escovação ao acordar, antes mesmo do café da manhã, é realmente essencial. Segundo a Dra. Patrícia, durante a noite há menor produção de saliva, ou seja, maior proliferação de bactérias.

 “À noite, temos uma tendência natural de produzir menos saliva, a responsável por promover a limpeza natural dos nossos dentes”.

Além disso, se não escovamos os dentes logo após acordar, é possível que essas bactérias sejam engolidas, podendo até causar complicações gástricas. Não parece uma boa ideia, né?

Por isso, a recomendação geral é: acordou? Escove os dentes! Tomou café da manhã? Aguarde meia hora, no mínimo, e escove os dentes – isso inclui o cuidado e atenção com fio dental e gengivas.

Como Escovar os Dentes Corretamente?

Talvez você tenha certeza absoluta que escova os dentes de forma correta, mas será?! Visto que, geralmente, nossos pais nos ensinam a escová-los quando crianças, alguns errinhos de percurso podem ocorrer ao longo dos anos.

É por isso que agora você confere um guia rápido e básico para corrigir o que não estiver certo e aprimorar a técnica cotidiana da escovação dental:

  • Mantenha a escova em 45º e faça movimentos circulares, de forma suave;
  • Os movimentos devem vir da gengiva à ponta dos dentes, sempre;
  • Primeiro dentes dos fundos e depois superfícies superiores e inferiores;
  • Escovar a língua também é necessário! Foco nessa região para eliminar bactérias alojadas;

Fazer uma divisão mental da boca por regiões na hora da escovação pode ajudar a distribuir a atenção e dedicar um tempo razoável a cada uma delas.

Como Escolher a Melhor Escova de Dentes?

Em termos gerais, os dentistas concordam em indicar escovas de cerdas macias e cabeças menores, a fim de facilitar a remoção de sujeiras em todas as áreas, além de ótimo alcance inclusive nos dentes do fundo. 

A escolha da melhor escova de dentes também deve levar em conta as preferências de cada um e, lembrando, deve ser trocada a cada três meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas.

Escovar os Dentes Com Bicarbonato Faz Mal?

A dica é: por via das dúvidas, priorize o uso de creme dental, fio dental e escova de dentes. Além disso, um bom enxaguante bucal pode ser bem-vindo. E só. Para a Dra. Patrícia, escovar os dentes com bicarbonato de sódio faz, sim, mal.

 “Como qualquer outro produto que tenha uma abrasividade muito grande, escovar os dentes com bicarbonato pode gerar danos ao esmalte dental, além de não garantir uma limpeza mais eficaz”.

Se puder escolher, a profissional indica o uso de creme dental e enxaguante à base de flúor. 

Escovar os Dentes e Sair Sangue é Normal?

De vez em quando, ao escovar os dentes e, principalmente, passar o fio dental entre eles, podemos notar a presença de sangue, mas isso nem sempre é motivo para grandes preocupações. 

Normalmente, o sangramento gengival está associado a algum processo de inflamação que pode ser solucionado com correta escovação dentária, uso de bochechos e profilaxia no dentista”

Ou seja, o sangue nada mais é do que a sua gengiva pedindo atenção e cuidados. Mas é claro que a visita ao dentista é sempre bem-vinda e deve ser realizada, no mínimo, uma vez ao ano.

Em casos com inflamação mais avançada, o profissional pode indicar o uso de medicamentos ou antissépticos específicos e aí, no dia a dia, a recuperação da saúde gengival ocorre.

Quanto Tempo Após as Refeições Devo Escovar os Dentes?

O intervalo entre a refeição e a escovação, segundo a Dra. Patrícia, é necessário, pois, assim que comemos, o pH da nossa saliva fica muito ácido e escovar neste momento pode causar prejuízo ao esmalte dental. 

A gente sabe que, nem sempre, o dia a dia possibilita intervalos longos para o almoço, logo, uma alternativa para não apressar a escovação é fazer um bochecho à base de flúor antes da escovação. Isso vai ajudar a acelerar a neutralização do pH, preparando os dentes para serem posteriormente higienizados. 

Dentes Tortos Comprometem a Escovação?

Dentes tortos podem, sim, dificultar o momento de higienizar os dentes. Nestes casos, em especial, o uso de fio dental é indispensável para que aconteça a limpeza, evitando o acúmulo de alimentos nas regiões onde as cerdas da escova não conseguem chegar.

Entretanto, dentes tortos não comprometem apenas uma boa escovação, já que uma boa oclusão proporcionada por dentes alinhados garantem mais qualidade de vida. Atualmente, é possível fazer a correção de dentes tortos com um aparelho estético e rápido sem comprometer seu dia a dia.

Quando Utilizar Fio Dental?

Essa pode ser uma atividade dental detestada por muitas pessoas, mas, acredite: ela é tão imprescindível quanto as outras.

Quando escovamos os dentes sem ter realizado uma limpeza com fio dental anteriormente é como se as bactérias acopladas aos dentes, em sua grande maioria, permanecessem lá, nos “cantinhos”.

O ideal é sempre usar fio dental antes de toda escovação, a fim de evitar a placa bacteriana e colaborar para uma limpeza de dentes total.

Adicione essa tarefa no seu momento de escovação e, com certeza, em poucos dias se tornará algo usual e rotineiro. Os dentes agradecem. 🙂 

VEJA TAMBÉM

alinhamento dos dentes. reflexo no espelho de uma mulher sorrindo

Autocuidado: o que é e como praticá-lo

Ser cuidadoso consigo mesmo tem um impacto direto na autoestima: ao dedicar momentos para dar foco à própria saúde física e mental, é possível aumentar a sensação de bem-estar e de autoconfiança. Veja como