Dor no maxilar: o que dentes tortos tem a ver?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
dor de dente e no maxilar causada por dentes tortos

A estética pode ser a primeira preocupação de quem tem dentes tortos, mas ela não deve ser a única. Isso porque o posicionamento incorreto dos dentes está ligado a outros problemas de saúde e desconfortos que vão além da aparência.

A má oclusão dos dentes, que é o nome dado pela ortodontia para dentes desalinhados, pode causar desde problemas na respiração até dor no maxilar. Porém, esse problema pode ser solucionado de forma simples com a correção dos dentes.

Por Que os Dentes Ficam Tortos?

Em muitos casos, os dentes permanecem nascem tortos pela falta de espaço na mandíbula, causando o que é conhecido como “apinhamento dentário”. Esse é o nome dado à inclinação dos dentes para se acomodarem no pouco espaço disponível. Os dentes também podem se entortar por outros fatores como:

  • Herança genética;
  • Hábitos na infância (como chupar o dedo ou usar chupeta);
  • Perda óssea;
  • Respiração incorreta (respirar pela boca);
  • Nascimento dos dentes do siso;

Outros fatores menos comuns para o desalinhamento, porém também possíveis, são o bruxismo e hábitos ruins ligados ao estresse, como roer unhas ou pressionar  a língua contra os dentes.

Ao longo dos anos, mesmo pessoas que usaram aparelhos fixos durante a infância e adolescência podem voltar a ter os dentes tortos, por conta dos fatores acima ou pelo uso incorreto dos aparelhos de contenção após o final do tratamento.

Além dos prejuízos estéticos que deixam o paciente insatisfeito, isso pode gerar problemas de saúde na vida adulta, que causam dores e diminuem o conforto e a qualidade de vida.

Os Problemas Causados Pela Má Oclusão

A má oclusão dental pode causar muitos problemas no decorrer da vida do paciente, desde a infância até a terceira idade. Entre esses problemas estão a mastigação incorreta (que força a gengiva e os músculos além do necessário e podem causar dores ou inflamações), problemas na respiração, além de prejuízos causados pela má higiene.

A gengivite ou as cáries podem aparecer por causa acúmulo de tártaro entre os dentes tortos, que são mais difíceis de limpar por conta da posição desalinhada.

Outra situação bastante comum para quem tem dentes desalinhados é a dor no maxilar. Dentes tortos impactam também na posição da mordida do paciente que, por sua vez, gera problemas causados pela disfunção temporomandibular, conhecidas como ATM.

Apesar do nome complicado, esse problema atinge muitas pessoas e nada mais é do que as dores sentidas ao mastigar, morder ou movimentar a boca. Essas dores acontecem por causa mordida incorreta, que força a mandíbula do paciente a se movimentar de forma desconfortável. Com o tempo, as dores no maxilar podem evoluir para dores de cabeça ou até mesmo dores de ouvido.

Como Alinhar os Dentes e Ter Mais Qualidade de Vida

Acabar com as dores causadas pela posição incorreta dos dentes pode ser simples, prático e feito em pouco tempo. Com os alinhadores invisíveis Smilink, os pacientes alinham o sorriso em até 12 meses, com muito conforto, já que os alinhadores são removíveis e não usam peças de metal como nos aparelhos fixos comuns.

Diferente também dos aparelhos convencionais, o alinhadores invisíveis têm uso praticamente indolor, trazendo muito mais comodidade ao paciente e eliminando as dores na mandíbula e as consequências causadas por ela.

Além disso, todo o tratamento é discreto, já que os alinhadores são transparentes, e dão a impressão de que você não está usando nenhum tipo de aparelho. Agende sua avaliação virtual com a Smilink, elimine as dores e ganhe mais qualidade de vida.

VEJA TAMBÉM

Sorriso. Mulher sorrindo na natureza

6 Motivos para você sorrir mais

Não é atoa que ao sorrir nos sentimos mais leves, pois, estudos científicos comprovam seus benefícios à nossa saúde.Sorrir combate o estresse, ajuda no bom funcionamento do sistema respiratório, cardiovascular e imunológico, entre outros benefícios, o que não faltam são motivos para você sorrir mais! Confira.