Tenho interesse
clínica odontológica

O que é uma clínica odontológica e qual a sua importância

Manter os cuidados com a saúde bucal é essencial para ter um sorriso harmônico. Por isso, além de manter a higiene bucal em dia, você deve consultar um dentista de confiança com regularidade. Porém, você sabe qual a importância de escolher corretamente uma clínica odontológica? 

Neste texto apresentaremos quais as funções de uma clínica desse tipo. Além disso, diremos quais os motivos de ir até esse local e, por fim, 7 dicas para escolher a ideal para você. 

O que é uma clínica odontológica?

Uma clínica odontológica é o local ideal para o atendimento de todas as necessidades de tratamento dentário do paciente. Alguns das pessoas que compõem o quadro de profissionais de saúde das clínicas são os dentistas, os auxiliares e técnicos que participam não apenas do atendimento, mas também de tratamentos e procedimentos como:

  • Retirada dos sisos – os dentes do siso costumam nascer entre o final da adolescência e início da vida adulta. Saiba mais sobre o procedimento de retirada desses dentes no texto “Dentes do siso: por que eles nascem?”. 
  • Limpeza – mesmo cuidando da higiene bucal corretamente, o ideal é realizar uma limpeza em consultório de 6 em 6 meses. Assim, você evita o surgimento de placas bacterianas, cáries e outras doenças bucais. 
  • Raspagem de tártaro – o tártaro é o acúmulo de uma crosta sólida próxima aos dentes que causa sangramento gengival, mau hálito e dores de dente. Por isso, é essencial realizar o procedimento de raspagem de tártaro quando necessário. 
  • Restauração dentária – a obturação preenche os espaços causados por cáries, desgaste natural ou fraturas. 
  • Tratamento de canal – quando a polpa dentária infecciona devido a cáries em estágio avançado há a necessidade de extração e limpeza para preenchimento e colocação de coroa (estrutura que reveste o dente natural danificado). 

Diferenças entre um consultório e uma clínica

Um consultório serve principalmente para consultas e diagnósticos mais simples dos sintomas do paciente. Nesse local, o foco principal é o atendimento ao paciente. Já a clínica odontológica tem melhor infraestrutura e é o espaço ideal para a realização de exames e cirurgias, por isso a atenção maior aqui é na realização desses procedimentos.

Por que você deve ir a uma clínica odontológica?

Como já mostramos anteriormente, ao ir em uma clínica odontológica você poderá cuidar da sua saúde bucal adequadamente. Isso porque, além de manter a correta higiene bucal, o ideal é visitar um dentista regularmente para que ele possa analisar o seu sorriso e assim auxiliar nas seguintes questões: 

  • Prevenir problemas bucais – a visita constante em clínicas odontológicas ajuda a prevenir a proliferação de placa bacteriana e, assim, evita o surgimento de cáries e doenças periodontais. Além disso, durante as consultas o profissional de saúde indica como higienizar corretamente os dentes e, dessa maneira, ajuda a garantir a prevenção da saúde bucal também na rotina. 
  • Sorriso mais harmônico – os dentistas não apenas indicam qual o melhor aparelho ortodôntico para tornar o sorriso do paciente mais harmônico, mas também ajudam o paciente a manter os resultados obtidos durante o tratamento. Por isso, o acompanhamento do início ao fim desse procedimento é primordial.
  • Identificar problemas do início – ao identificar um problema bucal no começo o dentista consegue realizar um tratamento muito mais efetivo e rápido para a sua solução, causando assim menos incômodo, dor e desconforto durante o tratamento. 
  • Cuidado da saúde geral – as doenças bucais podem também prejudicar sua saúde geral, como por exemplo, ter dificuldade ao mastigar pode provocar dores de ouvido e problemas gastrointestinais.

 

Além de visitar constantemente uma clínica odontológica, é ideal também que você mantenha alguns cuidados com sua saúde bucal em sua rotina. 

Como exemplo, não deixe de escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, usando sempre uma escova de cerdas macias, creme dental e enxaguante bucal adequados. Dessa maneira, você dificulta a proliferação de bactérias nocivas em sua boca e evita o surgimento de cáries e doenças periodontais. Lembrando que, o responsável por identificar e te ajudar a prevenir doenças bucais é o dentista, por isso não deixe de comparecer às consultas regulares.

Quais são as especialidades de uma clínica odontológica?

Em uma clínica odontológica, existem diversas especialidades que atendem as mais diversas necessidades dos pacientes. Veja a seguir quais são as mais comuns e mais procuradas pelos pacientes: 

  • Ortodontia – especialidade que se preocupa com a parte estrutural e estética da arcada dentária;
  • Periodontia – estudo e prevenção de problemas que afetam os tecidos periodontais; 
  • Odontopediatria – especialidade que cuida da saúde bucal de crianças e adolescentes; 
  • Endodontia – cuida da parte interna do dente (nervo e vasos sanguíneos), a endodontia tem como preocupação evitar a extração de dentes, com tratamentos de canal, por exemplo; 
  • Estética – tratamentos que visam não apenas o cuidado com a saúde bucal, mas também para transformar a estética do sorriso; 
  • Facetas e lentes de contato – o uso de facetas e lentes de contato também está relacionado a questões estéticas, isso porque ambas são próteses colocadas sob a estrutura natural do dente que corrigem pequenos defeitos, a cor e o tamanho dos dentes; 
  • Clareamento – para tornar os dentes mais claros, o procedimento de clareamento dental retira o pigmento amarelado e manchas dos dentes; 
  • Dor orofacial, bruxismo e ATM – essa vertente visa minimizar as dores de origem dentária, como as dores de dente, de cabeça e músculos do pescoço e face; 
  • Prevenção – muitas pessoas somente vão ao dentista quando há dor latente, entretanto o hábito de realizar consultas de rotina é primordial para garantir a identificação e prevenção de problemas de saúde bucal; 
  • Implantes dentários – após a perda de um ou mais dentes, devido a doenças periodontais ou outros eventos, a colocação de implantes dentários pode ser a melhor opção para o sorriso do paciente voltar a ser harmônico
  • Plástica gengival – esse procedimento pode devolver o equilíbrio estético do paciente, isso porque algumas pessoas ao sorrir mostram mais as gengivas que os dentes. 
  •  

Como escolher uma clínica odontológica?

Agora que você já sabe quais são as funções de uma clínica odontológica e o porquê de agendar consultas regulares, veja agora 7 dicas para escolher o melhor local para você:

1. Formação profissional e experiência

Antes de marcar a consulta com o dentista, analise sua experiência profissional e se ele tem especialização nas áreas em que você necessita de atendimento. Uma boa dica para quem deseja analisar essa informação em uma fonte segura é pesquisar no site do CFO (Conselho Federal de Odontologia), ou conversar diretamente com o dentista antes de marcar a consulta para entender se ele tem formação para atender o seu caso. 

2. Tecnologias usadas

Outro ponto extremamente relevante na escolha da clínica odontológica é pesquisar se as tecnologias usadas no local são as melhores para atender a sua jornada de atendimento. Para isso, pergunte se a clínica tem capacidade para que você possa realizar todos os exames de diagnóstico (como Raio X, tomografia computadorizada e outros que são essenciais antes do início de qualquer tratamento). 

Priorize os locais em que a tecnologia está presente ao longo de todo tratamento, assim você garante uma jornada de atendimento mais confortável, com menos erros e mais transparente em relação aos resultados e tempo de tratamento.

3. Indicações

A indicação de uma clínica por uma pessoa que você conhece com certeza trará mais segurança ao escolher o local certo. Por isso, pergunte para amigos e familiares sobre o local que eles costumam realizar os seus tratamentos odontológicos, converse sobre a jornada de atendimento, as tecnologias usadas e se suas necessidades foram bem atendidas. 

4. Estrutura física

O ambiente da clínica odontológica tem sempre que ser agradável, devidamente limpo, confortável e iluminado. Além disso, a estrutura física precisa atender aos requisitos básicos legais de funcionamento (alvará sanitário e responsável técnico). 

5. Conheça a clínica odontológica

Uma outra dica para além de procurar pelo nível de profissionalização e por indicações de clínicas odontológicas é pesquisar na internet o nome do local. Por isso, tente encontrar o site e redes sociais, apesar dessa etapa não substituir as outras, ela pode te ajudar a reconhecer se a clínica tem uma boa estrutura e tecnologia. 

6. Atendimento

Não basta apenas que a clínica cumpra com os requisitos de estrutura física e seja equipada com as melhores tecnologias, todos os profissionais do local devem ser preparados para atender da forma mais agradável possível os seus pacientes.

Por isso, não deixe de considerar questões como gentileza dos funcionários, simpatia, pontualidade, disponibilidade em esclarecer dúvidas, entre outros diferenciais que tornam o atendimento mais agradável e, consequentemente, melhoram a sua jornada de tratamento.

7. Custo-benefício

O custo dos procedimentos realizados é também essencial ao escolher a clínica odontológica, isso porque o preço final do tratamento muitas vezes é mais alto que o esperado pelo paciente. Apesar disso, quando falamos em saúde, nem sempre devemos apenas considerar preço, mas entender também que os cuidados com sua saúde não devem ultrapassar a preocupação financeira. 

Ao longo deste texto dissemos que a clínica odontológica é o local em que todos os procedimentos odontológicos para manutenção e prevenção da saúde bucal devem ser realizados. Além disso, mostramos 7 dicas que devem ser consideradas no momento de escolha da sua clínica. 

Agora que você já conhece mais sobre esse tema, que tal agendar sua pré-avaliação gratuita para conversar com um dos nossos dentistas? 

Ainda com alguma dúvida sobre os 
 alinhadores Smilink?

Ainda com alguma dúvida sobre os alinhadores Smilink?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

O próximo passo é uma avaliação gratuita com um dentista!

Você pode agendar uma videoconferência ou marcar uma consulta presencial.

O que você prefere?

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!

Vá até uma das nossas unidades e faça sua avaliação com um dentista.

Agende sua videoconferência!

Realize a sua avaliação online com um de nossos dentistas.

Agende sua consulta em nossa unidade!